O IEP traz a “A história do Pirata Zulmiro e a expedição em busca do tesouro”. Você sabia que o último capitão pirata do mundo veio se esconder em Curitiba há 200 anos? O Pirata Zulmiro, e ele era o líder do bando que escondeu o maior tesouro pirata do mundo em uma ilha deserta no meio do Oceano Atlântico, a Ilha da Trindade.
Venha conhecer essa incrível história que coloca a cidade de Curitiba no epicentro da maior história de tesouros e piratas do mundo.
A História será contada por Marcos Juliano Ofenbock é escritor, empresário e diretor cultural do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR).
Suas descobertas ajudaram a reescrever a história da pirataria mundial, com a localização da identidade e do paradeiro do último capitão pirata do século XIX, um pirata inglês chamado Zulmiro que veio se esconder no sul do Brasil, na cidade de Curitiba há 200 anos.
Ao longo de dezoito anos de pesquisas, foram descobertos documentos inéditos que apontam para o maior tesouro pirata do mundo, que ainda se encontra escondido em uma ilha brasileira localizada no meio do Oceano Atlântico, a Ilha da Trindade.
Uma expedição arqueológica para a ilha da Trindade está sendo organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Paraná para encontrar o tesouro.
• Data: 05/10/2023 (quinta)
• Horário: 19h00
• Local: Auditório do 2º andar / Youtube
.