O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de seu presidente, engenheiro Horácio Guimarães, participou no último dia 11 de agosto, de um debate junto a Câmara Municipal de Curitiba e o Movimento Pró-Paraná, em reunião pública remota sobre medidas que busquem melhores soluções para as rodovias pedagiadas no Paraná.
Entre os debatedores, estiveram presentes, Sabino Picolo, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcos Domakoski, presidente do Movimento Pró-Paraná, Helio Bampi, presidente do Pró-Metrópole; Horácio Guimarães, presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP); Luis Antonio Fayet, economista, consultor da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ex-presidente do Banco do Brasil; e Marcio Wosniack, prefeito de Fazenda Rio Grande, presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) e diretor de relações institucionais e políticas da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
O Paraná tem hoje 2,5 mil quilômetros de rodovias pedagiadas em seis lotes – no chamado Anel de Integração. Estudos apontam que o novo modelo de pedágio no Paraná tenha tarifa mais barata e mais rodovias duplicadas, fatores amplamente discutidos na reunião promovida pela câmara de vereadores e participantes de diversos setores da sociedade. Para o presidente do legislativo, Sabino Picolo, a base da discussão é a busca pelo menor preço para beneficiar a economia do Estado que usa as rodovias pedagiadas para transportar o progresso.
O economista e consultor da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luis Antônio Fayet que estava entre os debatedores destacou que, a lei do menor preço defendida por ele e aplicada pelo governo federal em 2008 evidencia a diferença de tarifa entre o Paraná e os outros estados onde a norma foi aplicada.
Com o intuito de participar ativamente do desenvolvimento do Estado, contribuindo com iniciativas propositivas para os diversos segmentos da sociedade, O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná vem trabalhando com várias comissões, no sentido de avaliar e trazer soluções para a infraestrutura do Paraná.
Segundo o presidente, Horácio Guimarães, o protagonismo da entidade reflete os ganhos obtidos pelo Paraná nos últimos dias, como a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena e mais recentemente o recorde de movimentação de cargas da Ferroeste, empresa estatal que opera o modal ferroviário entre Cascavel e Ponta Grossa, e agora as rodovias pedagiadas.
“Isso mostra a união e preocupação da sociedade, em melhorar ainda mais o crescimento do Estado, proporcionando melhores condições de vida para todos e mais empregos para os paranaenses”, conclui o presidente.
Foram convidados também para participar da reunião deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores de municípios da região metropolitana de Curitiba e representantes de entidades ligadas ao setor dos estados do Paraná e de Santa Catarina.