O suporte do Lactec para o avanço tecnológico do setor produtivo do país vai muito além da pesquisa. A instituição se dedica, também, à qualificação dos profissionais que atuam em diferentes segmentos, disseminando conhecimento e estimulando a busca constante pela inovação. Neste 6 de novembro, o Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Tecnologia do Lactec completa 15 anos. Nesse período, foram formados 295 mestres, que ajudam a construir um sólido patrimônio técnico-científico e suprir as carências tecnológicas do mercado. O curso é resultado da parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) – uma instituição quase centenária com um vasto histórico de serviços prestados ao desenvolvimento do estado e do Brasil.
“Um dos grandes diferenciais do mestrado ofertado pelo Lactec é seu corpo docente, formado por profissionais de nosso quadro próprio com ampla experiência prática em suas áreas de atuação. São pesquisadores que conhecem os problemas atuais e têm know-how para propor soluções, proporcionando aos alunos uma formação sólida e inovadora”, afirmou o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Lactec, Hélio Padilha.
O mestrado se baseia em quatro linhas de concentração: Geração e Transferência de Tecnologia; Meio Ambiente e Desenvolvimento; Sistemas Energéticos – Convencionais e Alternativos; e Tecnologia de Materiais. A ideia básica é que o mestrando tenha um aprofundamento conceitual e prático, dentro dessas linhas, que o prepare tanto para a atuação profissional quanto para a docência em cursos aplicados. “Os alunos são estimulados a trocar e experiências com o corpo docente, refletir sobre questões recorrentes no meio corporativo e propor soluções criativas para os desafios dentro das organizações, por meio da aplicação de técnicas modernas e inovadoras”, acrescentou Padilha.