O segundo dia da 24ª Semana da Engenharia do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP foi agitado logo no período da manhã com a visita técnica (para associados) à CS BIOENERGIA. Confira algumas fotos:
Já na parte noturna quem abriu os trabalhos foi o Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Vicente Abate, com a palestra sobre perspectivas do setor ferroviário brasileiro e de sua indústria.
O palestrante fez um apanhado do que a associação tem tanto da parte industrial quanto do setor ferroviário em si com as concessionárias, os próximos projetos que estão em curso e dos que virão daqui para frente: “Mostramos para os presentes o que está acontecendo para a área de carga e de passageiros a realidade ferroviária brasileira, que está avançada no comparativo com tempos passados e mesmo assim tem muito a ser feito. ”
O escoamento de carga é uma grande preocupação, mas Abate falou sobre o transporte de passageiros em nosso país que possui 32 linhas férreas, como o circuito da Serra Verde no Paraná. No total, o Brasil transporta por ano 3, 5 milhões de pessoas por ano, o que é muito pouco se compararmos com as décadas de 50 e 60 – que levava 100 milhões de passageiros por ano. Mesmo adicionando os transportes sociais da Vale em Carajás e Vitória/Minas, chega em 5 milhões por ano:
“Este processo da retomada dos passageiros esta acontecendo muito em áreas urbanas como em São Paulo e Rio de Janeiro, mas queremos fazer os de longa e média distância, como o trem São Paulo/Campinas, Brasilia/Goiás e Londrina/Maringá que está em fase de procedimento de interesse.”
Sobre a mudança de Governo, Abate entende que será boa não apenas para o setor ferroviário, mas para todo mundo com uma ampla modificação de maneira saudável:
“Não o governo Temer, que pavimentou trabalho do próximo presidente eleito, mas de governos anteriores em que tivemos desmandos que não mais acontecerão” completa.
Outras palestras do dia
Na sequência do segundo dia, o IEP recebeu a palestra Aplicação de Sistemas de Armazenamento de Energia nos Consumidores e no Sistema Elétrico de Potência, com o Eng. Julio Omori, da COPEL, e a palestra “A Mobilidade Elétrica Como Força Propulsora do Novo Paradigma dos Sistemas Elétricos de Potência” com Kristie Kaminski Küster, pesquisadora da área de sistemas elétricos do Instituto Lactec.
Abaixo você confere uma galeria com algumas imagens das palestras do segundo dia!
Clicando aqui você a programação completa