O Instituto de Engenharia do Paraná enviou, na data de hoje, carta ao Governador do Estado, destacando a necessidade de nomeação de profissionais com conhecimento técnico e de gestão para funções e cargos pertinentes do Estado. Segue o conteúdo:
“É de notório conhecimento da sociedade e não faltam exemplos, que quando associados capacidade de gestão com conhecimento técnico, os resultados são os melhores. Na história de Curitiba e do Paraná não faltaram ótimos engenheiros e arquitetos (vários deles associados do IEP) que foram os principais responsáveis pela construção da cidade e Estado, exemplos do Brasil.
O perfil estratégico e analítico adquirido na formação dos engenheiros e arquitetos habilita-os no planejamento, raciocínio lógico e objetividade para assumir riscos resultando numa maior produtividade e na entrega de resultados.
No setor privado, os especialistas em recrutamento sabem que entre os engenheiros estão os melhores gestores. Estudo amplamente divulgado da Harvard Business Review, em 2018, mostrou que dos 100 melhores gestores do mundo, 34 eram engenheiros. No prêmio Executivo de Valor, de 2020, do Jornal Valor Econômico, dos 23 gestores premiados, 11 eram engenheiros.
Através desta, nos posicionamos e solicitamos ao Governador que considere esta realidade na condução do Governo e nomeie para posições-chave nas Secretarias, Autarquias e empresas estatais ligadas às Engenharias e Arquitetura pessoas com formação e atuação nas respectivas áreas. O benefício final será para a sociedade paranaense.”
A carta foi assinada pelo Presidente e Diretores do IEP.