No dia 6 de agosto, segunda-feira, realizou-se no IEP um grande evento de xadrez que que contou com a participação de Grandes Mestres de cinco diferentes países: além do Brasil, estiveram representados a Argentina, o Peru, o Paraguai e a Itália.
No período da tarde, o Grande Mestre peruano Julio Granda enfrentou 17 enxadristas em uma exibição simultânea, enfrentando todos ao mesmo tempo. Após aproximadamente duas horas e meia de partidas, Granda venceu 16 partidas e cedeu apenas um empate – ao jovem Gustavo Horokoski, de São José dos Pinhais. Durante a abertura da simultânea, o Presidente do IEP, Eng. José Rodolfo de Lacerda, destacou o apoio do IEP não só ao xadrez, mas também a várias outras atividades culturais. O mestre peruano disse, também, que era a primeira ocasião em que jogava no Paraná, e que pretende visitar o estado mais vezes. Participaram da simultânea os associados do IEP: Eurico Borges dos Reis e Sussumu Fukuda.
À noite, o salão de eventos do IEP sediou o torneio magistral, que contou com a participação de 56 enxadristas, sendo 13 deles mestres de xadrez. Sagrou-se grande campeão o Grande Mestre paraguaio José Fernando Cubas, que ganhou 8 partidas das 9 disputadas. Completaram o pódio o Grande Mestre brasileiro Luis Paulo Supi e o Grande Mestre italiano Carlos Garcia Palermo. O ex-presidente do IEP Jaime Sunye Neto também participou do evento, ficando na quinta colocação.
O evento internacional de xadrez realizado no IEP é um importante marco que reflete o apoio da instituição a essa modalidade, já que o IEP sedia eventos de xadrez em suas dependências há mais de 15 anos. Pelo número de Grandes Mestres do evento, ele foi o mais forte realizado em Curitiba nos últimos anos. O torneio contou, também, com transmissão das partidas online.
É a primeira vez que Julio Granda esteve no Estado do Paraná e declarou que teve uma grande experiencia esportiva ganhando um torneio em Caiobá além deste importante encontro no Instituto de Engenharia do Paraná, onde participou de um torneio de simultâneos contra 17 jogadores de diversas idades muito entusiasmados:
“Eu penso que sempre teve uma conexão entre o xadrez. Tivemos as partidas simultâneas e as chamadas blitz, onde 70 participantes estiveram jogando. Todos estavam felizes e eu agradeço o IEP por este evento que vai além do jogo e da diversão, mas também a importância da difusão do xadrez para que as crianças aprendam muita coisa positiva em um contexto social adequado para um desenvolvimento adequado” completou o enxadrista peruano.
CONFIRA AS IMAGENS DO ENCONTRO!