Quatro institutos de meteorologia, MetSul, Climatempo, Somar e Simepar alerta de neve e chuva congelada na Região Sul do País prevista para o final da semana com a chegada de uma massa polar intensa. O alerta abrange o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e os municípios de Palmas e General Carneiro, no Paraná. A previsão é que os fenômenos podem acontecer entre a quinta (20) e o sábado (22). Em Curitiba, a temperatura pode chegar a zero grau.
Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras. A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades.
Os institutos alertam que a probabilidade de neve é altíssima e que nos próximos dias as previsões serão atualizadas conforme a movimentação da massa polar. O fenômeno que não se descarta ainda é a ocorrência de chuva congelada e que poderia se dar até em locais até de menor altitude, mesmo ao nível do mar, porque a atmosfera estará extremamente resfriada na segunda metade da semana e este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC positivos.
O Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, Eduardo Felga Gobbi, mostra a evolução do sistema atmosférico.
“A sequência das figuras de 01 a 06, mostram a evolução de um sistema no Atlântico Sul, de 16 de agosto de 2020 a 23 de agosto de 2020, são resultados do modelo atmosférico do CPETEC/INPE. A seta grande mostra o deslocamento do sistema. Pode-se observar a posição da África, Brasil e Paraná. O que está representando são as linhas de corrente(vento) próximos a superfície do mar, e as cores o valor da velocidade dos ventos. Quanto mais para o vermelho, mais fortes os ventos. Como estamos no inverno no hemisfério sul, ocorrem muito mais ventos fortes nessa região que no hemisfério norte. No nosso verão as coisas se invertem, ficando os ventos mais fortes predominantes no hemisfério norte. Podemos observar também que no próximo dia 21 de agosto de 2020, sexta feira, o modelo mostra o surgimento de um ciclone se formando ao sul da América do Sul. Este ciclone vai virar no sentido horário e deslocar e se intensificar paulatinamente para a direita (no mesmo sentido da seta preta grande). Com a intensificação do ciclone, mostrado nas figuras do dia 22/08 e 23/08, teremos uma grande massa de ar polar entrando pelo sul da América do Sul, derrubando as temperaturas para a faixa de 0 graus”. Encerra o coordenador.