A Palestra “Tecnologia, Inovação e o Protagonismo do Consumidor do Futuro Engenheiro” faz parte do quarto dia da programação da 27ª Semana da Engenharia, dia 09 de dezembro às 20h00. A Palestra será realizada no Centro de eventos do IEP e transmitida via YouTube.
• Data: 09/12/2021 (quinta-feira)
• Horário: 20h00
• Para garantir sua participação, Clique Aqui!
Carlos Eduardo Ribas é Diretor Comercial do Lactec, engenheiro eletricista pela universidade Tuiuti do Paraná com MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX, iniciou sua carreira técnica como estagiário da COPEL DIS em 1999. No ano de 2000, ingressou sua jornada no LACTEC, onde é diretor comercial. Responde atualmente pelas áreas de marketing, comercial e novos negócios do instituto.
• Clique aqui e confira a programação completa da 27ª Semana da Engenharia!
A Palestra “A Utilização da Alta Tecnologia e Blockchain no Agronegócio”, faz parte da programação da 27ª Semana da Engenharia, no dia 09 de dezembro às 18h30. A Palestra terá transmissão no telão do Centro de Eventos do IEP e pelo YouTube.
• Data: 09/12/2021 (quinta-feira)
• Horário: 18h30
• Para garantir sua participação, Clique Aqui!
Palestrará Eric Luque que possui graduação em Ciência da Computação com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Gestor de tecnologia da empresa Ecotrace Solutions, Consultor focado em Inteligência Artificial e Sistemas Distribuídos e criador de conteúdo para o blog A.I.nteins relacionado a Inteligência Artificial. Com mais de 25 anos de carreira, trabalhou em empresas como CPqD e IBM passando por todas as divisões de tecnologia ( desenvolvimento, infraestrutura e gerência de projetos), o que levou ao caminho de arquiteto de soluções a gestor de de TI. Atualmente, além de gestor, consultor e evangelizador de inovação, está criando uma empresa de health tech para vídeo atendimento a populações ribeirinhas e povos indígenas.
• Clique aqui e confira a programação completa da 27ª Semana da Engenharia!
Palestra com o Ministro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, tema “Engenharia da Infraestrutura Brasileira”.
No quarto dia da 27ª Semana da Engenharia, dia 09 de dezembro às 17h00, acontecerá a Palestra com o Ministro da Infraestrutura do Brasil, Tarcísio Gomes de Freitas, tema “Engenharia da Infraestrutura Brasileira”. A Palestra terá transmissão no telão do Centro de Eventos do IEP e pelo YouTube.
• Data: 09/12/2021 (quinta-feira)
• Horário: 17h00
• Para garantir sua participação, Clique Aqui!
Tarcísio Gomes de Freitas é engenheiro civil formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com especialização em Gerenciamento de Projetos. Antes disso, formou-se em Engenharia de Construção pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Servidor público de carreira vinculado à Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados desde 2014, Tarcísio foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil na Missão nas Nações Unidas para Estabilização do Haiti; coordenador-geral de auditoria da área de transportes da Controladoria Geral da União (CGU); e secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).
Assumiu o Ministério da Infraestrutura em janeiro de 2019, tendo como foco o programa de desestatização de ativos de infraestrutura, a retomada de obras públicas inacabadas, além do fortalecimento da regulação e da melhoria no ambiente de negócios para a atração de investimento privado no setor.
• Clique aqui e confira a programação completa da 27ª Semana da Engenharia!
No dia 19 de novembro, o DAEP (Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná), o segundo Diretório Acadêmico mais antigo da UFPR e o primeiro Diretório Acadêmico de cursos de Engenharia do Estado do Paraná, realizou um evento na sede do Instituto de Engenharia do Paraná para comemorar seus 100 anos.
O Presidente do IEP, Eng. Nelson Luiz Gomez, e o Diretor Técnico, Eng. Rodrigo Pasqual, participaram do evento que contou também com a participação do Magnífico Reitor da UFPR, Prof. Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, do Eng. Ricardo Rocha de Oliveira, Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR. Universitários, ex e atuais membros do DAEP, professores, coordenadores de curso e servidores da UFPR e Conselheiros e associados do Instituto de Engenharia do Paraná também marcaram presença.
É possível identificar ao longo deste século de história inúmeros marcos do Diretório que se fundem com a história da UFPR, como, por exemplo, a administração dos ônibus que conectam os campi, do restaurante universitário e a proximidade com a Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). Dentre as atividades do Diretório constam também confecções de apostilas, promoção de viagens técnicas, proporcionar entretenimento ao corpo discente e comunidade externa da Universidade (principalmente através dos famosos Chás Dançantes, que movimentavam e eram aguardados por toda a cidade de Curitiba no auge dos anos 1950-1960). Durante os primeiros 50 anos do DAEP estas foram atividades notáveis!
Grande parte do desenvolvimento do Paraná se deve aos engenheiros e às engenheiras formados(as) pela UFPR e o DAEP esteve ao lado e/ou foi representado por essas pessoas que fizeram a diferença para o Estado e o país. A história do DAEP também tem uma grande sinergia com a história do IEP sendo que vários de seus representantes tiveram participação ativa em ambas as entidades.
O IEP sente-se honrado em ter recebido em sua sede essa importante confraternização e em fazer parte da história dos 100 anos do DAEP.
1) PALESTRA: PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS – PROSUB
• Horário: 18h30
Palestra “Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB” com o Capitão de Mar e Guerra, engenheiro naval Sérgio Augusto Alves Fernandes da Marinha do Brasil, durante a 27ª Semana da Engenharia, no dia 08 de dezembro às 18h30. A Palestra terá transmissão no telão do Centro de Eventos do IEP e pelo YouTube.
• Para garantir sua participação, Clique Aqui!
• Clique aqui e leia o currículo completo do palestrante!
2) PALESTRA: PRÉDIOS CONSTRUÍDOS EM POUCOS DIAS
• Horário: 20h00
“Prédios Construídos em Poucos Dias” palestra que faz parte da Programação da 27ª Semana da Engenharia, será no dia 08 de dezembro às 20h00 e acontecerá presencialmente no Centro de Eventos do IEP e transmitida pelo YouTube.
• Para garantir sua participação, Clique Aqui!
• Clique aqui e leia o currículo completo do palestrante!
• Clique aqui e confira a programação completa da 27ª Semana da Engenharia!
“Prédios Construídos em Poucos Dias” palestra que faz parte da Programação da 27ª Semana da Engenharia, será no dia 08 de dezembro às 20h00 e acontecerá presencialmente no Centro de Eventos do IEP e transmitida pelo YouTube.
• Data: 08/12/2021 (quarta-feira)
• Horário: 20h00
• Para garantir sua participação, Clique Aqui!
Falará o CEO da BR3, Ricardo Mateus, que é engenheiro civil e de produção. Iniciou em 1999 sua trajetória profissional como soldador e montador de estruturas metálicas, desempenhando tais funções por cerca de 10 anos na empresa da família.
Apaixonado por inovação, buscou conhecimento e qualificação para fundar, em 2016, a Brasil ao Cubo (BR3), construtech de soluções construtivas ágeis, pioneira em construção off-site volumétrica no país. Hoje a Brasil ao Cubo tem obras espalhadas em diversos estados brasileiros e é reconhecida pela excelência ao conduzir e executar projetos de forma rápida e eficiente.
• Clique aqui e confira a programação completa da 27ª Semana da Engenharia!
Palestra “Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB” com o Capitão de Mar e Guerra, engenheiro naval Sérgio Augusto Alves Fernandes da Marinha do Brasil, durante a 27ª Semana da Engenharia, no dia 08 de dezembro às 18h30. A Palestra terá transmissão no telão do Centro de Eventos do IEP e pelo YouTube.
• Data: 08/12/2021 (quarta-feira)
• Horário: 18h30
• Para garantir sua participação, Clique Aqui!
Capitão de Mar e Guerra (Engenheiro Naval) Sergio Augusto Alves Fernandes, natural do Rio de Janeiro, carreira como Guarda Marinha, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, possui Graduação em Engenharia Naval pela UFRJ, Mestrado em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ, Curso de Formação de Oficiais, Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) Aperfeiçoamento em Submarinos para Oficiais, pelo Centro de Instrução e Adestramento Attila Monteiro Aché, RJ, Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários, pela Escola de Guerra Naval, RJ, Mid-Section Detailed Design, pelo Naval Group, Mid-Section Construction Order Specification, pelo Naval Group, Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores, pela Escola de Guerra Naval, RJ. Integrou as Comissões Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), Navio Tanque Marajó (G27) Centro de Projetos de Navios (CPN) Diretoria de Engenharia Naval (DEN), Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) Escritório-Técnico do PROSUB (ET-PROSUB/França) – e Comissão de Fiscalização Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) até presente data.
• Clique aqui e confira a programação completa da 27ª Semana da Engenharia!
Impossível imaginar a nossa vida sem energia elétrica. E sem a atuação sempre indispensável do Engenheiro Eletricista, profissional responsável por pensar e projetar formas eficientes de distribuição de energia e de buscar soluções inteligentes e sustentáveis para redução do consumo, como a utilização de sistemas fotovoltaicos e eólicos.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – felicita hoje todos estes profissionais.
Dentro da programação da 27ª Edição da Semana da Engenharia que acontecerá entre os dias 06 e 11 de dezembro de 2021, no Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, está o Jantar de Encerramento, será um momento em que associados e convidados poderão confraternizar. O Jantar acontece no dia 11 de dezembro a partir das 19h00, e os convites podem ser adquiridos via Sympla ou presencial no IEP – no setor de eventos, este ano não haverá baile.
No mesmo dia acontece a entrega dos Troféus Engenheiro do Ano e In Memoriam, além do Prêmio Concurso de Fotografia que tem como tema a Engenharia no Brasil.
• Data: 11 de Dezembro
• Horário: 19 horas
• Local: Centro de Eventos do IEP
Adesão:
• Associado: R$ 80,00
• Não Associado: R$ 100,00
*ESGOTADO
O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, torna público que, até 26 de novembro de 2021, estarão abertas as inscrições referentes à concessão de prêmios para o 14º CONCURSO FOTOGRÁFICO “ENGENHARIA NO BRASIL”, visando valorizar a importância desse segmento para a sociedade.
Confira o Regulamento e Participe!







