O Instituto de Engenharia do Paraná realizará no dia 05 de agosto de 2021, o evento: “TECNOLOGIA 5G. SUA VIDA VAI MUDAR!” O Evento conta com os apoios do: CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, CREA-PR, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, CELEPAR – Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Institutos LACTEC, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção e da ACP – Associação Comercial do Paraná.
O tema será abordado por Wilson Cardoso que é diretor de tecnologia da Nokia para a América Latina e Brasil, Vice-presidente do Projeto 5G Brasil e Diretor do Departamento de Infraestrutura Telecomunicações da FIESP. Doutor em engenharia elétrica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em1997. Possui 36 anos de experiência em telecomunicações tendo desenvolvido atividades em P&D, soluções e suporte técnico no Brasil, EUA, Colômbia, Alemanha e Cingapura, além de deter duas patentes internacionais em transmissão de IP sobre satélite.
• Data: 05/08/2021 (quinta-feira)
• Horário: 18h30
• Local: Zoom
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
A data de hoje é um símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. Ela se tornou oficial no ano de 1972, depois de regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – valoriza a e incentiva a segurança no trabalho em todas as áreas de engenharia, ciente de que a prevenção é a melhor forma de preservar a saúde e a vida de todos os trabalhadores do setor.
O Instituto de Engenharia do Paraná, realizou nos dias 24 e 26 de julho, sábado e segunda-feira, a entrega do sexto e sétimo lotes de doações feitas pelos associados e funcionários do IEP.
As doações de agasalhos e alimentos arrecadados pela Campanha promovida pelo IEP, “Doe calor, Doe vida” foram entregues no Bairro Caximba.
6º lote com doações de agasalhos, entregues no sábado, ao Pastor Jorge Nunes Presidente da Amacach Associação de Moradores Amigos do Bairro de Cachimba – Mão Amiga.
Na segunda-feira, doações de agasalhos e 6 (seis) cestas básicas, 7º Lote, à Cozinha Solidária da Vó Ni, também no Bairro Caximba.
O IEP continua arrecadando as doações.
Participe e colabore!
O Instituto de Engenharia do Paraná, realizou no dia 23/07, sexta-feira, a entrega do quinto lote das doações feitas pelos associados e funcionários do IEP.
As doações de agasalhos e alimentos arrecadados pela Campanha promovida pelo IEP, “Doe calor, Doe vida”, foram entregues ao “Projeto Mãos Invisíveis”. Pessoas comuns, sem religião ou partido, que acreditam no amor, no afeto, na empatia.
O IEP continua arrecadando as doações.
Participe e colabore!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizará no dia 03 de agosto de 2021 às 19h00, com o apoio do Movimento Pró-Paraná, do IAP – Instituto dos Advogados do Paraná, Sociedade Mineira de Engenheiros, e da FECOPAR – Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná, a LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 25): Polinésia Francesa.
Falará sobre o tema, Cesar Augusto Gentilini, Natural de Marechal Candido Rondon, Pr e Residente em Guaíra, Pr, é formado em Administração de Empresas pela Faculdades Reunidas Santa Cruz de Curitiba, Intercambista pelo Rotary Clube de Curitiba-Merces na Austrália em 1999, pelo programa IGE -Intercâmbio de Grupos de Estudo.
Entre outras atividades, foi Supervisor Financeiro e depois Supervisor Nacional de Vendas das Industrias Químicas Carbomafra S/A; 1990 à 2001; Coordenador de Cobrança do Banco HSBC em Curitiba; 2001 à 2003 ; Coordenador do Canal Lojas Próprias da Claro em Curitiba 2003 à 2006; Tripulante Navios de Cruzeiro 2006 à 2019; Atualmente Franqueado Gela Boca para Guaíra – PR
• Data: 03/08/2021 (terça-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Zoom
Clique AQUI para entrar na sala da Live!
O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP realizará no dia 03 de agosto, CAFÉ DA MANHÃ com o tema: “Gestão de Empresas na Pandemia” apresentado pelo Eng. Sady Pezzi Junior. O evento será híbrido, realizado presencialmente no Centro de Eventos do IEP, vagas limitadas e exclusivas aos associados, e virtualmente via Zoom.
No café da manhã o IEP tomará os seguintes cuidados contra a COVID-19: limitação no número de participantes; manutenção do distanciamento; medição de temperatura dos participantes; disponibilização de álcool em gel; obrigatoriedade do uso de máscaras / uso de luvas descartáveis para servir-se no Buffet.
Pedimos a colaboração de todos os participantes presenciais para observarem essas recomendações sanitárias.
Sady tem experiência em empresas de diversos portes e segmentos, nas áreas de engenharia civil, comercial e marketing, na gestão de projetos de grande escopo, no planejamento estratégico (BSC), no acompanhamento e implementação de projetos de qualidade (ISO-9000 / 2000, Serviço Total, Quality Care, Ford Mobility), reposicionamento mercadológico, no treinamento e desenvolvimento de equipes de alta performance.
Conselheiro Editorial na área de Administração da Editora Juruá, Conselheiro Editorial da Ithala Editora, Parecerista do EAD Universidade Positivo. Co-autor do Livro Gestão de Marketing para Organizações do Terceiro Setor. Diversos artigos publicados em Revistas e Jornais.
Professor de Pós-graduação da disciplina Força de Vendas, Comportamento do Consumidor, Pesquisa e Análise de Mercado, Gestão de Marketing, Marketing Social, Geomarketing e Inteligência Competitiva na Universidade Positivo, UNINTER, EBS, ESIC, FAE. Consultor de Gestão para o Grupo NIPONSUL-HONDA, Cooperativa Integrada, Cooperativa Coamo, Cooperativa Frisia-Batavo, TIM, CNH, Autotrac , ALL ,Cooperativa Nova Produtiva , Formighieri Pisos e Decks, Premier IT , Formobili e Fundação Museu do Futuro .
Membro do Conselho Fiscal do Instituto de Engenharia do Paraná, Membro da Associação Comercial do Paraná, Membro do CREA-PR e RS.
• Data: 03/08/2021
• Horário: 07h30 (Café da manhã) / 08h00 (Palestra)
• Local: Centro de Eventos do IEP / Zoom
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
O Instituto de Engenharia do Paraná apoia o “2nd BIM, Lean, Sustainability and Industrialized Construction Conference”, 100% OnlIne e Ao Vivo realizado pelo IddOnline de 27 a 29 de Julho de 2021. Evento Gratuito com direito a Certificado.
Confira a programação e se inscreva em: https://bit.ly/3xzjeRO
A Conferência BLSIC (BIM, Lean, Sustentabilidade e Construção Industrializada) é uma iniciativa do Grupo idd, grupo que atua há mais de 10 anos com o ensino de Engenharia e arquitetura visando a disseminação das modernas e inovadoras práticas de projeto, construção e sustentabilidade.
A primeira edição ocorreu em 2020, de forma presencial e contou com cerca de 350 participantes. Os temas abordados foram Impactos da Lean Construction nas Margens de uma Construtora, Desenvolvimento e Coordenação de Projetos BIM, Sistemas de Edifícios Sustentáveis.
Este ano devido às restrições impostas pela Pandemia, planejou-se um evento online e ao vivo, com duração de três noites, da seguinte forma, com 02 (duas) palestras e com duração de 30 minutos cada e um debate de mesma duração ao final, por noite. Totalizando 06 (seis) palestras, com os seguintes temas:
• ICF (insulated Concrete Forms);
• Uso de BIM no Sistema Woodframe;
• Arquitetura Comercial em Containers;
• Construção de Edifícios Offsite;
• Jardins Verticais em Fachadas;
• Execução de Casas Impressas em 3D.
Realização: IddOnline
Apoio: Grupo ICF, Brasil ao Cubo, TecVerde, Freedom Walls, Priscila Ferstemberg Arquitetura, 4Constru, Accelera HUB, Instituto de Engenharia do Paraná
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizou a primeira Palestra Internacional “GEOTHERMAL ENERGY PILE FOUNDATIONS FOR HEATING AND COOLING BUILDINGS.
Para saber como usar as estacas de edificações como trocadoras de calor para aquecer e resfriar ambientes economizando energia e custos, assistam essa palestra internacional proferida pelo Professor Dr. Rao Martand Singh que palestrou diretamente da Noruega sobre essa tecnologia em uso no Norte da Europa.
Assista a palestra abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:
Não percam as próximas palestras internacionais agendadas durante a programação da 4ª Semana Acadêmica de Engenharia, CLIQUE AQUI e confira!
O Instituto de Engenharia do Paraná realizará no dia 04 de agosto às 19h00, o Debate sobre Logística Reversa, promovido pela Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento.
Debaterão sobre o assunto:
EDELCIO MARQUES DOS REIS
Diretor de Limpeza Pública
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Administrador de Empresas pela UNIANDRADE, especialização em Planejamento e Gerenciamento Estratégico e Emergências Ambientais pela PUC PR, atualmente Diretor de Limpeza Pública, ocupou outros cargos, como Gerente de Coleta e Destinação Final de Resíduos, Diretor do Departamento de Produção Vegetal, Coordenador Técnico da Administração Regional Bairro Novo, Administrador Regional do Bairro Novo, Superintendente de Controle Ambiental, entre outras funções na Prefeitura Municipal de Curitiba.
PAULO CÉSAR NAUIACK
Vice-Presidente da Fecomércio/PR
Representante Comercial, Empresário, Consultor de Mercado, Superintendente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. Profissional alinhado com as práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa, Master em Governança & Nova Economia/Gonew.co, Pós Graduado em Direito Ambiental, AMP Esade Business School Barcelona. Presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná CORE -PR, Vice Presidente do Conselho Federal dos Representantes Comerciais CONFERE.
FERNANDO BUNN
Chefe da Divisão de Resíduos Sólidos do Instituto Água e Terra
Engenheiro Ambiental e Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Pós-Graduado em Gestão e Tecnologias Ambientais na Indústria – Faculdades da Indústria – Faculdade de Tecnologia SENAI CIC. Engenheiro Ambiental efetivo na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Quatro Barras, Pesquisador no Observatório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná
MARCOS PUPO THIESEN
Especialista em meio ambiente na FIEP
Engenheiro agrônomo, Mestre em Engenharia de Produção pelo ITA e Mestre em Meio Ambiente pela UFPR. Atua na representação do setor industrial em diversos Conselhos e Câmaras Técnicas na área ambiental. Atuou na área de Tecnologia e Inovação do Sistema FIEP, sendo responsável por projetos de PD&I em meio ambiente. Foi coordenador do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente e Química. Atuou como consultor ambiental durante 17 anos.
• Data: 04 de Agosto (quarta-feira)
• Horário: 19 horas
• Local: Zoom
Importante: CLIQUE AQUI e faça sua inscrição para receber os dados de acesso.
Participe!
O dia de hoje marca a data de fundação da União Pan-americana de Associações de Engenheiros, que conta com 27 países do continente americano. A data marca também a união e a integração dos profissionais na busca pela uniformização das ações e práticas dos engenheiros das Américas.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza a todos os engenheiros pan-americanos que trabalham incansavelmente por uma engenharia focada na sustentabilidade, dentro de pilares tecnológicos, econômicos e sociais.





