O IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, com o apoio do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica, realizará entre os dias 01 e 04 de março, a Semana Online da Impermeabilização.
O evento ONLINE e GRATUITO vai mostrar tudo sobre o mundo da impermeabilização: projeto, materiais, execução, manutenção e patologia.
As aulas acontecem entre os dias 01 e 04 de março, sempre às 19h00:
• Aula 1 (01/03) – Projetando a impermeabilização de uma residência;
• Aula 2 (02/03) – Impermeabilização de piscinas e reservatórios;
• Aula 3 (03/03) Manutenção para manter a vida útil em sistemas de impermeabilização residenciais;
• Aula 4 (04/03) Patologia e recuperação de reservatório.
Super evento ONLINE, GRATUITO e com certificado. Inscreva-se!
• Data: 01 a04 de março de 2021
• Horário: 19h00
• Inscrições: engmatheusleoni.com/semanadaimpermeabilizacao

Numa promoção do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e com o apoio do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Governo do Estado do Paraná, SEDEST – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, SEAB – Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, UFPR – Universidade Federal do Paraná, FNEAS – Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária, CONFAEAB – Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, Projeto Agronomia & Sustentabilidade UFPR/SCA/DERE/DSEA, CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, CREA-PR Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e UNILIVRE- Universidade Livre do Meio Ambiente, foi realizado o evento “Agenda Ambiental Federal para o Estado do Paraná: conversões de multas ambientais, quem, quando, como?”.
Apresentações disponibilizadas pelos palestrantes:
• Afinal, como é e como funciona o Programa Conversão de Multas Ambientais (.pdf)
• O que devo considerar na Elaboração de Projetos de Recuperação Ambiental (.pdf)
• Projetos de conversão de multas ambientais voltados para a Fauna e CETAS (.ppt)
O evento está disponível no Canal do IEP no Youtube e pode ser conferido, na íntegra, logo abaixo:
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica, em parceria com o Grupo IDD, realizarão nos dias 23, 24, 25 e 26 de fevereiro o 1º Seminário Nacional de Obras Civis. O evento conta com o apoio das instituições: IBRACON, ALCONPAT Brasil, ABPE, CONFEA-CREA, CREA-PR e MUTUA-PR
O Seminário contará com a presença de profissionais mais renomados da área da Engenharia Civil e tem como objetivo discutir e apresentar as mais novas tendências do mercado da construção civil.
Entre os temas que serão abordados estão, Nova Norma de Inspeção Predial, Ensaios e Práticas Recomendadas para Diagnóstico, Ação do Vento em Estruturas, A Importância da Instrumentação e Monitoramento na Segurança de Barragens, Painéis Pré-Fabricados em Ultra High Performance Concrete, Impermeabilização x Vida Útil, Aplicação do Bim em Obras Rápidas e Execução de obras Rápidas.
Confira a programação e faça sua Inscrição gratuita entre no link: https://bit.ly/3cCRMLb.
• Dias: 23, 24, 25 e 26 de fevereiro de 2021
• Hora: 19h00

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Sociocultural realizará no próximo dia 10 de março de 2021, mais uma live com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 14): Balcãs”.
Na oportunidade palestrará Márcio Porto, Engenheiro Metalúrgico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo formado em 1982, prestou serviços à Cosipa na área de Coqueria e Aciaria, reorientando posteriormente sua carreira para a Engenharia de Software na área financeira.
Trabalhou no Banco Itaú, onde desenvolveu o sistema de gerenciamento de ativos e passivos e em diversas consultorias de software financeiro, gerenciando projetos em mais de 30 instituições financeiras e desenvolvendo sistemas para gestão de fundos de investimento.
A partir de 1998 passou a especializar-se em risco de mercado com o produto Algorithmics, um líder mundial em soluções para cálculo de risco financeiro. Além de atender a grandes bancos brasileiros, a fundos de pensão e à Bovespa, em 2003 foi gerente de serviços para a Europa do Sul baseado em Madrid e, de 2007 a 2010, foi alocado para gerenciar projetos no Chile, tendo implementado sistemas de cálculo de risco para um banco chileno e para a Bolsa de Santiago.
De 2012 a 2020 trabalhou na IBM, sempre na área de soluções de risco financeiro, e em 2020 passou para a SS&C, empresa multinacional atual detentora da solução Algorithmics. Seu projeto mais significativo no momento é a implementação de um sistema de risco de mercado em tecnologia big data para um grande banco brasileiro.
• Data: 10/03/2021
• Horário: 19h00
• Local: Zoom
Clique Aqui para entrar na sala da Live!
Reconhecido como um dos maiores eventos do setor elétrico na América Latina, o Cinase (Circuito Nacional do Setor Elétrico) foi itinerante desde o seu início, há 10 anos, reunindo profissionais em diferentes cidades para debates sobre tecnologias e tendências para a área, desde a geração até a instalação elétrica final de baixa e média tensão.
Mas, neste ano, por conta da pandemia de COVID-19, precisou se reestruturar e agora chega diferente das edições anteriores: online, disponível para o Brasil inteiro, com um Congresso Digital e uma feira virtual 3D.
A realização presencial do Cinase chegou a ser anunciada para maio de 2020, mas, para não expor nenhum participante ao COVID-19, foi cancelado. Na ocasião, Marco Stoppa, diretor da Reymaster Materiais Elétricos, manifestou-se a respeito do adiamento e hoje confirma que foi a melhor decisão, principalmente porque agora tudo acontecerá de uma forma ainda mais abrangente.
“Quando decidimos adiar o evento que aconteceria em maio, por conta da pandemia, nossa preocupação era a de garantir a segurança e, também, encontrar a melhor data para que a programação fosse mantida, assim como os palestrantes. Vamos conseguir fazer isso de forma ampla, com a participação de profissionais de todo o Brasil e, pela primeira vez, totalmente gratuito, com assuntos relevantes, como automação, Indústria 4.0 e eficiência energética”, explica Stoppa.
A gratuidade já citada é apenas uma das novidades da edição que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro.
“Serão 21 horas de programação divididas em três dias, com palestras e debates transmitidos em plataforma própria. O Cinase digital contará ainda com uma exposição virtual digital em 3D que poderá ser explorada em 360º. Nesse ambiente será possível interagir com os expositores, assistir vídeos técnicos e institucionais, e, ainda, conversar com as mais de 20 empresas expositoras”, explicam Adolfo e Simone Vaiser, organizadores do evento.
Programação
Serão mais de 20 horas de programação, sempre das 14 às 21h, por meio de palestras, debates técnicos, estudo de casos e talk shows.
Os assuntos abordados serão aqueles que realmente interessam aos profissionais que estão atentos ao futuro do setor elétrico, como automação, segurança do trabalho, manutenção elétrica, indústria 4.0, IOT, instalações de baixa e média tensão & BIM nos projetos elétricos e energias renováveis.
Entre os palestrantes confirmados para esta edição estão os engenheiros eletricistas: Cláudio Mardergan, Daniel Bento, Jobson Modena, José Starosta, Paulo E. Q. M Barreto, Juarez Guerra, Vinicius Ayrão e Aguinaldo Bizzo.
Inscrição online e gratuita
Profissionais de manutenção, engenheiros eletricistas, projetistas, técnicos e tecnólogos interessados em participar podem se inscrever pelo site para garantirem a participação gratuita nos dias de realização do evento. Depois disso, todo o conteúdo ficará gravado em uma plataforma digital e para ter acesso será necessário pagar uma taxa.
Feira Virtual
A feira tem por objetivo estimular o networking e a divulgação de novas tecnologias. A feira virtual conta com um sistema 3D, podendo ser explorada em 360º. O ambiente permitirá você interagir com as empresas expositoras, assistir a vídeos de produtos e tirar dúvidas com o próprio fornecedor.
Para mais informações, acesse: https://cinase.com.br/digital/
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria de Apoio Sociocultural, realizará no próximo 03 de março de 2021, uma edição da LIVE “Engenheiros que Fazem Arte (Parte 8): Pinturas”.
Na oportunidade palestrarão:
Marinice Skalski Costa, nome artístico Marinice Costa, nasceu e mora em Curitiba/PR, Engenharia Civil pela UFPR, Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com especialização em Museologia e Teoria da Cor pela mesma instituição e Gerenciamento de Projetos pela FUNPAR/IEGE. A artista faz parte do CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato), da APAP (Assoc. Artistas Plásticos do PR), SINAP-ESP/AIAP, da The Tube Art Gallery e do Grupo ARTE 725. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, participando de Salões de Arte, Mostras Nacionais e Internacionais.
Destaca-se a Exposição Individual “Composição” que já foi exibida no Museu de Arte de Blumenau, no Espaço Cultural do IEP; Sesc PR, Galeria Osmar Chromiec APAP, na Galeria do Hotel Blue Tree Premium Berrini em São Paulo e na Escola Municipal Omar Sabbag no Projeto Semeando novos Olhares. Expôs coletivamente no Memorial Curitiba em 2019/2017/2016/ 2015; No MAB Blumenau em 2019/2017 e 2014, The Tube Art Gallery 2019/2020 Museu Guido Viaro 2013, Museu de Arte Contemporânea de Cascavel 2014/2013, Museu de Arte Contemporânea de Jataí,GO; Galeria Osmar Chromiec- APAP 2019/2020; Museu Atílio Rocco 2014, Espaço BRDE Palacete dos Leões 2014, Espaço da Ciência Cabo Branco, João Pessoa, PA 2009. Participou pela APAP do Circuito da Bienal de Curitiba 2019. Participou também dos Salões de Arte de Araras, SP; Vinhedo, SP; Piracicaba, SP; Salão do Clube Curitibano, PR; Salão Gracioso de Artes Plásticas, PR; ArtBrazil, Fort Lauderdale, FL, USA. Expos Internacionalmente no Museu Sempere, Buenos Aires, Argentina; Casa do Brasil, Madri, Espanha; Cialec Cordoba, Espanha.
Osmar Yang, Engenheiro Eletricista de profissão, nascido 1957 em Santa Rosa/RS, Artista Plástico, graduado em 2013 pelo curso de Artes Visuais da UDESC/SC. Iniciou como autodidata até os anos 1980, quando frequentou o curso da pintora Ida Hannemann de Campos na Galeria Cocaco em Curitiba/PR. Após estada na Europa de 1998 a 2001, onde frequentou oficinas de pintura da Volkshochschule em Munique (Alemanha), e oficina de restauração em Florença (Itália), retornou ao Brasil para Florianópolis. Frequentou ainda oficinas no CIC (Centro Integrado de Cultura) com a artista Patrícia Laus. Em 2011 teve obra selecionada para exposição na mostra de Arte Cibernética (ABCiber) no Centro de Eventos da UFSC. Desde 2015 é membro do Ateliê Alvéolo e do Urban Sketchers Florianópolis desde 2016.
• Data: 03 de março de 2021
• Horário: 19h00
• Local: Zoom
Clique Aqui para entrar na sala da Live! (Disponível para acesso na data e horário identificados)
Numa promoção do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e com o apoio do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Governo do Estado do Paraná, SEDEST – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, SEAB – Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, UFPR – Universidade Federal do Paraná, FNEAS – Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária, CONFAEAB – Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil, Projeto Agronomia & Sustentabilidade UFPR/SCA/DERE/DSEA, CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, CREA-PR Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná e UNILIVRE- Universidade Livre do Meio Ambiente, será realizado no próximo dia 23 de fevereiro o evento “Agenda Ambiental Federal para o Estado do Paraná: conversões de multas ambientais, quem, quando, como?”
O evento será transmitido pelo Canal do IEP no Youtube, onde o público em geral poderá participar e enviar perguntas no chat do canal.
• Data: 23 de fevereiro de 2021 (terça-feira)
• Horário: das 14h00 às 17h30
• Local: Youtube
Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.
CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.
Participe!
Confira abaixo a programação do evento:
14:00 – 14:15: Abertura
• Luiz Antonio Corrêa Lucchesi – Superintendente do IBAMA-PR
14h15 – 14h30: A Importância do Programa de Conversão de Multas para Brasil
• Ricardo Salles – Ministro do Meio Ambiente
14h30 – 14h45: O papel do IBAMA no Programa Nacional de Conversão de Multas
• Eduardo Fortunato Bim – Presidente do IBAMA
15h45 – 16h00: Conversão de Multas & Demandas Ambientais do Estado do Paraná
• Marcio Nunes – Secretário de Estado do Desenvolvimento e Turismo do Paraná/SEDEST
• Norberto Anacleto Ortigara – Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimentos
16h00 – 16h15: Necessidades do IBAMA para a Implementação do PCMA
• João Pessoa – Diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas DBFlo/IBAMA
16h15 – 16h30: Afinal, como é e como funciona o Programa Conversão de Multas Ambientais?
• Emerson Luiz Servello – Coordenação de Recuperação Ambiental COREC/CGBIO/DBFLO/IBAMA
16h30 – 16h45: O que devo considerar na Elaboração de Projetos de Recuperação Ambiental?
• Raquel Lacerda – Coordenação de Recuperação Ambiental COREC/CGBIO/DBFLO/IBAMA
16h45 – 17h00: Projetos de conversão de multas ambientais voltados para a Fauna e CETAS
• Juliana Junqueira COBIO/CGBIO/DBFLO/IBAMA – Coordenação de Gestão, Destinação e Manejo da Biodiversidade
17h00 – 17h30: Perguntas, discussão e encerramento dos Trabalhos
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizará no próximo dia 24 de fevereiro de 2021, mais uma edição do IEP TALKS com o tema “Os Conflitos entre o Projeto das Rodovias e as Combinações de Veículos de Carga”.
Na oportunidade, palestrará o engenheiro Rubem Penteado de Mello, Engenheiro Mecânico, UFPR – 1986. Doutor em Engenharia Mecânica – Análise Dinâmica de Veículos Articulados com Carga Líquida. PUC-PR – 2018. Mestre em Engenharia Mecânica – Estabilidade de Combinações de Veículos de Carga, PUC-PR – 2004. Especialização Engenharia da Produção, UFSC – 1988. Membro titular da Câmara Temática de Assuntos Veiculares – CTAV do CONTRAN desde 2016.
• Data: 24/02 (quarta-feira)
• Horário: 17h
• Local: Zoom
Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.
CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.
Participe!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Sociocultural, realizou mais uma edição da LIVE “Viajando pela Cultura (Parte 12): Alemanha”.
Na oportunidade, palestrou o engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Douglas Moeller Diener com Especialização na Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen – RWTHA – Alemanha – 1975 / 76, Engenheiro de Segurança do Trabalho: PUC-PR / 1992.
Participou de Seminários Internacionais na Alemanha, Chile, Finlândia, Suécia e visitas técnicas internacionais: países acima e China. Já atuou com suas atividades profissionais: na Zanini (Equipamentos Pesados); Votorantim Cimentos; Siemens; Kvaerner (Aker Solution – Metso); Prosegur; DMD Engenharia (sócio proprietário).
Realizou Serviços internacionais na Alemanha, Argentina e Angola. Possui Trabalho técnico científico publicado na RWTHA, Alemanha e artigos publicados em veículos de comunicação de Curitiba, PR. Foi Conselheiro e Coordenador da CEEST – Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho e também Conselheiro e Coordenador da CEEMM – Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia – CREA/PR. Tem como hobbies viajar entre outros.
Assista a Live abaixo ou através do canal do IEP no Youtube:
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizou mais um IEP Talks, com o tema “Sustentabilidade e Certificação LEED”.
Na oportunidade, estiveram presentes os palestrantes:
Hilário Lacoma que é formado em administração de empresas pela PUC-SP e em direito pela UNIP, com especializações em Gestão Ambiental pela FGV/SP, Lead Auditor International ISO 9001:2008 pela IRCA, e Curso de Simulação Energética utilizando o Software EnergyPlus pelo GBCBrasil e TechnoBuild.
Desde 1985 realiza projetos e instalações na área de HVAC, Automação, Processos industriais e comissionamento das instalações. Desde 2007 participa ativamente na equipe de comissionamento para a certificação LEED em diversos empreendimentos pelo Brasil.
Rafael Sabetzki é sócio e lidera a equipe de energias renováveis da Petinelli. Engenheiro eletricista e especialista em gestão em energia, possui experiência em edifícios com diferentes topologias, abrangendo comerciais, residenciais, industriais, logísticos, escolas, igrejas e lojas, totalizando mais de quatro milhões de metros quadrados construídos. Além disso, participou de projetos de implantação em automação e elétrica na área de saneamento e alimentícia. Com conhecimentos sólidos em geração local de energia renovável, eficiência energética e implantação de sistemas, consegue criar sinergia e buscar sempre o ponto ótimo entre eficiência e viabilidade, desde o projeto conceitual até o comissionamento e medição dos sistemas. Atualmente está envolvido em alguns dos primeiros edifícios net zero do Brasil, além de participar dos principais “low energy” do país. Dentre as obras realizadas por ele está à sede do escritório da Petinelli Curitiba (PR), 1º LEED Zero do mundo, e a sede da Coca Cola Uberlândia (MG) que é a 1ª edificação do grupo Coca-Cola no mundo a ser autossuficiente em água e energia.
ESPECIALIDADES • Engenharia – Elétrica/Luminotécnica • LEED • Simulação Energia Renovável • Medição e Verificação EDUCAÇÃO • Engenharia Elétrica, Universidade Positivo, Brasil • Tecnologia em Automação Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil • Especialização em Gestão em Energia, Universidade Positivo, Brasil
Assista ao IEP Talks abaixo ou através do canal do IEP no Youtube: