Construir um país melhor é, sem dúvida, um de nossos maiores objetivos como profissionais e como participantes de entidades e órgãos da nossa sociedade.
Foi com este pensamento que, em 1889, o Brasil descartou a monarquia e se tornou uma república. E é focando nesta meta de liberdade e democracia que hoje seguimos trabalhando pelo desenvolvimento desta grande república chamada Brasil.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, com o apoio do Movimento Pró-Paraná, realizou a LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 29): Espanha”, com o Engenheiro Arthur Medeiros.
Arthur Medeiros tem formação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia Civil na área de Estruturas pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Civil com dupla titulação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Universidad de Castilla-La Mancha na Espanha. Professor e pesquisador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2014. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projetos de estruturas de concreto e ensaios de laboratório, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos estruturais, patologia do concreto, ensaios não destrutivos, concreto pré-moldado, materiais de construção, laboratório de concreto e caracterização. Publicou diversos artigos em congressos e revistas, nacionais e internacionais. Além disso, viajante, entusiasta de congressos técnicos, sommelier de cervejas, especialista em churrascos e gastronomia harmonizada com cervejas especiais.
Assista ao Viajando pela Cultura abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:
Empreendedores, esse evento é para você! Tire sua ideia do papel
Todos os dias empreendedores surgem com novas ideias. E como tirar essas ideias do papel? Descubra no No-Low World! Um evento para simplificar o processo de abertura da sua startup:
- de 10 palestras
- Novas experiências
- Networking
- Parcerias
No primeiro dia os palestrantes abordarão conhecimentos importantes de diversos assuntos que o empreendedor precisa muito saber e no segundo dia um time de especialistas mostra como fazer aplicativos sem código ou com pouco código para agilizar ainda mais o processo de validação dos apps.
Aprender com quem vem trilhando o caminho e alcançando os objetivos, é com certeza pegar um atalho! Participe!
Saiba mais: www.nolowworld.com.

Nos dias 05 e 06 de novembro foi realizado, pelo Centro de Excelência de Xadrez, FEXPAR e Instituto de Engenharia do Paraná o Torneio de Xadrez Aberto de Curitiba.
O Torneio que foi realizado no Centro de Eventos do IEP, contou com a presença do Eng. Nelson Luiz Gomez, Presidente do IEP e do Ex-Presidente e Enxadrista, Eng. Jaime Sunye Neto.
Confira algumas fotos:
A data de hoje pede um novo olhar.
Um olhar consciente para as nossas cidades. Um olhar capaz de pensar o crescimento delas com a responsabilidade de integrar a comunidade aos espaços urbanos, focando na sustentabilidade, na mobilidade e no planejamento socioambiental.
Está no ar o segundo episódio do IEPCast: o programa que o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, está trazendo para você, por meio de seu Espaço da Tecnologia e de sua Diretoria Técnica.
O IEPCast é totalmente focado em tecnologia e, no segundo episódio, o tema é Blockchain e Regulação.
Criptomoedas, tokens e a blockchain compõem um ecossistema descentralizado e distribuído o qual transformou a compreensão de modelos de negócios e segmentos.
Para nos auxiliar na compreensão deste assunto, contamos com a presença especial de Dayana Uhdre, Doutoranda pela Universidade Católica de Lisboa. Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora convidada em inúmeros cursos de pós-graduações (PUC-PR, Abdconst, Universidade Positivo, FAE Business School, EA Banking School). Professora convidada em inúmeros cursos de extensão (ITS Rio, New Law Institute, Legal Hub). Professora seminarista no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR. Diretora Acadêmica da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Coordenadora do Grupo Permanente de Discussão de Criptoativos da OAB/PR. Procuradora do Estado e autora de livros, capítulo de livros e inúmeros artigos científicos. Atualmente, dedica-se à linha de pesquisa que analisa a relação entre o Direito e novas tecnologias, mormente no âmbito regulatório e tributário. Contamos também com a presença de André Guskow Cardoso, Advogado e mestre em Direito do Estado pela UFPR. É diretor da Câmara de Mediação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Paraná – CAMFIEP. É autor de diversos artigos em obras coletivas e revistas jurídicas especializadas. Atua principalmente em questões de Direito Público, com foco em regulação econômica, questões envolvendo direito da infraestrutura e transportes, concessões, licitações e contratos administrativos em geral.
O segundo episódio do IEPCast está disponível no Spotify, acesse pelo link: bit.ly/iepcast_ep02. Adicione aos seus favoritos para receber as notificações de cada novo episódio e não perder nenhum!
O Instituto de Engenharia do Paraná realizou a Live “INOVAÇÕES NA ÁREA AMBIENTAL” promovida pela Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento.
A live contou com 2 apresentações, confira:
PEGADA DE CARBONO NA CONSTRUÇÃO CIVIL – OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Palestrante Fernando Lobo, que possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo – UP (2005) e mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2010). Pós-Graduado no Programa de Residência Técnica (RESTEC) Obras Públicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (2010). Arquiteto e Urbanista do Quadro Próprio do Poder Executivo Estadual do Paraná, lotado na Paraná Edificações, autarquia responsável pelas edificações da administração estadual, integrante do grupo de trabalho para implantação do BIM. Conselheiro do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. Professor Universitário de Graduação e Pós–Graduação de Cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unibrasil.
SOLUÇÕES PERMEÁVEIS PARA DRENAGEM URBANA
Palestrante Cláudio Oliveira Silva, Mestre em Engenharia – POLI/USP, Especialização Administração Industrial – POLI/USP, Especialização em Marketing – ESPM/SP, Engenheiro Civil – UnG/SP. Gerente da Área de Inovação e Sustentabilidade da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland. Responsável pelo desenvolvimento de produtos e ferramentas, focando o aumento de competitividade econômica/ambiental dos produtos à base de cimento, com 23 anos de experiências em sistemas construtivos à base de cimento. Atuante na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, participando na elaboração e revisão de normas de pavimentos intertravado, pavimentos permeáveis, alvenaria estrutural, tubos de concreto, telhas de concreto, agregados reciclados, pré-fabricados entre outros. Autor e coautor de trabalhos, livros, manuais técnicos, entrevista e palestras ligadas ao tema dos sistemas construtivos à base de cimento. Professor convidado do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da Universidade São Judas Tadeu. Ex. Professor da Universidade São Judas Tadeu/SP nas disciplinas de Graduação em Engenharia Civil: Materiais de Construção Civil, Tecnologia do Concreto, Tecnologia de Construção Civil, Patologias das Construções e Projeto de Rodovias e Aeroportos.
Assista ao IEP Live abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo, realizará no dia 17 de novembro, 19 horas, a Palestra “Consulta Informativa de Lote, a nova “Guia Amarela”.
O Tema será apresentado pela Arquiteta e Urbanista Patrícia Monteiro, Especialista em Gestão Pública (Políticas Públicas) pelo Instituto Federal do Paraná, Especialista em Direito a Cidade e Gestão Urbana pela Universidade Positivo, Especialista em Administração Pública pelo Instituto Municipal de Administração Pública. Atualmente é Diretora do Departamento de Uso do Solo na Secretaria Municipal de Urbanismo, sendo servidora do Município desde 2011.
• Data: 17/11/2021 (quarta)
• Horário: 19h00
• Local: Zoom
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
A SOBRADE – Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas realizará no dia 09 de novembro às 19h00 uma Live “Mineração e Gestão Ambiental. O tema será abordado pelo Presidente da Sobrade e Professor da UFPR, Eng. Maurício Balensiefer e o Geólogo e Professor da FURB, Juarês Aumond. O Evento conta com o apoio do Instituto de Engenharia do Paraná, através da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento.
O Evento é gratuito, basta enviar nome e e-mail para [email protected] e aguardar os dados de acesso.
O IEP, em uma ação de sua diretoria técnica, no dia 22/10, recebeu universitários da UFPR e do DAEP para uma visita às suas instalações. Na oportunidade foram apresentados os benefícios de se associarem e foram apresentadas as programações da Semana de Engenharia. Também foi realizado o pré-lançamento do IEPCAST, novo canal do IEP com podcasts voltados à tecnologia. Esta é mais uma ação de integração entre as entidades. Nos últimos meses houve participação dos estudantes do DAEP na Semana Acadêmica, em um programa de Mentoria e o IEP esteve presente também em ações do diretório.
Foi ótimo para nós como estudantes conhecer o espaço do IEP, que, em tantos momentos da história de nosso Centenário DAEP, se fez local de acolhimento, confraternização e troca de conhecimento. Agradecemos como Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná pela oportunidade de reafirmarmos nossos laços neste importante ano de 2021, e nos colocamos sempre à disposição para partilhar boas experiências com este Instituto tão relevante em nosso panorama da engenharia paranaense e brasileira. Ana Carolina de Bastos, Presidente do DAEP.
“O IEP se fortalece também agregando novos associados e se renovando. Nossas ações contínuas de aproximação com os estudantes vêm em linha com este raciocínio. Nossa muito bem-sucedida Semana Acadêmica, em que tivemos quase 2 mil inscritos, indica que estamos no caminho certo, posicionando o Instituto como a Casa da Engenharia Paranaense também para as novas gerações. Notamos uma procura constante dos estudantes por apoio e maior integração. Há muito ainda por vir.” Declarou Rodrigo Pasqual, Diretor Técnico do Instituto.
Na oportunidade que a Diretoria e Conselheiros do IEP receberam os acadêmicos do DAEP para apresentações sobre o IEP, esse Presidente do IEP teve um papo informal com os acadêmicos sobre os objetivos e finalidades do IEP, bem como sobre o que o IEP proporciona para o associado universitário, tais como, palestras, cursos, mestrado, networking e mentoria. O DAEP em novembro celebra 100 anos de existência, assim sendo, a Diretoria do IEP acordou com a Presidente Ana Carolina de Bastos e demais gestores do DAEP que o evento será realizado no Centro de Eventos do IEP, com está ação a diretoria objetiva a integração dos acadêmicos, convidando a todos a se tornar associado do IEP. Eng. Nelson Luiz Gomez, Presidente do IEP.
Confira algumas imagens do encontro:











