Confira programação do quarto dia da 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná:
03 DE DEZEMBRO DE 2020 (QUINTA-FEIRA)
• 15h00 – TRANSFERIDA PARA 08/12 ÀS 18h00 – Palestra: Uso de Drones na Logística – Engenheiro Samuel Salomão.
• 16h00 – Palestra: Lajes Aliviadas Inovação e Sustentabilidade para as Estruturas – Engenheiro Aurélio Franceschi.
• 17h00 – Mesa redonda: Cidades Inteligentes – Cases de Sucesso – Engenheiro Roberto Marcelino / Arquiteta Juliana Palácios / Engenheiro Eduardo Marques / Engenheiro Sandro Vieira / Arq. Luiz Alberto Borges de Macedo
• 18h00 – Palestra: Construção Industrializada e o Déficit Habitacional – Edvaldo Correa – Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios B2B na Tecverde
• 19h00 – Palestra: Desenvolvimento de Veículo Protótipo Fórmula SAE – Acadêmico de Mecatrônica da UTFPR, Lucas Franco – Coordenador do Projeto Fórmula UTFPR.
• 20h00 – Palestra: Sustentabilidade e Soluções Green Building – PETINELLI – Eng. Rafael Ribeiro Sabetzki
Conheça os palestrantes:
SALOMÃO SAMUEL
Engenheiro e “Founder e CPO da empresa Speedbird Aero, Engenheiro de Software e Mestre em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo – USP.
AURÉLIO FRANCESCHI
Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Paraná. Pós-Graduação especialização em Engenharia de Estruturas UFPR -1992. É sócio diretor da As Estruturas Engenheiro Associados SS. Foi sócio da TESC Consultoria e Projetos Estruturais S/C Ltda. Foi Engenheiro Junior e estagiário da TESC. Foi Professor do Ensino Médio Rede Privada -Monitor das disciplinas de Cálculo, Física e Resistência dos materiais na UFPR ; Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC –PR) na disciplina Teoria das Estrutura – Professor do Departamento de Construção Civil do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nas cadeiras de Teoria das Estruturas A e Pontes A -Professor da Universidade TUIUTI- Pr em disciplinas de estruturas nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Coordenador e Professor em Cursos de Estruturas no IDD.
ROBERTO MARCELINO
SÓCIO-DIRETOR ICITIES, Roberto Marcelino é manager do Smart City Expo Curitiba e embaixador no Brasil da Fira Barcelona, organizadora do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo de cidades inteligentes que acontece desde 2011. A frente do iCities, empresa especializada em inovação, consultoria, projetos e soluções urbanas. É relator integrante da construção da Carta Brasileira Brasileira de Cidades Inteligentes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e convidado do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no programa Cidades 4.0, para o desenvolvimento da Política Nacional de Cidades Inteligentes, é Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal do Paraná e especialista em Marketing pela Fae School Business.
JULIANA PALÁCIOS
Coordenadora ICITIES PROJECTS, Arquiteta e urbanista, pós- graduada em Projetos e Edificações de Obras Públicas e perita do Poder Judiciário. Coordenadora do iCities Projects, com atuação focada em gestão de projetos público privados na área de inovações urbanas e desenvolvimento territorial. Responsável pela Curadoria Técnica do Smart City Expo Curitiba, versão abroad para o Brasil do maior evento mundial sobre Smart Cities.
EDUARDO MARQUES
SÓCIO-DIRETOR ICITIES Eduardo Filipe Mazzarolo Marques é engenheiro de produção civil pela UTFPR, com pós-graduação em engenharia de negócios pela FAE Business School. Atualmente é Sócio-diretor do iCities, coordena Estratégia e Finanças. O iCities é o representante oficial da Fira Barcelona no Brasil e é responsável pelo Smart City Expo Curitiba, o evento mais importante em todo o país. É um dos conselheiros do INICIS – Instituto Nacional de Infraestrutura, Construções Inteligentes e Sustentáveis. Possui experiência no desenvolvimento de startups, mercado imobiliário, construções sustentáveis, energia solar fotovoltaica, estudos de viabilidade, planos de negócios, fusões e aquisições, gestão de contratos, desenvolvimento de parcerias e novos negócios. Também é apaixonado por música e desenvolvimento humano.
SANDRO NELSON VIEIRA
Mestre em Administração pela UFRGS, especialista em Inovação e sua Implementação Empresarial pelo Instituto Europeu de Estratégias e Inovação, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela Business School FAE, especialista em Liderança de Equipes de Alto Desempenho pela Oxford Leadership Academy e Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPR.
Executivo com 25 anos de experiência e sólida carreira em gestão empresarial, governança e inovação. Atualmente é CEO e Membro do Conselho de Administração da SmartGreen Tecnologia S.A., empresa de tecnologia na automação de energia, em tele gestão de iluminação pública e conectividade para cidades inteligentes.
Durante 14 anos (1995-2009) foi sócio e Diretor da MESA ENGENHARIA, empresa familiar fundada pelo pai em 1977, no ramo de obras elétricas e civis, atendendo o mercado de Governo e Privado. A empresa tornou-se uma referência no Sul do Brasil em obras de instalações elétricas, chegando a ter mais de 500 funcionários.
Co-fundador do World Trade Center Curitiba Consulting (WTC Consulting), empresa de consultoria vinculada a holding WTC Curitiba/Joinville/Florianópolis. Membro do Conselho de Administração da SmartGreen Tecnologia S.A. • Membro do Conselho de Administração da CS Bionergia S.A. • Ex-Membro do Conselho de Administração da CELEPAR – Companhia de Tecnologia do Paraná • Membro do Conselho do Centro Brasil Design – CBD • Professor das disciplinas de Gestão de Projetos e Gestão da Inovação nos MBAS de Estratégia Empresarial e Empreendedorismo e Inovação da Universidade Positivo – UP. • Mentor e investidor em Startups da área de energia e economia criativa.
LUIZ ALBERTO BORGES DE MACEDO
Arquiteto / Gerente de Projetos CAU: A 16.364-3 da Empresa Borges de Macedo Arquitetura S/S Ltda , Formado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC PR – Pontifícia Universidade Católica no ano de 1989. Pós-Graduado em Cyber Arquitetura pela UNICENP – Curitiba/PR em 2005. Pós-Graduado em Negócios Imobiliários pela FAE – CDE – Curitiba/PR em 1995. Possui Inglês fluente, diplomado pela University of Oxford em 1982, bons conhecimentos em Espanhol e Francês e noções de Italiano. Atua no desenvolvimento e detalhamento de projetos Arquitetônicos e de Interiores; Planejamento de condomínios e edifícios residenciais; Design de mobiliário; Coordenação de equipe multidisciplinar para desenvolvimento de grandes projetos arquitetônicos, promovendo a integração dos projetistas complementares no desenvolvimento de produtos voltados ao mercado imobiliário, que atendam e excedam as expectativas dos clientes.
EDVALDO CORREA
Tecnólogo em Construção Civil, Licenciado em Educação Profissional e Pós-graduado em Gestão de Instituições de Ensino Técnico. Tem mais de 25 anos de experiência na cadeia da construção civil. Hoje atua como Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios B2B da TECVERDE. Trabalhou em empresas como SENAI, SEBRAE, PINI, PIONEIRA DA COSTA e GRUPO NOSTER, em cargos técnicos e executivos. Como palestrante, trata de temas relacionados à transformação da indústria da construção em sindicatos, associações, conselhos regionais, empresas privadas, congressos, fóruns setoriais e universidades.
LUCAS FRANCO
Coordenador do Projeto Fórmula UTFPR. Estudante de Engenharia Mecatrônica da UTFPR Curitiba. Técnico em Eletrônica pela UTFPR e estagiário da Renault do Brasil, foi Gerente do subsistema de Elétrica e Eletrônica Embarcada da equipe em 2019, tornou-se Vice Capitão em 2020 e é um dos responsáveis pela criação do primeiro protótipo elétrico da equipe.
RAFAEL RIBEIRO SABETZKI
Sócio e lidera a equipe de energias renováveis da Petinelli. Engenheiro eletricista e especialista em gestão em energia, possui experiência em edifícios com diferentes topologias, abrangendo comerciais, residenciais, industriais, logísticos, escolas, igrejas e lojas, totalizando mais de quatro milhões de metros quadrados construídos. Além disso, participou de projetos de implantação em automação e elétrica na área de saneamento e alimentícia. Com conhecimentos sólidos em geração local de energia renovável, eficiência energética e implantação de sistemas, consegue criar sinergia e buscar sempre o ponto ótimo entre eficiência e viabilidade, desde o projeto conceitual até o comissionamento e medição dos sistemas. Atualmente está envolvido em alguns dos primeiros edifícios net zero do Brasil, além de participar dos principais “low energy” do país. Dentre as obras realizadas por ele está à sede do escritório da Petinelli Curitiba (PR), 1º LEED Zero do mundo, e a sede da Coca Cola Uberlândia (MG) que é a 1ª edificação do grupo Coca-Cola no mundo a ser autossuficiente em água e energia.
ESPECIALIDADES • Engenharia – Elétrica/Luminotécnica • LEED • Simulação Energia Renovável • Medição e Verificação EDUCAÇÃO • Engenharia Elétrica, Universidade Positivo, Brasil • Tecnologia em Automação Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil • Especialização em Gestão em Energia, Universidade Positivo, Brasil
IMPORTANTE: Todos os Eventos serão online. Os acessos para ingressar nas salas virtuais serão encaminhados no dia do Evento Programado, para o e-mail informado no formulário da inscrição.
• Clique AQUI para fazer a sua inscrição!
Participe!

Confira programação do terceiro dia da 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná:
02 DE DEZEMBRO DE 2020 (QUARTA-FEIRA)
• 15h00 – Palestra: Galerias Inteligentes e Mapeamento do Sub-Solo – Solução Definitiva para o Ordenamento das Redes de Cabos Ópticos, de Energia Elétrica e demais UTILITIES. Eng. José Jairo dos Santos / Eng. Wagner Vendramini Pretel
• 16h00 – Palestra: Soft Skills: A importância do Cultivo de Si Mesmo para a Profissão e para a Vida – Engenheiro Francisco Schiochet Junior / Adm. e Relações Internacionais Carolina Hainzenreder Rostirolla
• 17h00 – Palestra: Ferramentas de Simulação Digital Aplicadas à Engenharia – Engenheiro Alisson Luiz Roman
• 18h00 – Mesa Redonda: Infraestrutura e Logística no Paraná – Eng. José Alberto Pereira Ribeiro / Eng. Horácio Guimarães / Eng. Ferrucio Kochinski / Eng. Adalberto Alves de Souza, Eng. Fernando Furiatti Saboia / Eng. Luiz Henrique Tessutti Dividino / Eng. Luis Roberto Dantas Bruel / Coronel Manoel Jorge dos Santos Neto / Dr. Luiz Antonio Fayet / Eng. Luiz Alberto Kuster / Antonio Pallú.
• 19h00 – Palestra: Energias Renováveis – Prof. Dr. Eloi Rufato Junior
• 20h00 – Palestra: Startups e Empreendedorismo na Engenharia – Engenheiro João Guetter
Conheça os palestrantes:
JOSÉ JAIRO SANTOS MARTINS
Graduado em Tecnologia de Computação pelo ITA, com especialização em Sistemas de Informação pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Possui mais de 45 anos de atuação em TI e Telecomunicações, especialista em mapeamento de infraestrutura de redes utilities e inteligência competitiva para o segmento de Telecomunicações, Banda Larga e Comunicações Móveis. Foi presidente do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva da SUCESU SP. É CEO da Mobile Telemática e diretor executivo da Rodovias Inteligentes Ltda.Co-autor do livro “A Explosão das Telecomunicações – 1960 Inicio do salto Tecnológico no País” – Bizz Editoria
WAGNER VENDRAMINI PRETEL
Graduado em Engenharia Mecânica – Escola de Engenharia Mauá – atua há mais de 30 anos nos mercados de automação industrial, telecomunicações e desenvolvimento de sistemas. Especialista em redes híbridas – fibra óptica + wireless. Habilidade para desenvolvimentos de novos negócios e novas tecnologias. Responsável direto por projetos de grande porte para tv a cabo, infraestrutura para redes ópticas urbanas e interurbanas e redes de grandes coberturas wireless. Pioneiro no desenvolvimento de projetos de redes ópticas e wireless em rodovias. É diretor Técnico da empresa Rodovias Inteligentes Ltda.
FRANCISCO SCHIOCHET JUNIOR
Engenheiro, sócio fundador de um startup na área de inteligência de mercado. Atuou por quase 20 anos na indústria automotiva sendo boa parte na área financeira. Pesquisa e acompanha a evolução das tecnologias em informática e internet das coisas. É docente da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana em Curitiba.
CAROLINA HAINZENREDER ROSTIROLLA
Graduada em Relações Internacionais, Pós-Graduada em Administração de Empresas. Iniciou a vida profissional como trainee em uma área de Negócio e depois passou a atuar na área de Gestão de Pessoas, onde está há mais de 8 anos, vivenciando experiências em diferentes frentes (seleção, desenvolvimento de lideranças, business partner) e segmentos de empresas (bancário, comunicação, tecnologia). Hoje trabalha em uma empresa de tecnologia como Coordenadora da área de People & Culture. É estudante de Logosofia há 10 anos.
ALISSON LUIZ ROMAN
É Engenheiro Mecânico e Mestre em Acústica e Vibrações pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou na área de pesquisa e desenvolvimento utilizando simulação numérica e trabalha na COMSOL desde 2011. “Atualmente é Diretor do escritório no Brasil.”
FERNANDO FURIATTI SABÓIA
Graduado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, em Engenharia Civil no ano de 1995. Analista de Infraestrutura do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) Especialidade de Gestão Ambiental Rodoviária. Chefe da Unidade Local do DNIT Assessor Do Ministro dos Transportes ( Ministério De Infraestrutura) Curitibano , Furiatti , foi nomeado pelo Governador Ratinho Júnior, para ocupar o cargo de Diretor Geral do (DER).
HORÁRIO HILGENBERG GUIMARÃES
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1974, Horácio Hilgenberg Guimarães possui experiência como Coordenador de Operações Ferroviárias e Logística. A sua carreira é sustentada em ambientes de negócios nacionais e internacionais com ênfase em operações logísticas incluindo importantes cargos executivos de empresas como Transferro Transportes Multimodal, Ferropar – Ferrovia Paraná, ALL – América Latina Logística e RFFSA – Rede Ferroviária Federal. Horácio tem uma importante história dentro do Instituto de Engenharia do Paraná, onde é membro remido e parte integrante do Conselho Deliberativo, sendo seu Coordenador 2016/17,18 e 19. Foi Coordenador da Câmara Técnica de Transportes e Logística. Outros marcos de Horácio Guimarães incluem a sua participação na Câmara Técnica de Transportes e Logística da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP e no Conselho Fiscal do Instituto LACTEC. Atualmente é Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP para o período 2019 a 20121. Horácio possui vasta experiência em negociações com grandes clientes, bancos, fornecedores em todas as esferas governamentais e entidades de classes. Possui Conhecimento na multimodalidade de transportes e logística de diferentes produtos com ênfase ao Transporte Ferroviário.
JOSÉ ALBERTO PEREIRA RIBEIRO
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1971, tem atuação constante e relevante em diversas entidades. Além de ser Coordenador do Conselho Estratégico do IEP, também faz parte dos conselhos consultivos da APEOP, da ANEOR e BRASINFRA. Atua no Conselho Temático de Infraestrutura (COINFRA) da CNI, como Delegado Representante do SICEPOT/PR na FIEP, além de ser membro do Movimento Pró- Paraná e Delegado Representante junto à FIEP-PR do SICEPOT. Presidente do SICEPOT – Sindicato da Indústria da Construção Pesado do Estado do Paraná e Vice Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná. Dentre os vários títulos recebidos ao longo de sua carreira destacamos os mais recentes como Engenheiro do Ano – Troféu Paraná de Engenharia IEP (2014), Mérito Nacional do Transporte Ferroviário ANTF (2012) e CRIAS – Amigas da Integração da América do Sul CRIAS (2011), além de dezenas de outras homenagens, entre elas Medalha de Honra ao Mérito da Cruz Vermelha do Paraná, Sócio Honorário do IEP e Medalha Mérito Mauá, Cidadão Benemérito do Paraná.
LUIZ HENRIQUE TESSUTTI DIVIDINO
Empresário, Bacharel em Administração de Empresas, com especialização MBA em Logística, Gestão Empresarial pela FGV, e certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa–IBGC. Sua experiência profissional foi dedicada à gestão portuária, atuando há 30 anos na gestão de empresas públicas e privadas. Desde 1993, integrou o grupo de modernização portuária atuando na implantação dos novos marcos legais em 1993 e 2013, em programas de desestatização e desburocratização do setor. Nos Portos do Paraná atuou nas grandes transformações que representaram sair do patamar de 17 milhões de toneladas (1994) para 53 milhões de toneladas em 2018, possibilitando ao Porto de Paranaguá, movimentar anualmente mais de 35% do PIB do Paraná. Na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, atuou como Diretor Presidente, Diretor Comercial, de Operações e do Porto de Antonina. Na área privada, atuou como diretor presidente e diretor de desenvolvimento, gerenciando empreendimentos em Santos, Paranaguá, Antonina, Pontal do Paraná. Nas últimas três décadas, atendeu seminários, conferências e cursos de especialização, em Portos Brasileiros, da Espanha, Itália, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Holanda, Bélgica, Canadá, EUA, Rússia, Uruguai e Argentina. A intensa atuação na área de tecnologia e automação foi reconhecida em 2001, com o Prêmio de 1° Lugar em Tecnologia Portuária concedido pela International Association Ports and Harbour – IAPH, no Japão, ainda o único brasileiro outorgado com esta comenda da maior associação de portos do mundo.
LUÍS ROBERTO DANTAS BRUEL
Engenheiro Mecânico, formado em 1967 pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Paraná. Trabalhou na Mecânica Pesada S.A., em Taubaté, na Companhia de Desenvolvimento do Paraná – CODEPAR,depois transformada no BADEP – Banco de Desenvolvimento do Paraná. Passou a maior parte de sua vida profissional na COPEL – Companhia Paranaense de Energia, onde trabalhou na construção das usinas de Salto Osório e Foz do Areia, depois na Superintendência de Energias Alternativas. Foi o primeiro Presidente da COMPAGAS- Companhia de Gás do Paraná. Atuou em várias entidades, sendo Diretor Cultural do IEP, Conselheiro do CREA, e atualmente é Diretor do Movimento Pró Paraná.
ELOI RUFATO JUNIOR
Doutor e Mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP-POLI em Sistemas de Potência, Energias Renováveis e Proteção de Sistemas, graduado Engenheiro Eletricista pela UTFPR em 1989. Engenheiro Eletricista Sênior da COPEL na Área de Energias Renováveis atua com Projetos, Implantação e Operação de Parques Eólicos. Professor do ensino superior da UTFPR. Desenvolve estudos e implantação nas áreas de Energias Renováveis, Eólicas, Fotovoltaica, Biomassa, Biogás e Sistemas de Geração Distribuída e Proteção d e Sistemas de Potência. Professor da UFPR curso de pós-graduação em Energias Renováveis e Eficiência Energética.
Coronel MANOEL JORGE DOS SANTOS NETO
Formado pela Escola Superior de Segurança Pública – Academia Policial Militar do Guatupê – APMG. Pós Graduado em Direito Disciplinar. Pós Graduado em Direito Ambiental. Mestre em Segurança Pública pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Segurança Pública Escola Superior de Segurança Pública – APMG. Diretor Executivo da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná- FETRANSPAR. Membro do Conselho Estadual do Trabalho Emprego e Renda da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.. Representante da FETRANSPAR no Movimento Pró-Paraná. Representante da FETRANSPAR na Associação Comercial do Paraná. Membro da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos.
ANTONIO PALLÚ
Superintendente do Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena. Bacharel em Administração de Empresas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC (ano 1998). PDE – Programa de Desenvolvimento de Executivos FDC – Fundação Dom Cabral (ano 2010); MBA Executivo em Gestão Aeroportuária (Conclusão prevista para 12/2020). Superintendente do Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz – SBFL, de 09/01/2017 a 01/02/2018; Gerente do Aeroporto de Bacacheri/Curitiba – SBBI, de 2002 a 2005; Membro Titular do Conselho Fiscal da Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S. A., de 19/04/2018 até a presente data; Coordenador da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuária CONAERO – SBCT. Curso “ Melhores Práticas de Governança para Administradores e Conselheiros Fiscais”, maio 2018 – Instituto brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; Programa de Capacitação em Superintendência de Aeroportos, 2006, CEFTRU – UNB – Universidade de Brasília; Curso de Administração de Aeroportos da Infraero, 2009, INFRAERO; Curso do Sistema de Gerenciamento em Segurança Operacional – SGSO, 2009, INFRAERO; Curso de Certificação Operacional de Aeroportos, 2009, ANAC; Curso de Prevenção e Investigação de Acidentes e Incidentes Aeronáuticos, 2003, CENIPA; Curso Básico de Inteligência – SEPR, 2010, ABIN – Agência Brasileira de Inteligência; Curso de Liderança e Desenvolvimento de Equipes, 2008, FGV ISAE; Estágio de Desenvolvimento de Liderança, 2010, Marinha do Brasil; Participação como Membro da Câmara Infraestrutura de Transportes e Logística da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP; Participação como Membro do Conselho de Comércio Exterior da Associação Comercial do Paraná – ACP; Participação como Membro da Câmara Setorial de Infraestrutura da Secretaria Estadual de Assuntos para COPA FIFA 2014; Membro efetivo da COESGE – PR Participação em diversos Fóruns e Eventos como palestrante sobre infraestrutura aeroportuária e modal aéreo de transporte. Título de Cidadania da Associação Comercial do Paraná – ACP, conferido em 09/05/2016, reconhecimento pelo desempenho de melhor aeroporto do Brasil. Diploma de Amigo da Marinha, conferido em 30/09/2013; Medalha do Pacificador, conferida pelo Comando do Exército Brasileiro em 25/08/2011; Medalha Coronel Sarmento, conferida pelo Governador do Estado do Paraná e Comando Geral da Polícia Militar do Paraná em 17/05/2011; Diploma de Colaborador Emérito do Exército, conferido em 25/10/2010; Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, conferido em 01 de julho de 2005 pelos bons serviços prestados ao Comando da Aeronáutica; Certificado de Reconhecimento Profissional, conferido em 2005 pelo Rotary Club Internacional, pelos serviços prestados à comunidade.
JOÃO GUETTER
Engenheiro mecânico formado pela UFPR. Pós-graduado em engenharia econômica pela FAE. MBA Marketing PUCPPR. MBA Empreendedorismo PUCRS. Quarenta anos de vida executiva em grandes corporações, Grupo Electrolux e Grupo Midea em posição de presidência e CEO. Conselheiro de Administração de empresas familiares. Investidor Anjo coordenador do núcleo Paraná da Anjos do Brasil, membro da Curitiba Angels e COREAngels Atlantic (Portugal) e, cotista do Fundo VC GooDz. Mentor do Founder Institute e das aceleradoras da FIEP e ACE.
IMPORTANTE: Todos os Eventos serão online. Os acessos para ingressar nas salas virtuais serão encaminhados no dia do Evento Programado, para o e-mail informado no formulário da inscrição.
• Clique AQUI para fazer a sua inscrição!
Participe!

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizou no último dia 30 de novembro de 2020, a abertura da 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia, que tem como foco os Desafios na Engenharia: Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo.
Serão cinco dias de intensa programação, com a realização de palestras, e a participação de profissionais em suas áreas de atuação e universitários, que debaterão assuntos relacionados à engenharia, entre outros temas de interesse acadêmico e profissional, pautando os temas e negócios nas diversas atividades profissionais.
Na abertura do evento, que está sendo online, o presidente do IEP, Horácio Guimarães, disse que estimular o empreendedorismo é crer na capacidade do indivíduo em inovar, criar novos negócios, empregar pessoas e gerar riquezas, e por esse motivo, é de grande importância produzir conhecimento acerca dessa temática. Deste modo, a atitude empreendedora e o ramo de negócio sustentável podem contribuir para o processo empreendedor.
“Existem fatores que favorecem o empreendedorismo, tais como a experiência anterior na área de interesse, alto nível de formação acadêmica e a procura por apoio especializado no momento de empreender. Assim, pode-se concluir que conquanto exista uma combinação favorável de fatores para o sucesso de um novo empreendimento, há muito que se discutir acerca do perfil, das motivações e das atitudes pessoais de cada empreendedor para que os novos negócios na área da sustentabilidade possam gerar lucros e estabelecer-se com sucesso no mercado atual” enfatizou o presidente.
Guimarães ressaltou ainda que a missão do Instituto de Engenharia do Paraná é fomentar o desenvolvimento da Engenharia, integrando e valorizando os profissionais, oportunizando capacitação e agindo como fórum de discussão da sociedade, além de promover a engenharia por meio de ações educacionais, proposições de interesse público, congraçamento e valorização profissional e do bem comum.
Na oportunidade estiveram presentes também, o vice-presidente do IEP, José Alberto Pereira Ribeiro, representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, deputado Marcio Nunes, o reitor da UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Marcos Schiefler Filho, o presidente do CREA-PR Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Ricardo Rocha, o diretor Técnico do IEP, Ferrucio Kochinski, o engenheiro Francisco Luiz Sibut Gomide, ex-ministro de Minas e Energia, palestrando sobre os “Desafios da Engenharia” e o engenheiro agrônomo Luiz Antônio Rossafa, mestre em Agronomia pela UNESP – Campos de Botucatu-SP, falando sobre a “Ética Profissional”.
A Semana da Engenharia é uma oportunidade de confraternização e aprimoramento no cenário profissional da engenharia, que mobiliza praticamente todos os setores produtivos industriais, em torno de palestrantes de renome nacional da iniciativa privada e setor público, além de importantes instituições de ensino vinculadas às diversas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia.
Assista ao evento de abertura da 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia:
O presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães, o vice-presidente do IEP e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná – SICEPOT-PR, o presidente do SICEPOT-PR, José Alberto Pereira Ribeiro, o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, o ex-presidente do IEP, Nelson Gomez e o Engenheiro Luiz Roberto Bruel, participaram no último dia 30 de novembro de 2020, de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Ademar Traiano.
Na oportunidade foram apresentados ao presidente da Assembleia Legislativa, os estudos referentes à Concessão de Rodovias no Paraná – Pedágios, realizados pela sociedade civil organizada, que engloba o IEP-Instituto de Engenharia do Paraná, o Movimento Pró-Paraná, oSindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná – SICEPOT-PR, o G7, e o G10.
Para o presidente do IEP, Horácio Guimarães, a maior carga de investimentos no setor rodoviário será no Paraná, o maior lote de concessões. “Estamos desenhando há quase um ano um modelo que traga tarifa justa, desenvolvimento para a agricultura e principalmente maior infraestrutura rodoviária para o Paraná”, disse Guimarães.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, falou da importância da sociedade organizada trazer uma proposta ao Poder Legislativo, pois possibilita o reconhecimento e seriedade no processo de estruturação das concessões no Estado.
Para o vice-presidente do IEP e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná – SICEPOT-PR, José Alberto Pereira Ribeiro, houve a necessidade de conversar com o presidente da Assembleia, deputado Admar Traiano, para dizer que hoje existe alternativa de solução, e esta alternativa tem que ser a melhor para o Estado do Paraná. “Viemos aqui falar sobre as concessões , a nova licitação que ocorrerá o ano que vem, mostramos nossa posição, sabemos que tem um sistema estadual e federal, mas a nossa posição é importante, voltaremos a essa casa por orientação do presidente da Assembleia, para conversarmos com membros comissão de infraestrutura, para abrir um diálogo e chegar a uma alternativa melhor para o Paraná e para a economia estadual”, enfatizou.
Para o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, a Sociedade Civil paranaense vem pagando um preço muito caro ao longo dos últimos trinta anos por conta de um pedágio mal sucedido lá trás.
“Agora que estamos chegando próximo ao prazo de vencimento dessas concessões, a sociedade civil organizada passou a discutir tecnicamente a nova modelagem do pedágio das rodovias do Paraná, e chegamos a várias conclusões, uma delas, obvia, é de que nos queremos preço justo nessa nova renovação das concessões, queremos um modelo adequado, tarifas justas, e que as obras sejam realizadas, especialmente no início da nova concessão. Para se colocar todas essas variáveis, você precisa ter um modelo bastante complexo que contemple tudo isso e que de aos paranaenses a tranquilidade que estamos no caminho certo. Então o bom diálogo com o Governo do Paraná, com o Governo Federal, com a Bancada Federal, agora fica enriquecido com a participação da Assembleia Legislativa do Paraná, queremos que todos os atores envolvidos participem desse processo, para chegarmos a melhor solução para o Estado.
Comitê de apoio ao controle da pandemia da Covid-19 em Curitiba e RM – da SC
Integrado por 18 entidades representativas da sociedade civil de Curitiba, o Comitê de Apoio ao controle da Pandemia, alinhado com os esforços das autoridades e da população para evitar o agravamento da Covid-19, ALERTA
- Empresários do comércio e de serviços, com atendimento ao público, devem diligenciar a observância das regras de prevenção emitidas pelo poder público e reforçadas pelas entidades setoriais (Associação Comercial e Fecomércio)
- Em especial, rígido controle de acesso aos estabelecimentos, uso obrigatório de máscaras por atendentes (e proprietários), disposição de álcool gel na entrada e balcões, etc.
- Síndicos de condomínios, chefes de família e responsáveis por crianças e jovens: cumprir os protocolos que proíbem aglomerações e “festinhas” nas unidades de moradia,
- Jovens e pessoas em geral: evitar aglomerações, viagens desnecessárias, contatos pessoais diretos (a doença já está vitimando essa faixa de idade).
- Na Região Metropolitana, as mesmas regras de prevenção devem ser observadas (o vírus não tem divisas geográficas).
Confira programação do segundo dia da 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia do IEP-Instituto de Engenharia do Paraná:
01 DE DEZEMBRO DE 2020 (TERÇA-FEIRA)
• 16h00 – Palestra: Intercâmbio e Experiência Profissional – Msc. Bernardo Klosowski
• 17h00 – Palestra: A Engenharia e a Relação com a Produção e o Consumo Sustentável – Professora Cássia Ugaya UTFPR
• 18h00 – Palestra: Inovação e Criatividade – Arquiteto Sérgio Póvoa Pires
• 19h00 – Palestra: Inspeção Predial – A Nova Norma e sua Importância na Conservação de Edificações – Prof. Dr. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho
• 20h00 – Palestra: Indústria 4.0 e IOT – Engenheiro Antonio Carlos Moura
Conheça os palestrantes:
• Bernardo Klosowski: BIM Engineer – Jones Engineering – Irlanda, Mestre em Engenharia da Construção – Instituto Politécnico de Bragança – Portugal, Bacharel em Engenharia Civil – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil, Ex-membro do grupo Curitibracon – Brasil, Ex-assessor Jurídico-Financeiro – Tetris Empresa Júnior – Brasil.
• Cássia Ugaya: Professora da UTFPR atuou como consultora do PNUMA (atualmente ONU meio ambiente) e foi cofundadora da Rede Ibera Americana de Ciclo de Vida (RICV, a qual foi co-chair da primeira gestão), da Associação Brasileira do Ciclo de Vida, da Social LCA Alliance, da Rede de Pesquisa em Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida (RAICV) e do Grupo de Trabalho em ACV Social (GTACV-S). Atualmente atua como coordenadora do Comitê Técnico de Avaliação de Impacto do Ciclo de Vida do Programa Brasileiro de ACV, do Grupo de Trabalho em Avaliação Social do Ciclo de Vida e contribui também com o setor privado, participando da Rede Empresarial Brasileira de ACV.
• Sérgio Póvoa Pires: Arquiteto, formou-se em Arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Fluente em Inglês, Alemão e Espanhol. Especializou-se em Planejamento Urbano e Regional pela Deutsche Stiftung für Internationale Entwicklung (Alemanha) e em Técnicas de Qualidade e Produtividade pela Japan International Cooperation Agency JICA – Japan Productivity Center – JPC (Japão). Foi professor visitante da Euromed Management – Marselha (França); da Audencia Ecóle de Management – Nantes (França); e da Hanken School of Economics – Helsinque (Finlândia). Já Ministrou aulas e proferiu palestras em Congressos, Seminários e encontros de Negócios na África do Sul, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Emirados Árabes Unidos, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Japão, Peru, Polônia, México, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Suécia e Venezuela. Elaborou/coordenou projetos arquitetônicos e urbanísticos, programas de desenvolvimento urbano e econômico para a cidade de Curitiba. Desenvolveu projetos e programas para a preservação dos patrimônios cultural e natural de Curitiba e do Paraná. De 2013 a 2016, presidiu o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), instituição à qual foi vinculado desde 1976. Foi membro do Conselho de Administração da URBS, gerenciadora do transporte coletivo de Curitiba, e do Conselho da Cidade de Curitiba – Concitiba. Coordenou a elaboração do Plano Diretor de Curitiba (2015), da Lei de preservação do Patrimônio Cultural e da proposta da nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba (2016). Coordenou o Núcleo de Ações Internacionais do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul – Fundação Getúlio Vargas (ISAE-FGV). Na administração municipal foi Diretor Técnico e de Operações da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (atual Agência Curitiba de Desenvolvimento). Foi Assessor da Secretaria Estadual da Cultura e Coordenador do Movimento pela Produtividade do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), com sede em Curitiba.
• Luiz Carlos Pinto da Silva Filho: Engenheiro Civil/UFRGS, MSc/UFRGS, PhD/University of Leeds. Professor Titular – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretor da Escola de Engenharia. Coordenador do PACTO ALEGRE. Membro do Comitê Executivo da ALIANÇA PARA INOVAÇÃO UFRGS-PUCRS-UNISINOS. Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (FAPERGS). Membro do Conselho de Ciência e Tecnologia (CITEC) da FIERGS. Presidente do Conselho Superior da Incubadora Hestia. Membro do Conselho Estratégico da Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA). Membro do Board da Global Urban Development (GUD). Membro do Conselho do Parque Científico Tecnológico ZENIT da UFRGS. Coordenador do Projeto CAPES-FULBRIGHT de Modernização do Ensino de Engenharia na UFRGS
• Antônio Carlos Moura: Engenheiro Mecânico graduado pela UFPR (1988), com especialização em Mecatrônica (Festo Academy – 1999 a 2012), em Administração industrial pela USP (1990),em Administração de Marketing pela PUC/FAE (1994), MBA Administração estratégica de Negócios UFPr (2003) e MBA Gestão Comercial FGV (2010). Moura tem 31 anos experiência em automatização de manufatura e processos na indústria automobilística, autopeças, eletronic & light assembly e white line , process , food & beverage, e OEM (original equipment manufacturers). Na indústria automotiva trabalhou na construção dos bodies & paint shops, assembly line : VW (projetos A3, Golf , Saveiro , Gol gerações 3, 4 e 5, Fox, Crox Fox, Saveiro, Amarok) , Renault (Megane sedan, Megane Scenic, Logan, Sandero, Xterra, Master , GM (Prisma e nova linha de cabeçotes e motores (Joinville), Volvo (fábrica de cabines e usinagem de motores). Na indústria de auto peças trabalhou na fabricação de linhas de montagem de dispositivos na Robert Bosch, Krupp , Krupp Presta, Faurecia, Peguform, Brose, Delco Remi , Zen, Stinner & Binz, FPT (ex Tritec) , Comau, GME, Eurogam, etc…). Também trabalhou na fabricação de linhas de montagem de dispositivos Electrolux, Wirhpool Embraco, Techumseh , Statomat, Draft , Astem , Rossil, Pollux.
IMPORTANTE: Todos os Eventos serão online. Os acessos para ingressar nas salas virtuais serão encaminhados no dia do Evento Programado, para o e-mail informado no formulário da inscrição.
• Clique AQUI para fazer a sua inscrição!
Participe!

No Brasil, o estatuto foi um dos primeiros códigos inteiramente elaborados pelo Governo Militar no Brasil, a fim de colocar um freio nos movimentos campesinos que se multiplicavam durante o Governo João Goulart.
Tal Lei foi instituída em 30 de novembro de 1964, pelo então Presidente da República, Castelo Branco, após aprovação pelo Congresso Nacional, por isso na mesma data se comemora o Dia do Estatuto da Terra.
Foi logo após assumirem o poder, que os militares incluíram a reforma agrária entre suas prioridades, formando um grupo de trabalho sob a coordenação do Ministro do Planejamento, para a elaboração de um projeto de lei de reforma agrária. O estatuto constituiu-se na primeira proposta articulada de reforma agrária, feita por um governo, na história do Brasil e possuía as seguintes metas estabelecidas: a execução de uma reforma agrária e o desenvolvimento da agricultura.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica, do Banco de Ideias e da Câmara Técnica de Cartografia, Geociências e Geotecnologias, realizou, mais uma edição do IEP TALKS, discutindo o Cadastramento de Barragens.
Na oportunidade, palestrou a Engenheira Agrônoma, Carla Beck, assessora Técnica de Meio Ambiente do Sistema FAEP-SENAR, mestre em Agronomia, com especialização na área de Direito Ambiental, ministra cursos no setor de regularização ambiental, membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente, membro do Conselho de Bacias Hidrográficas, participa de grupos de trabalhos do governo do Estado do Paraná para discutir a regularização da área ambiental.
Assista ao IEP Talks “Cadastramento de Barragens” abaixo ou pelo Canal do IEP no Youtube:
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizará no próximo dia 30 de novembro de 2020, a abertura da 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia com o tema “Desafios na Engenharia: Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo”.
Na oportunidade fará a abertura o presidente do IEP, Horácio Guimarães e palestrarão Engenheiro Francisco Luiz Sibut Gomide, formado em economia e em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado em Recursos Hídricos pela Colorado State University em 1975. Gomide foi engenheiro, diretor administrativo-financeiro e posteriormente diretor-presidente da COPEL. Entre 1987 e 1989 foi membro do Conselho de Administração das Centrais Hidrelétricas do Sul do Brasil (ELETROSUL). Em abril de 1993 assumiu o cargo de diretor-geral do lado brasileiro da Itaipu Binacional, cargo que exerceu até outubro de 1995 sendo sucedido por Euclides Scalco (PSDB/PR). Após sair de Itaipu assumiu a presidência das empresas Espírito Santo, Centrais Elétricas S. A. (Escelsa) e Energética do Mato Grosso do Sul (Enersul) entre 1995 e 2001. No dia 3 de abril de 2002 foi nomeado ministro de Minas e Energia no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso. Após sair do ministério, em 1º de janeiro de 2003, dedicou-se às atividades de pesquisa e consultoria na área de engenharia e energia elétrica.
Também estará palestrando o agrônomo Luiz Antônio Rossafa, graduado em Agronomia pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel-Bandeirantes-PR. especializado pela Escola Superior de Agronomia de Lavras-MG, Escola Superior de Agronomia Luiz De Queiroz – Piracicaba-SP. Curso De Mestrado Em Agronomia Pela Unesp – Campos de Botucatu-SP. Curso de Especialização Em Engenharia de Segurança do Trabalho UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curso de Especialização em Ergonomia Up – Universidade Positivo. Professor, Vice-Diretor e Diretor da Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel de Bandeirantes-PR; Consultor em Laboratórios de Analise de Solo, Consultor em Assistência Técnica de Cooperativa Agrícola e Conselheiro Estadual e Federal no Conselho Estadual e Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia – (Crea/Confea). Foi Presidente do Crea-Pr por duas gestões e Membro do Conselho de Administração da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e Diretor de Gestão Corporativa da Copel, Diretor de Engenharia da Copel. Ergonomista em Empresa da Família e Produtor Rural (Avicultura). Professor Convidado da Universidade Positivo, Em Curitiba. Sócio da Empresa Bio Aprimoramento (Especializada Em Treinamento/Ergonomia). Atualmente é Chefe de Gabinete Do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
PROGRAMAÇÃO 30 DE NOVEMBRO:
• 19h00 – Abertura: Engº. Horácio Guimarães – Presidente IEP
• 19h15 – Palestra: Desafios na Engenharia – Engº. Francisco Luiz Sibut Gomide
• 19h45 – Palestra: Ética Profissional – Engº. Luiz Antonio Rossafa
IMPORTANTE: Todos os Eventos serão online. Os acessos para ingressar nas salas virtuais serão encaminhados no dia do Evento Programado, para o e-mail informado no formulário da inscrição.
• Clique AQUI para fazer a sua inscrição!
Participe!

Com o apoio do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Cartografia, Geociências e Geotecnologias, o CRA – PR Conselho Regional de Administração, realizará hoje dia 27 de novembro de 2020, o evento online “Fórum Digital de Administração do Paraná”. Participe de mais esta iniciativa do Conselho Regional de Administração do Estado do Paraná!
• Data: 27 de novembro de 2020
• Horário: 19h00
• Local: Canal do CRA-PR no Youtube – Clique Aqui para acessar!





