O Café da Manhã no Instituto de Engenharia do Paraná – IEP desta terça-feira, 29 de maio, teve a palestra Nova Ferrovia – Repensando a Matriz de Transportes do Estado com o engenheiro civil e atual Coordenador de Concessões e Parcerias na Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná e responsável pela estruturação de projetos de infraestrutura Murilo Noronha da Luz.
Coincidentemente, a palestra aconteceu no meio do caldeirão criado pela greve dos caminhoneiros como bem observou o palestrante: “Não poderia ser mais oportuno esta palestra ter coincidido com esta crise dos transportes em todo o Brasil. Pelo menos este tema está sendo levantado também fora dos ambientes técnicos e chegando para toda a população. É uma questão de conscientização geral de toda a sociedade que nos responsabiliza como engenheiros também.”
Murilo explica que essa questão envolvendo gargalos é complicada pois outros governantes já tiveram oportunidades de fazer algo anteriormente, mas nada foi feito. O engenheiro entende que é hora de um planejamento em longo prazo para conseguir tentar solucionar esses problemas.
Independente de crise, o foco do encontro era apresentar o projeto da Nova Ferrovia, em parceria com o setor privado, para a região Oeste do Paraná que não é muito privilegiada com o escoamento da produção. Murilo mostrou através de dados que a matriz não é equilibrada pois 80% do escoamento é feito por estrada e apenas 20% por ferrovia – e o Estado precisa de algo mais eficiente.
“O IEP há muito tempo está fazendo um serviço nobre com a questão de transporte no banco de ideias com estudos interessantes na questão de mobilidade. O objetivo hoje é ter esse engajamento do Instituto por se este projeto algo bem robusto e que envolve muito valor para ser investido. O IEP é um dos atores fundamentais para dar este respaldo.” conclui o palestrante.