Os trabalhadores contam com dois aliados na linha de frente na luta pela promoção e execução da proteção ao trabalho. Tanto os engenheiros de Segurança do Trabalho quanto os técnicos de Segurança do Trabalho caminham juntos em busca dos mesmos objetivos, que são o de assegurar condições mais dignas de saúde e segurança aos trabalhadores.

Hoje, 27 de novembro, é o dia de homenagear esses profissionais, que têm como principal responsabilidade garantir a segurança e proteção dos demais colegas de trabalho. A escolha desta data recorda a lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, responsável por regularizar as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Parabéns para todos os profissionais que contribuem para a construção de ambientes seguros e saudáveis.

O IEP – Instituto de engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Sociocultural, realizou, mais uma LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 9): Romênia – Uma jornada sentimental”.

Na oportunidade, palestrou José Silvério Gomes Valadares, Engenheiro Mecânico Eletricista formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (1.961) e Engenheiro de Equipamentos de Petróleo, graduado pela Petrobrás (1.962).

Na Petrobrás, em destaque, coordenou a implantação pioneira de computadores industriais da Refinaria do Paraná e as atividades de suporte operacional no projeto “offshore” de produção de petróleo da Bacia de Campos e, na Petrobrás Distribuidora, atuou como Gerente de Suprimento de Materiais e coordenou projetos de Planejamento Estratégico e de modernização organizacional.

Participou de várias missões no exterior, destacando-se a de computadores de controle de processo industrial, no Japão, e a de produção “offshore” de petróleo, no mar do norte e golfo do México.

Na área de Qualidade, foi Gerente na Petrobrás Distribuidora e Assessor da Qualidade e Produtividade do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. É “Lead Assessor” de sistemas da qualidade ISO 9.000 (Registro no 93/744, pela David Hutchins International Ltd.).

No Ministério da Agricultura e do Abastecimento, foi Consultor do programa “Sistema de Análise de Riscos e Controle de Pontos Críticos – ARCPC” e do programa “Prêmio da Qualidade nas Delegacias Federais de Agricultura – PQDFA”. Estimulou e orientou a criação do Prêmio da Qualidade na Agricultura – PQA, o primeiro e único no mundo, como consultor e instrutor da Fundação Nacional da Qualidade. No sistema S atuou de 2001 a 2005 como Consultor de Gestão e Negócios no Programa Alimentos Seguros – PAS, atuando como palestrante e instrutor, e desenvolvendo em todos os programas estaduais uma visão estratégica de negócios.

Na busca de crescimento pessoal fez grandes investimentos, com destaque para Biodança, Eneagrama, Processo Hoffman da Quadrinidade e Pathwork.

Presentemente se disponibiliza como Consultor Social voluntário, destacando-se as contribuições que prestou ao IPREDE – Instituto de Prevenção de Desnutrição Infantil e à Associação das Fundações do estado do Ceará – AFECE, ambos em Fortaleza.

Casado com Stela Maria dos Reis, reside atualmente na Serra da Mantiqueira, em Caxambu MG, onde se encontra a maior concentração de águas minerais curativas do planeta. Nos últimos anos tem procurado conhecer o mundo, com alma de fotógrafo, sempre buscando conhecer a história e a cultura dos povos. Até o momento são 81 países, com o objetivo de alcançar 100 até final de 2022.

Assista a Live “Viajando pela Cultura (Parte 9): Romênia – Uma jornada sentimental” abaixo ou pelo Canal do IEP no Youtube:

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizou, mais uma edição do IEP TALKS, que terá como tem “Elementos Finitos e suas Aplicações”.

Na oportunidade, palestrou Cleber Pagliosa, engenheiro mecânico com graduação e mestrado pela UFSC. Possui 20 anos de experiência profissional em mecânica dos sólidos computacional. Desenvolve modelos e metodologias de simulação numérica para verificação, validação e otimização de sistemas mecânicos. Ampla experiência profissional em planejamento, supervisão e execução de projetos de pesquisa e inovação voltados para o aumento da confiabilidade mecânica de estruturas. Possui sólidos conhecimentos em caracterização das propriedades mecânicas e desenvolvimento de modelos de elementos finitos para análise da resposta estática e dinâmica de materiais poliméricos.

Assista ao IEP Talks “Elementos finitos e suas aplicações” abaixo ou pelo Canal do IEP no Youtube:

Conforme disposto no artigo 60 do Estatuto do IEP e no Regulamento da Consulta aos Associados para Indicação de Representante do IEP junto ao CREA-PR, o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP convoca todos os Associados para participarem da Consulta para Indicação dos Representantes do IEP junto ao CREA-PR. A Consulta será realizada por votação presencial, tendo início às 12h00min do dia 16/12/2020 e término às 19h00min do dia 16/12/2020.  

Serão selecionadas duas das chapas regularmente inscritas, em cada modalidade, ou seja, 2 (duas) chapas compostas por Representantes Titulares e Suplentes na modalidade Engenharia Civil e 2 (duas) chapas compostas por Representantes Titulares e Suplentes na modalidade Engenharia Mecânica, as que obtiverem maior número de votos; as vagas estão sujeitas à confirmação do sistema CONFEA/CREA.

Clique nos links abaixo para o acesso ao edital, requerimento e regulamento:

• Edital de convocação
• Requerimento
• Regulamento

Com o apoio do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Cartografia, Geociências e Geotecnologias, o CRA – PR Conselho Regional de Administração, realizará hoje dia 26 de novembro de 2020, o evento online “Fórum Digital de Administração do Paraná”. Participe de mais esta iniciativa do Conselho Regional de Administração do Estado do Paraná!

• Data: 25 a 27 de novembro
• Horário: 19h00 (todos os dias)
• Local: Canal do CRA-PR no Youtube – Clique Aqui para acessar!

Visando valorizar a importância cultural de registro por imagens relacionadas com a engenharia, o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizou o 13º Concurso Fotográfico com o tema “Engenharia no Brasil”. Participaram do Concurso, fotógrafos em geral, amadores e profissionais.

Em virtude do agravamento da pandemia, a premiação que ocorreria no dia 05 de dezembro de 2020, foi transferida para o dia 06.02.2021, com a entregas dos certificados. Os pagamentos dos prêmios serão realizados em transferência bancária nos próximos dias.

Participaram no julgamento a Diretora de Apoio Sociocultural, Engenheira Maria Elisabete Yang, os Profissionais de Fotografia, Enéas Gomez e Adoniran Caetano. Conheça os vencedores do Concurso e suas obras:

1º Lugar: Michel Willian dos Santos

2º Lugar: George Domit de Oliveira

3º Lugar: Valeria Attab

Foram também premiadas cinco fotos com menções honrosas.

• Allan de Freitas Brüsch

• George Domit de Oliveira

• Michel Willian dos Santos

• Clodualdo Pinheiro Junior

• Ary Attab

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua diretoria, comunica que em virtude do grande aumento de contaminação pelo vírus COVID 19 em Curitiba, decidiu que a área administrativa do IEP irá trabalhar em Home Office a partir do dia 25 de novembro de 2020, por tempo indeterminado.

Informa ainda que o retorno das atividades presenciais acontecerão quando a garantia de segurança do cenário da pandemia COVID-19 estiver melhor definido. A decisão segue baseada nas recomendações das instituições de saúde de evitar grandes aglomerações de pessoas, já que o contato é a principal forma de transmissão.

Recomendamos aos associados do IEP que evitem comparecer ao IEP.

A Portaria do Edifício sede do IEP funcionará normalmente. Para resolver questões particulares ou em caso de urgência, os associados poderão entrar em contato através dos seguintes telefones:

• Secretaria Geral: (41) 98527-2638 (41) 3068-9850 e e-mail: [email protected],br
• Secretária da Presidência: (41) 98527-2639 (41) 3068-9852 e e-mail [email protected]
• Plano de Saúde: (41) 98527-2637 (41) 3068-9851 e e-mail [email protected]
• Consórcio: (41) 98791-5839 e (41) 3068-9863 e-mail [email protected]
• Eventos: (41) 98527-2640 (41) 3068 9859 e e-mail [email protected]

Com isso estaremos colaborando para evitar possível transmissão / contaminação do vírus.

Neste momento, os Associados e Colaboradores do IEP são nossa principal preocupação. Sugerimos que todos tomem o máximo de cuidados, nos seus ambientes de relacionamento como: evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias; lavar bem as mãos; não tocar os olhos, nariz e boca antes de higienizar as mãos; cuidar no compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres entre outros.

Agradecemos pela atenção, compreensão e que unidos venceremos mais este desafio temporal. Saibam todos os associados do IEP, que em breve, estaremos retornando as nossas atividades normais programados e juntos, comemorando dois presentes divinos, a Vida e a Amizade.

Horácio Guimarães
Presidente do IEP

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica, do Banco de Ideias e da Câmara Técnica de Cartografia, Geociências e Geotecnologias, realizará no próximo dia 26 de novembro de 2020, mais uma edição do IEP TALKS, discutindo o Cadastramento de Barragens. 

Na oportunidade palestrará a Engenheira Agrônoma, Carla Beck, assessora Técnica de Meio Ambiente do Sistema FAEP-SENAR, mestre em Agronomia, com especialização na área de Direito Ambiental, ministra cursos no setor  de regularização ambiental, membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente, membro do Conselho de Bacias Hidrográficas, participa de grupos de trabalhos do governo do Estado do Paraná para discutir a regularização da área ambiental. 

• Data: 26 de novembro de 2020
• Horário: 19h00
• Local: Zoom 

Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.

CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.

Participe!

Com o apoio do IEP-Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica, acontece de 24 a 26 de novembro o evento CINASE Digital. Com características similares a um programa de tevê, será transmitido ao vivo direto de um estúdio com todas as ferramentas de multimídia disponíveis para oferecer a melhor experiência virtual ao participante. Serão 21 horas de conteúdo com transmissão em plataforma própria, durante os três dias de evento.

O mundo mudou. Definitivamente, a pandemia acelerou a transformação digital em todas as áreas e está promovendo uma verdadeira revolução em nosso jeito de pensar, de se comunicar e de fazer negócios. Pensando nisso, o CINASE foi totalmente reformulado para atender às necessidades do cenário atual.

O CINASE – Circuito Nacional do Setor Elétrico é o primeiro e único evento do setor de instalações elétricas a apresentar um formato ousado e inovador: congresso e exposição virtuais em um formato similar ao de um programa televisivo.
Transmitido ao vivo, o evento terá em sua programação palestras, entrevistas e painéis de debates sobre os temas mais importantes do setor de instalações elétricas.

A conferência contará com executivos e especialistas renomados do mundo da engenharia elétrica, que compartilharão conhecimento, apresentarão casos práticas e dividirão suas experiências sobre os temas mais relevantes para a engenharia elétrica brasileira.

• Data: 24 a 26 de novembro de 2020
• Horário: das 14h00 às 21h00
• Clique aqui para se inscrever no evento

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná comunica a todos os associados que as atividades técnicas da 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia serão realizadas online, no período de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2020.

Serão cinco dias de intensa programação, com a realização de palestras, e a participação de profissionais em suas áreas de atuação e universitários, que debaterão assuntos relacionados à engenharia, entre outros temas de interesse acadêmico e profissional, pautando os temas e negócios nas diversas atividades profissionais.

Em função da COVID 19, as atividades presenciais foram transferidas para o mês de fevereiro de 2021, com data a ser marcada. Essa data foi reservada para evento social e entrega Prêmios Tradicionais como “Troféu Paraná de Engenharia”, tradicional Prêmio Engenheiro do Ano, por sua longa e importante trajetória pela engenharia nacional. O evento presencial também marcará com a entrega do certificado do 13º Concurso Fotográfico “Engenharia no Brasil”, que visa valorizar a importância desse segmento para a sociedade.

A Semana da Engenharia é uma oportunidade de confraternização e aprimoramento no cenário profissional da engenharia, que mobiliza praticamente todos os setores produtivos industriais, em torno de palestrantes de renome nacional da iniciativa privada e setor público, além de importantes instituições de ensino vinculadas às diversas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia.

Horácio Guimarães
Presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná

• Confira a programação completa da 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia