IEP TALKS: Planejamento Estratégico usando CANVAS para Engenheiros

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua diretoria técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica realizará no próximo dia 20 de janeiro de 2021, mais uma edição do IEP TALKS com o tema “Planejamento Estratégico usando CANVAS para Engenheiros”.

Leia mais

Anuidades 2021 têm vencimento prorrogado

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná prorrogou por 30 dias o vencimento das anuidades do exercício de 2021, devidas pelas pessoas físicas e jurídicas associadas ao Instituto. Em vista da pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que implica em graves consequências de saúde e econômicas, a diretoria do IEP considerou razoável adotar medidas de flexibilização para pagamento das obrigações dos associados.

Leia mais

Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (18) que a vacinação contra o novo coronavírus começará nos estados ainda nesta segunda-feira. Ele disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14h de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17h.

Leia mais

AGENDA DO PRESIDENTE DO IEP: 18/01/2021


1) Reunião Virtual com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, com o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, com o Presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski.

2) Despachos Administrativos.

Fenemi e Vigilância Sanitária aprimoram fiscalização da qualidade do ar
leia mais…

Presidente Joel recebe diretoria da Confaeab
leia mais…

Lactec e IEP lançam o edital de seleção para o curso de mestrado profissional em desenvolvimento de tecnologia
leia mais…

Biocombustível de bagaço de cana é exportado pelo Porto de Paranaguá
leia mais…

Começa licitação para duplicação da PR-423 entre Campo Largo e Araucária
leia mais…

Boletim confirma 8.927 novos casos de Covid-19 e 116 óbitos
leia mais…

Covid-19: país tem 1,1 mil mortes e 64 mil casos nas últimas 24 horas
leia mais…

Mutações do Coronavírus: quais os riscos e medidas que estão sendo tomadas?
leia mais…

Taxa de transmissão do coronavírus no país aumenta 16% em uma semana
leia mais…

Em uma década, bolsa perdeu para poupança e inflação e foi o pior investimento
leia mais…

Governo se reuniu com a Ford, mas ouviu que decisão de fechamento era definitiva
leia mais…

Planos de saúde individuais sobem 25% em 3 anos; coletivos podem dobrar de preço
leia mais…

Quatro montadoras chinesas são candidatas a comprar fábrica da Ford em Camaçari
leia mais…

Mínimo regional do Paraná varia de R$ 1.467,40 a R$ 1.696,20
leia mais…

Cartas do IPTU 2021 começam a ser postadas nos Correios
leia mais…

Dólar tem a maior queda diária dos últimos dois anos e meio
leia mais…

Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia, morre em São Paulo
leia mais…

Pauta antiga de Bolsonaro, voto impresso retorna ao debate de olho em 2022
leia mais…

Bolsonaro sanciona projeto que institui programa Casa Verde Amarela
leia mais…

Governo do Paraná suspende reajuste salarial servidores públicos estaduais
leia mais…

UEL e UEM estão entre as universidades mais sustentáveis do mundo
leia mais…

Conheça os critérios de correção da redação do Enem
leia mais…

Câmara deve votar hoje resolução pedindo remoção de Trump pela 25ª Emenda
leia mais…

Indonésia começa a vacinar a população com a CoronaVac
leia mais…

Temporal provoca morte e estragos em São Paulo
leia mais…

Paulo Pimentel está estável, mas segue sedado na UTI
leia mais…

Dono de rede de supermercados da Grande Curitiba morre vítima da Covid-19
leia mais…

O ano de 2020 foi difícil para toda a sociedade brasileira, porem o IEP- Instituto de Engenharia do Paraná foi protagonista nas questões de infraestrutura do Estado, apresentando estudos sobre a ampliação do Aeroporto Afonso Pena, de obras de melhoria do litoral do Paraná, das concessões rodoviárias do estado, dos portos, auxiliando no desenvolvimento e na retomada da economia.

Chegamos em 2021 com grandes expectativas sobre uma reação da economia. As projeções de crescimento do mercado para o Brasil vão de 3,5% a 4% de alta na atividade econômica. Há bons argumentos e fatos objetivos que respaldam essa expectativa de otimismo.

A pandemia afetou a todos os setores da economia e o efeito é uma forte retração do PIB, a maior das últimas décadas, o cenário já foi pior, falava-se em queda de mais de 6% e agora estamos em cerca de 4,5%.

Outra constatação é a reação da economia nos últimos meses. Depois do fundo do poço no segundo trimestre, houve melhora no período entre julho e setembro de 2020. Além disso, indicadores mostram avanços, como a atividade da indústria e o saldo na criação de empregos, positivo há meses, embora ainda não tenha recuperado perdas do ano.

Mais um ingrediente que dá esperança é a força de setores como o de alimentação, com números positivos ao longo de toda a pandemia, e a construção civil, que registra melhora nas vendas.

No Paraná a estiagem volta a preocupar o agronegócio, mola propulsora da nossa economia. Além disso, grandes investimentos no Estado, represados com a pandemia, poderão sair do papel em 2021.

Na conjuntura geral, também ajudam a taxa Selic baixa, com juros de 2% ao ano, e uma inflação que, embora tenha ido além do projetado, ainda está sob controle. Como vemos, há razões para acreditar que este ano será melhor. Apesar de tudo, é bom lembrar que um fator-chave para a retomada da economia será a confiança. A crença de que as coisas irão melhorar move o consumo e as empresas.

Evidentemente, isso passa por uma solução para a crise do coronavírus. Além das medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, o fator decisivo será a aplicação em massa de uma vacina que nos permita ter a segurança de que o problema, ao menos em parte, estará superado. São várias vacinas em testes. Independentemente da escolha do governo, é importante tirar do papel, o quanto antes, o plano de vacinação. Será uma injeção de ânimo no País.

Talvez a única certeza seja de que a imprevisibilidade estará presente. E a saída, de novo, é buscar estabilidade no País, para retomar a confiança e fazer a roda da economia voltar a girar.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná estará retomando suas atividades administrativas no próximo dia 11 de Janeiro de 2021 e suas atividades técnicas no dia 18 de janeiro.

Horácio Guimarães
Presidente do IEP

É hora de receber o Ano Novo com alegria e esperança no coração. De deixar o ruim no passado, e abraçar o futuro com otimismo.

Vamos fazer desta virada de ano um recomeço de tudo que é bom. Um renovar de sentimentos positivos, e um renascer de velhos sonhos.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná deseja muita felicidade para este ano. Que sejam 365 dias de realizações, sucesso e muita prosperidade.

Feliz Ano Novo!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná consciente da importância de se ter um plano de saúde, este ano buscou incansavelmente a melhor negociação para o reajuste das mensalidades dos seus associados. 

Como em todos os anos, a negociação do reajuste iniciou-se no mês de setembro/2020 finalizando o acordo em dezembro/2020, o Instituto de Engenharia do Paraná e a Unimed Curitiba, discutiram o melhor índice para ambas as partes. Inicialmente a Unimed propôs o índice de 18,85% (dezoito vírgula oitenta e cinco por cento) com fundamento no índice de sinistralidade registrado de julho/2019 a junho/2020. Após as negociações conseguimos fechar o reajuste com o índice de 3,67 % (três vírgula sessenta e sete por cento). 

O novo valor da mensalidade vigorará de outubro/2020 até setembro/2021, a cobrança do reajuste será retroativa, sendo que a diferença dos meses de outubro, novembro e dezembro/2020 serão parcelados em 9 vezes, ficando o percentual de 1,22% (um vírgula vinte e dois por cento) por mês, a partir da mensalidade de janeiro/2021 até setembro/2021. 

O encargo operacional do plano foi reajustado ficando em R$ 15,54 (quinze reais e cinquenta e quatro centavos para o titular do plano e R$ 10,54 (dez reais e cinquenta e quatro centavos para o dependente. 

Aproveitamos para informar que estaremos de férias coletivas no período de 23/12/2020 até 10/01/2021.

É com profunda tristeza e consternação que o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná comunica o falecimento no último dia 20 de dezembro de 2020, de Maria Ivone Brenner Rose, esposa do também falecido engenheiro Ronalt Milton Rose, ativo participante do IEP. 

O Instituto presta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos. 

O presidente de IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães, recebeu a visita no último dia 18 de dezembro de 2020, de membros da diretoria da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas.

A Mutua é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.

O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.

Informamos que o Instituto de Engenharia do Paraná estará em recesso entre os dias 23 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021, retornando as atividades no dia 11 de janeiro de 2021. 

Acompanhe horários e datas de funcionamento do edifício neste final de ano e entrada de 2021: 

• 24/12: 08h00 às 13h00
• 25/12 e 26/12: Edifício Fechado
• 28/12, 29/12 e 30/12: dias de semana fechamento edifício às 20h00 horas;
• 31/12: 08h00 às 13h00;
• 01/01 e 02/01/21: Edifício Fechado;
• 04/01/21: Fechamento edifício às 20h00 horas;
• Sábados: Funcionamento Edifício das 08h00 às 16h00 – 09/01/2021 e 16/01/2021.

O final do ano é uma época em que costumeiramente as pessoas buscam mais amor e união. Nós, do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, temos o sadio orgulho de dizer que nos pautamos por estas duas posturas o ano todo. Afinal, só foi possível construir tudo o que alcançamos em 2020, amando o que fazemos e unindo nossos colaboradores em torno de um mesmo objetivo: crescer com elevada qualidade. 

O momento é de agradecer, pois aumentamos ainda mais o nosso alcance junto aos nossos associados, aos nossos parceiros, a sociedade, e ao Estado, transformando mais vidas. Escrevemos muitos capítulos na história desta instituição, que já é tão rica de conquistas. 

Tudo isto tem sido possível graças à soma de esforços de cada um de nós, componentes do Instituto: Conselhos, diretoria, colaboradores e pessoal de apoio, em mútua transmissão de conhecimentos num clima de harmonia permanente, cumprindo uma missão árdua, porém gratificante. 

Desejamos um Natal abençoado, que seja prenúncio de um novo ano de paz, saúde e prosperidade. Trabalhemos para que nossa coleção de vitórias se enriqueça com novos capítulos de progresso em 2021 e que possamos continuar nesta caminhada, que exige o máximo de cada um que trabalha nesta Casa, mas que também gratifica quem tem o privilégio de viver o dia a dia do nosso Instituto. 

Horácio Guimarães
Presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e  da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizou o IEP TALKS, com o tema Caso Trike. 

Na oportunidade, palestrou Luiz Osorio V. Trentini, Engenheiro Mecânico e Civil. Pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Especialista em Física do Estado Sólido, Mecânica de fraturas em material cerâmico. UFPR.  1990. MBA em Marketing Avançado. FAE. 1996. 

Assista ao IEP Talks “Caso Trike”, abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube:

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Sociocultural, realizou mais uma edição da LIVE Viajando pela Cultura (Parte 11): Nepal/ Everest.

Na oportunidade, palestrou Márcio Porto, Engenheiro Metalúrgico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo formado em 1982, prestou serviços à Cosipa na área de Coqueria e Aciaria, reorientando posteriormente sua carreira para a Engenharia de Software na área financeira.

Trabalhou no Banco Itaú, onde desenvolveu o sistema de gerenciamento de ativos e passivos e em diversas consultorias de software financeiro, gerenciando projetos em mais de 30 instituições financeiras e desenvolvendo sistemas para gestão de fundos de investimento.

A partir de 1998 passou a especializar-se em risco de mercado com o produto Algorithmics, um líder mundial em soluções para cálculo de risco financeiro. Além de atender a grandes bancos brasileiros, a fundos de pensão e à Bovespa, em 2003 foi gerente de serviços para a Europa do Sul baseado em Madrid e, de 2007 a 2010, foi alocado para gerenciar projetos no Chile, tendo implementado sistemas de cálculo de risco para um banco chileno e para a Bolsa de Santiago.

De 2012 a 2020 trabalhou na IBM, sempre na área de soluções de risco financeiro, e em 2020 passou para a SS&C, empresa multinacional atual detentora da solução Algorithmics. Seu projeto mais significativo no momento é a implementação de um sistema de risco de mercado em tecnologia big data para um grande banco brasileiro.

Assista a Live “Viajando pela Cultura (Parte 11): Nepal / Everest”, abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube: