Na manhã desta terça-feira, oito de maio, o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP promoveu um encontro com café da manhã e palestra cujo tema foi “Inovador Projeto de Geração de Energia a partir de Resíduos e os Potenciais da Tecnologia” com Fabiana Campos, graduada e com mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos com doutorado em Ciências pela mesma instituição.
A palestrante é a atual Diretora-Presidente da CS Bioenergia, uma empresa nova que trata não só resíduos orgânicos sólidos mas também o lodo. O objetivo do projeto é tratar este lodo resultante do tratamento do esgoto em uma estação de tratamento da Sanepar – que era um problema ambiental encaminhado para aterro sanitário: “O nosso projeto foi criado para tratar especificamente o lodo e depois o resíduo orgânico que é resultante” explica a palestrante.
Fabiana explicou também que o projeto é de extremo interesse dos engenheiros pelas milhares de aplicações que envolvem o projeto: “É uma usina de bio digestão e tem diversas áreas da engenharia contempladas neste projeto sendo a mais importante, sem dúvida alguma, a geração de energia elétrica que será um dos insumos mais difíceis de se obter. Se chove muito alguns dias e há bastante água, em outras oportunidades o tempo muda e os níveis dos rios baixam. O Brasil é um país com fonte elétrica extremamente hidráulica, portanto novas áreas de atuação para obter energia elétrica que não sejam a partir dos recursos hídricos são sempre muito bem vindas.”