O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua diretoria Sociocultural, realizou, mais uma LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 8): Austrália”.
Na oportunidade, palestrou o engenheiro Sinval Aragão. nascido na Bahia em 1957. Imigrou para a Austrália em 1989. Técnico de Eletrônica e formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília. Cursou Mestrado na Universidade de Sydney. Sinval trabalhou em Telecomunicações na Telstra/ Austrália e se dedica a literatura, fotografia e pintura. Mora atualmente em Brisbane/ Austrália.
Visando valorizar a importância cultural de registro por imagens relacionadas com a engenharia, o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizará o 13º Concurso Fotográfico com o tema “Engenharia no Brasil”. As inscrições referentes à concessão de prêmios para o concurso estão abertas até o dia 22 de novembro de 2020 e, é aberto aos fotógrafos em geral, residentes no território nacional, amadores ou profissionais de todas as idades, exceto funcionários do IEP e membros do Conselhos do IEP.
Acesse os links abaixo para a leitura do Regulamento e Ficha de inscrição:
• Regulamento Completo
• Ficha de Inscrição
Nessa terça-feira, 17 de novembro de 2020, foi realizada a posse dos novos membros eleitos para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do IEP Instituto de Engenharia do Paraná. Os mandados são para o quadriênio 2020 a 2024.
O presidente Horácio Guimarães deu as boas-vindas aos novos conselheiros e ressaltou a importância de participar de forma ativa das atividades do IEP como representante nos Conselhos. Ele falou também dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na entidade.” O momento da entidade é de credibilidade junto a todos os segmentos da engenharia e da sociedade e que hoje tem um papel relevante no atendimento das demandas do setor”, diz o presidente.
Guimarães agradeceu também aos Conselheiros que se despedem pelo bom trabalho durante todo o mandato, e registrou que será boa a entrada de novos conselheiros, pois possibilitará aproveitar as novas ideias dos recém-chegados e a experiência dos membros que permanecem.
Para o Conselho Deliberativo foram empossados como titulares Rui Rótolo De Moraes, Armando Rech Filho, Celso Romero Kloss, Luiz Eduardo Caron e Ademar Cury Da Silva, como suplente. No Conselho Fiscal assumiram João De Souza Jr como titular e Edson Pedro Ferlin como suplente.
A posse, realizada na sede da instituição, no Salão Gourmet, contou com as presenças do coordenador do Conselho Deliberativo da Entidade, Kelson Krieger, do presidente do IEP, Horácio Guimarães, do presidente do colégio de presidentes, Luiz Cláudio Mehl, do Diretor Financeiro do IEP, Alexandre Mattar Sobrinho, dos Conselheiros Deliberativos e Fiscais da antiga e da nova composição, além de convidados.
O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento de Tecnologia do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – Lactec, em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, torna públicas as normas que regem o processo seletivo para ingresso de estudantes no ano letivo de 2021, no Programa de Mestrado Profissional.
As aulas são presenciais, aos sábados, das 8h às 18h. Entretanto, durante o período da pandemia, as aulas estão ocorrendo de forma on-line, via plataforma MS Teams.
A seleção de candidatos para ingresso no Mestrado Profissional será realizada mediante processo seletivo, o qual consistirá em duas etapas eliminatórias e classificatórias como segue:
• 1ª Etapa: Análise de currículo e histórico escolar
• 2ª Etapa: Entrevista e defesa do currículo.
Serão ofertadas 34 vagas para alunos regulares, sendo 30 vagas para alunos regulares externos, mais duas vagas para bolsistas pesquisadores do Lactec e duas vagas para bolsistas associados do IEP.
No curso de MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA o participante pagará o valor total de R$ 110,00 (cento e dez reais) sob o título de inscrição/matrícula, e 30 parcelas iguais de R$ 1.950,00 (um mil novecentos e cinquenta reais) mensais até a conclusão de mestrado, que poderá ser integralizado em 24 ou 30 meses.
As mensalidades pagas até o dia 10 de cada mês terão bonificação de pontualidade de R$ 100,00 (cem reais) para não associados do IEP e R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) para associados do IEP.
• Clique aqui para acessar o edital para seleção
• Clique aqui para acessar o link de inscrição
Numa promoção da ABES-PR – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, CREA -PR Conselho Regional de Engenharia , ABES Conecta e com o apoio do IEP- Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Meio Ambiente, será realizado de 16 a 23 de novembro de 2020, o III Simpósio Internacional de Reuso da Água- Cidades Inteligentes e sua relação com a água.
Esta edição do evento será totalmente online no programa ABES Conecta (com transmissão ao vivo no YouTube) e abordará o tema “Cidades inteligentes e sua relação com a água”. As palestras abordarão: Reuso de água como instrumento de gestão em cidades inteligentes; Visão geral do reuso de água no Brasil; Potencialidades e barreiras da implementação do reuso no Brasil; A evolução e os cases de sucesso do reuso de água no contexto internacional; Bioeconomia e reuso de água; Por que no Brasil o reuso não se desenvolveu de forma sistêmica? Reuso descentralizado, estudo de caso predial; O que precisamos para ter segurança no reuso (legislação, monitoramento), quem deve controlar? Quem deve estar envolvido no sistema?
• Data: 16 a 23 de novembro de 2020
• Horário: 16h00
Clique Aqui e faça sua inscrição!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, realizará de 30 de novembro de 2020 a 05 de dezembro de 2020, a 26ª Semana da Engenharia e 3ª Semana Acadêmica de Engenharia com o tema “DESAFIOS NA ENGENHARIA: Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo”.
Serão 6 dias de intensa programação, com a realização de palestras, e a participação de profissionais em suas áreas de atuação e universitários, que debaterão assuntos relacionados à engenharia, entre outros temas de interesse acadêmico e profissional, pautando os temas e negócios nas diversas atividades profissionais.
A Semana da Engenharia é uma oportunidade de confraternização e aprimoramento no cenário profissional da engenharia, que mobiliza praticamente todos os setores produtivos industriais, em torno de palestrantes de renome nacional da iniciativa privada e setor público, além de importantes instituições de ensino vinculadas às diversas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia.
Em função da COVID 19, realizaremos todos os eventos técnicos online e uma atividade presencial com limitação de público, o último dia é reservado para evento social e entrega Prêmios Tradicionais como “Troféu Paraná de Engenharia”, tradicional Prêmio Engenheiro do Ano, por sua longa e importante trajetória pela engenharia nacional. O encerramento das atividades também marcará a premiação do 13º Concurso Fotográfico “Engenharia no Brasil”, que visa valorizar a importância desse segmento para a sociedade.
• Programação Completa
• Link de inscrição
15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois nesse dia comemora-se a Proclamação da República. Esse evento aconteceu em 1889 e foi resultado da mobilização do Exército e de republicanos civis contra a monarquia instalada no país desde 1822. A partir de um golpe, a república foi instaurada no Brasil e a família real foi expulsa.
A Proclamação da República foi resultado de uma longa insatisfação dos militares com o governo monárquico. Os historiadores tratam esse acontecimento atualmente como um golpe por ter sido uma transição de regime forçada e sem a participação popular. Atualmente o 15 de novembro é considerado feriado nacional.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Eletrônica, Computação e Ciência de Dados, realizou mais uma edição do IEP TALKS com o Tema “Cloud Computing”.
Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.
Na oportunidade palestrou Alexandre Martinez é Vice Presidente de Vendas e Marketing da Mandic Cloud. Possui grande experiência nas áreas de tecnologia, segurança, logística, serviços operacionais e vendas. Com mais de 25 anos de atuação no mercado de tecnologia, atuando em grandes empresas como Unilever, Dimension Data, Etek, CPM, Dell entre outras.
Na Mandic, lidera o plano estratégico de crescimento da companhia, garantindo a satisfação dos clientes com as modernas soluções oferecidas pela empresa.
Em 2015, foi coautor do primeiro livro do País sobre Educação Digital. “Educação Digital” debate a influência da tecnologia e da Internet na construção de uma sociedade hiper conectada.
Martinez atuou como conselheiro de administração de várias empresas, apoiando com temas estratégicos e tecnologia. É formado em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi e possui diversos cursos de especialização na área.
Assista ao IEP Talks “Cloud Computing” abaixo ou pelo Canal do IEP no Youtube:
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Mecânica, realizou mais uma edição do IEP TALKS com o tema “Manutenção em centrais de Refrigeração por Amônia”
Na oportunidade, palestrou o engenheiro mecânico, Jurandir Januário especializado em Produção Industrial pela UEL e MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas.
Experiência de 21 anos na área comercial e gestão de projetos, dos quais 14 atuando na gestão de equipes multifuncionais, sendo parte desse período em empresas multinacionais do segmento de HVAC-r. Amplo conhecimento em gerenciamento de contas e equipe de vendas, sendo responsável pela venda de projetos e equipamentos pra diversos segmentos.
Experiência no desenvolvimento de produtos (nacionalização, preparação de documentação técnica, testes). Facilidade em adquirir resultados atingindo as metas aplicadas juntamente com sua equipe. Experiência em análise e estudo de novos mercados potenciais. Ampla experiência em missões internacionais de negócios (Europa/Ásia/América do Norte).
Assista ao IEP Talks “Manutenção em Centrais de Refrigeração por Amônia” abaixo ou pelo Canal do IEP no Youtube:
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Eletrônica, Computação e Ciência de Dados, Realizará no próximo dia 19 de novembro de 2020, mais uma edição do IEP TALKS, com o tema “ Projetos 3D”.
Na oportunidade palestrará Samuel Carara, da A1 Engenharia, com mais de 10 anos de experiência no setor de Tecnologia e Engenharia, desenvolve projetos de tecnologia aplicada e P&D para engenharia e levantamento de campo.
• Data: 19/11
• Horário: 19h00
• Local: Zoom
Importante: Para participar, o interessado deverá fazer o cadastro via Sympla para receber as instruções de acesso.
CLIQUE AQUI, faça sua inscrição gratuita e receba no seu e-mail as instruções de acesso.
Participe!

























