No dia 22 de março o IEP em parceria Coalizão Paraná Sustentável, Associação Paranaense de Imprensa e Centro de Estudos Brasileiros do Paraná realizou uma palestra para comemorar e conscientizar sobre a importância do uso desse recurso natural. Um evento imperdível para discutir e apresentar ideias para problemas de abastecimento de água tratada e o desperdício dela.
“Abordamos hoje os mais diversos temas que se referem à água. A portabilidade, os grandes reservatórios, o abastecimento e o tratamento. A água não tratada é vetor de uma série de doenças e edemias.Basta ver aquelas casas que ficam em parafitas em outras cidades, até mesmo dentro de São Paulo com bolsões que possuem habitações e até mesmo na nossa capital, Curitiba, cujos rios são poluídos. Os rios poderiam e deveriam ser mananciais para a cidade. Não dá para separar o poder públicos da sociedade e infelizmente o Brasil é um país sem educação. Temos que nos pautar em despertar esta consciência” declara o Presidente do IEP, José Rodolfo de Lacerda.
Para o o Consultor Ambiental José Borghetti, o objetivo central é discutir a questão da água pois não há nada para comemorar no Dia Mundial da Água:
“Temos que refletir com os extremos que estão acontecendo em todo o mundo. Secas extremas e cheias extremas. É fundamental estar preparado na questão da engenharia hidráulica sob o ponto de vista de maior uso destas tecnologias em benefícios do ser humano”
O especialista lembrou que o volume de água do planeta é de 70%, mas apenas 35 é de água doce – e deste volume apenas 0,08% não está congelada e pode ser destinada ao uso humano: “Isso nos leva para um um grande conflito para para as novas gerações. Temos que deixar para os que estão chegando um planeta melhor. Precisamos quebrar o paradigma do uso adequado da água e de que forma a tecnologia disponível pode ser útil para evitar estes grandes conflitos com a natureza” completou.