Após restruturação das Câmaras Técnicas efetivadas em 2019 como proposta da atual Gestão do IEP, sob a presidência do Eng. Horácio Guimarães, foram realizados diversos Eventos Técnicos, Reuniões Técnicas pelas Câmaras Técnicas e Comissões Técnicas com sucesso em 2019 e dando continuidade nas atividades a Diretoria Técnica, por meio de seu diretor, Ferrucio Kochinski e demais colaboradores iniciou os trabalhos em 2020, com a realização de três grandes eventos presenciais, que obtiveram uma grande participação de associados e convidados.

O ano de 2020 prometia ser um dos melhores anos com atividades presenciais. A partir do início da segunda quinzena de março/2020, o IEP foi surpreendido pelo isolamento social imposto pela pandemia do COVID 19, fazendo com que a diretoria elaborasse um replanejamento das atividades presenciais programadas, para virtuais. “Passamos por grandes mudanças e fortes ajustes impostos pelo novo cenário, que todo o mundo precisou realizar, com adaptações de ferramentas para transmissão dos eventos, reuniões técnicas das Câmaras Técnicas e das Comissões Técnicas e nas reuniões estratégicas da equipe”, salienta Kochinski.

Durante o período de isolamento estabelecido, mesmo com atividades virtuais, o IEP por meio de sua Diretoria Técnica firmou diversas parcerias na realização e apoio a diversos Eventos Institucionais como: IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização, ZIGURAT Global Institute of Technology, Instituto de Movilidad – I Congresso Online de Mobilidade Urbana e Sustentável – COMUS 2020 (primeiro Evento On-line e Internacional realizado ), CollabSoul Summint 2020, CINASE/Revista Setor Elétrico, Smart City Session 2020 entre outros. Todos os eventos mencionados encontram-se listados no NOVO SITE do IEP, no item NOTÍCIAS.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo cenário, durante o período de isolamento social a Diretoria Técnica do IEP não parou, realizando mais de 300 Eventos Virtuais, além de reuniões virtuais com as Câmaras Técnicas e Comissões Técnicas do IEP, culminando com a realização da 26a. Semana de Engenharia e 3a. Semana Acadêmica do IEP cujo tema central foi DESAFIOS NA ENGENHARIA: Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo. Todas as atividades realizadas, foram preparadas para integrar os seus mais de 4000 sócios e dentro da proposta do Plano de Gestão da atual Gestão do IEP, sob a presidência do engenheiro Horácio Guimaraes.

O diretor Técnico do IEP, falou também da criação do novo site da instituição, o qual dinamizou as ações das Câmaras Técnicas e das Comissões Técnicas do IEP, inseridas no Plano de Gestão da atual diretoria, para o período 2019/2021, “Por meio deste novo site implantado, o Instituto passou a estabelecer um contato mais próximo com seus associados, deixando clara a postura como instituição protagonista e representativa no cenário da Engenharia e o compromisso com os profissionais de Engenharia e Agronomia e Geociências de trazer uma gama maior de informação, tecnologia e integração entre o IEP e seus associados, a sociedade e seus parceiros” encerrou o diretor.

As atividades da diretoria técnica do IEP terão recesso no período de 21/12/2020 a 17/1/2021, e a partir de 18/1/2021 estará retomando a programação com o grupo de coordenadores das Câmaras Técnicas e Comissões Técnicas, as atividades que atendam as expectativas de todos os associados e parceiros.

O diretor Técnico do IEP Ferrucio Kochisnki agradeceu a todos os amigos, colaboradores, funcionários, as Instituições Parceiras, assim como, a Diretoria do IEP, na participação e desenvolvimento das atividades realizadas em 2020, sem os quais nada seria possível ser realizado e deseja Ótimas Festas e um Abençoado 2021. ”Em breve estaremos no IEP realizando atividades presenciais para comemorar a AMIZADE QUE NOS UNE”, encerrou o diretor.

Em 17 de dezembro é comemorado o Dia do Engenheiro de Produção. A profissão habilitada pela Resolução nº288, de 7 de dezembro de 1983, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Confea), é bastante flexível dando ao profissional a possibilidade de atuar em diversas áreas da engenharia.

É o engenheiro que acompanha processos, produtos e serviços, controla perdas, estabelece planos de ações, atuando diretamente no planejamento. Também desenvolve, testa e supervisiona sistemas, processos e métodos produtivos entre outras atividades.

Parabéns Engenheiros de Produção!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizou, mais um IEP TALKS, com o tema PDE Hoshin Kanri: Planejamento e Desdobramento das Estratégias.

Na oportunidade, palestrou Marcelo Rodrigues, Diretor técnico – co-fundador GEMBAGROUP, Especialista lean Idealizador do primeiro Programa de Formação Profissional Lean do Brasil, Apoiador na transformação Lean de empresas nos segmentos, Metalmecânico, Alimentos, Construção Civil, Serviços, Autopeças, Automobilística, Logística, e Saúde.

Assista ao IEP Talks “PDE Hoshin Kanri: Planejamento e Desdobramento das Estratégias” abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube:

O presidente o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães e o ex-presidente do IEP e Conselheiro da Instituição, Nelson Gomez, se reuniram  no último dia 15 de dezembro de 2020, com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Gilberto Giacoia, onde foi apresentar notas técnicas do IEP e do Movimento Pró-Paraná de apoio aos projetos de modernização da Orla de Matinhos e da construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral. As obras fazem parte do planejamento estratégico do Governo do Estado e atendem demandas históricas de moradores e turistas, além de promover integração e desenvolvimento social.  

A revitalização da Orla de Matinhos está orçada atualmente em R$ 512.498.663,85 e o dinheiro já está depositado em conta, fruto de um financiamento obtido pelo Governo do Estado com um consórcio de bancos. O projeto executivo engloba novas estruturas marítimas, engordamento da faixa de areia, macro e micro drenagem e revitalização urbanística. Ainda restam algumas licenças e uma audiência pública antes do edital de licitação ser publicado. 

A Ponte de Guaratuba está em estágio inicial. O Governo do Estado recebeu em outubro 18 propostas de Manifestação de Interesse (MI) de empresas e consórcios que desejam participar da licitação para a elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia para implantação do projeto que conecta Guaratuba e Matinhos e substitui o transporte que atualmente é feito com ferry-boat. 

Segundo Guimarães, essas obras vão gerar empregos, saúde, qualidade de vida e mudar a cara de Matinhos e Guaratuba porque estão presentes nas zonas urbanas. “São projetos com consistência técnica e jurídica”, destacou. 

O presidente do IEP, explicou que o órgão trabalha em questões de infraestrutura há três anos. As reuniões, semanais, acontecem em câmaras técnicas e são debatidas em colegiado. Ele citou como exemplos a participação na articulação com a Itaipu Binacional para a construção da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu, e a inclusão da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no edital de licitação do pacote de concessões do governo federal em 2021. 

“Estamos atentos a questões ferroviárias, rodoviárias e projetos de interesse do Estado. Essas duas obras do Litoral são extremamente relevantes, importantes e que podem mudar a configuração econômica e social dessa região. São investimentos que darão outra dimensão de desenvolvimento para o Paraná”, afirmou Horácio Guimarães. “O Estado deu um salto em infraestrutura em um ano e meio. Estamos sentindo esse investimento pesado, o que é fundamental para o Paraná avançar”. 

 O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, neste ato representado pelo seu Presidente Eng. Horácio Hilgenberg Guimarães, comunica que em virtude dos Decreto Estadual nº 6294 publicado em 03/12/2020 (covid-19) e o Decreto Municipal nº 1640 impossibilitando a realização presencial da Consulta aos Associados para indicação dos representantes do IEP junto ao CREA/PR DECIDE cancelar a eleição presencial marcada para o dia 16/12/2020.

A Diretoria juntamente com os demais conselhos do IEP, estão tomando as medidas necessárias para realizar a indicação dos novos representantes em tempo hábil.

As inscrições dos candidatos recebidas até o dia 14/12/2020 serão mantidas, conforme previsto no edital de convocação e prorrogação solicitado pela Comissão Eleitoral. Os Candidatos serão informados das medidas tomadas para resolução das escolhas dos novos representantes.

Mais uma vez o IEP está prezando pela saúde dos associados e dos seus colaboradores.

Agradecemos a compreensão de todos e colocamo-nos à disposição.

Horácio Guimarães 
Presidente do IEP

A terceira edição do Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA UFPR)!, que teve como tema  escolhido “Segurança hídrica e Segurança Energética: o papel da pesquisa científica e reflexos na sociedade,  foi realizado entre os dias 07 e 11 de dezembro de 2020.  

Ao longo do III Simpósio do PPGERHA, foram realizadas palestras e mesas-redondas com pesquisadores e profissionais que trabalham com diversos temas associados à segurança hídrica. Também foram apresentados trabalhos submetidos por pesquisadores do PPGERHA e de instituições correlatas, com o intuito de valorizar e divulgar a pesquisa e estimular a interação entre pesquisadores e sociedade. 

Na oportunidade o Coordenador da Câmara Técnica de Energia do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, engenheiro Ricardo Vidinich, participou como palestrante, e falou sobre Segurança Energética.  

Ele abordou Temas que afligem o setor elétrico, mostrando um pouco a história, do que aconteceu ao longo dos anos, e questões de futuro, tendo um olhar para a economicidade tarifária. 

O Dia Nacional do Engenheiro de Pesca é festejado nesta data em comemoração à colação de grau da primeira turma de profissionais da área no Brasil, formada em 1974, no estado de Pernambuco. Hoje já são mais de 20 cursos em funcionamento, em estados do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, e aproximadamente 5.000 engenheiros de pesca, número que deve ser dobrado para atender a uma demanda de crescimento do setor de 10% ao ano.

Há no país cerca de 200 grandes reservatórios propícios ao desenvolvimento da piscicultura de água doce e centenas de viveiros instalados em propriedades rurais, sem contar o enorme potencial de produção da pesca marítima. Esses fatos, aliados a um perfil dos mais humanistas dentro do Sistema Confea/Crea, levam às novas gerações, cada vez mais interessadas na preservação da natureza e na sustentabilidade ambiental, grandes perspectivas de realização profissional na Engenharia de Pesca.

Parabéns, Engenheiros de Pesca!

A Engenharia de Avaliações e Perícias é uma modalidade caracterizada por seus aspectos específicos e técnicos, e o profissional da área, com seus pareceres e laudos científicos, é o especialista responsável por eliminar os riscos de perdas em projetos e bens patrimoniais. Esse profissional também se encarrega de inspeções prediais em conformidade com as normas e aplicação de tecnologias próprias aos processos, visando sempre a colaborar nas decisões do Poder Judiciário. Mais que simbólico, desde junho de 2003, o dia 13 de dezembro de cada ano é dedicado ao profissional Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia por sua luta classista, iniciada em 1957, e formalizada como modalidade no final dos anos 1970, com desapropriações em série na capital do Estado.

Décadas se passaram e as demandas hoje são mais diversificadas e complexas, mas os profissionais permanecem fiéis aos seus princípios de solucionar os problemas emergenciais e impedir negociações prejudiciais às partes envolvidas. Se os avanços tecnológicos exigem da profissão, os especialistas respondem à altura, destacando-se, com méritos, dentro da comunidade brasileira da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Parabéns, Engenheiros Avaliadores e Peritos de Engenharia!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizou, mais um IEP TALKS com o tema Smart Systems 4.0: Aplicações à distância usando tablets e smartphones na indústria 4.0.

Na oportunidade, palestrou Rodrigo dos Santos, que tem formação em Engenharia de Controle e Automação. Experiência há mais de 20 anos no segmento de automação industrial, iniciando como programador de CLP e projetista de painéis elétricos para automação. Há 12 anos trabalha na Fluipress Automação, onde os 9 primeiros anos foi coordenador do departamento de engenharia de controle. Após, por pouco mais de 1 ano assumiu a gerência da Engenharia que englobava as áreas de projetos mecânicos, projetos elétricos, pneumáticos, e desenvolvimento de software para máquinas especiais e linhas de montagem. Atualmente, é gerente geral da Fluipress, unidade CIC, onde teve a oportunidade de há aproximadamente 2 anos liderar também a divisão de Indústria 4.0.

Assista ao IEP Talks “Smart Systems 4.0: Aplicações à distância usando tablets e smartphones na indústria 4.0” abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube:

O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro. A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar e concretizar construções. Eles são responsáveis por realizar projetos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança. 

A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, que também criou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão. 

As grandes obras e os grandes feitos da humanidade têm os engenheiros como os grandes responsáveis. A engenharia projetou e ergueu monumentos, criou máquinas e instrumentos responsáveis pelas revoluções industriais, tecnológicas e agrícolas. Além de ter aprimorado técnicas que mudaram a vida do ser humano. 

Parabéns, Engenheiros. 

Confira abaixo, a homenagem em vídeo, criada pelo Confea/Crea: