O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, através da Câmara Técnica de Inovação promoveu no dia 27 de fevereiro (terça-feira) um Fórum de Debate sobre Bitcoin, Criptomoedas e Blockchain. O palestrante convidado foi Carl Amorim, engenheiro com MBA em Finanças e Pós Graduado em Marketing, Mestre em Administração de Empresas, empreendedor, professor e co-editor, tradutor e autor da apresentação do livro Blockchain Revolution de Don Tapscott e executivo do Blockchain Research Institute no Brasil.
Interesse cada vez maior pelo assunto
Os aproximadamente 600 participantes que se cadastraram e foram à sede do IEP demonstra que o interesse pelas criptomoedas e seus mecanismos de mineração e proteção é relevante:
“Existe alguma coisa no ar e muitas pessoas ainda não entenderam o que está acontecendo. Já disseram que estas moedas iriam quebrar, que era uma bolha e que o preço cairia, mas de repente acontece o inverso. O pensamento geral é que se isso (as criptomoedas) vai acontecer, e essa é a nova internet, o melhor é ficar sabendo desde já” explica o palestrante.
Carl lembra que em 2000 houve uma bolha da Internet e hoje se fala mais sobre a grande rede do que naqueles dias. Portanto, as chamadas ‘bolhas’ não significam que determinada situação vai acabar, mas sim passar por uma reformulação e um aprendizado.
Debate sobre a segurança
A grande desconfiança que paira no ar, para muitas pessoas, é não entender como é o processo. Carl explica que toda criptografia é quebrável e por isso o sistema que segura todo o processo é diluído: “Há uma rede distribuída entre os chamados mineradores que são pessoas que fazem tudo funcionar sem uma unidade central reguladora repositória de segurança, essa sim que poderia mexer ou alterar este sistema. Essa foi a grande descoberta quando começaram a trabalhar com o Blockchain para e gerenciar o Bitcoin e agora as outras criptomoedas”.
Evento responde dúvidas e cria novos debates
Carl Amorim diz que se você não está confuso é porque você não está prestando atenção. Portanto, a ideia do evento é trazer algumas respostas e, junto com elas, outras perguntas que são relevantes. Sobre o Bitcoin ser importante e relevante, Carl compara com duas pedras de gelo dentro de um copo de Whisky em cima do iceberg – se você tirar o Bitcoin do caminho vai acontecer absolutamente nada com o crescimento, o desenvolvimento e o uso do Blockchain pela sociedade, empresas e governos:
“Tenho feito um grande trabalho para tirar esta visão de que o Blockchain é o Bitcoin. Ele já foi há três anos. Hoje o Blockchain é muito maior que o Bitcoin que por sua vez é muito grande. O Bitcoin tinha um papel mais relevante que era o de mostrar para todo mundo que é possível a sociedade sem um intermediário de confiança como regulador, tal qual um Banco Central ou uma CVM.” completou o palestrante.