- 08h00: CREDENCIAMENTO / COFFEE
- 09h00: ABERTURA
- 09h30: PAINEL “URBANISMO”
Desafios e Soluções encontrados em relação aos Projetos e Gestão das Obras da Orla do Guaíba, com FERNANDO CANALLI, um arquiteto e planejador urbano, integrante do escritório Canalli Arquitetura e formado em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui ampla experiência na concepção, desenvolvimento e implementação de projetos arquitetônicos, urbanos e regionais nos campos do patrimônio natural e construído, uso e organização do território, espaços públicos, desenvolvimento do turismo, instalações públicas e comunitárias, dentro de uma visão integrada do meio urbano. Nas últimas duas décadas, Canalli esteve envolvido no desenvolvimento e implementação de diversos projetos estratégicos no município de Curitiba e no estado do Paraná, sendo assessor técnico em arquitetura e urbanismo dos prefeitos de Curitiba por 21 anos e contribuindo com eficiência, criatividade e inovação. Estes projetos se tornaram parte da paisagem da cidade e região. Canalli participou também da organização de eventos como a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (COP-8). Sua experiência internacional inclui planos estratégicos para Victoria de Durango (2007-2008), David (Panamá), masterplans urbanos para as cidades de Luanda e Cabinda (Angola, 2002-2004), planos estratégicos para Victoria de Durango (2007-2008) e um plano urbanístico em Den Hagen, Países Baixos, com foco na neutralização da segregação social (1999), registrado no livro “The Hage”, de Olaf Koekebakker. Como um dos parceiros seniores da JLAA, Canalli coordenou muitos projetos importantes que se concentram em soluções para desenvolvimentos / redesenvolvimentos de uso misto envolvendo arquitetura, conexões urbanas, design de espaços públicos, reciclagem de patrimônio / estruturas construídas, participação pública e preocupações ambientais, como o projeto de renovação das docas do Cais Mauá, na capital Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Elaborou e coordenou o masterplan do Parque Urbano Orla do Guaíba em Porto Alegre – RS, como também coordenou os projetos e acompanhou as obras da implantação dos trechos 01 e 03.
Inserção de Loteamento e Condomínios Horizontais no Tecido Urbano com MAUGHAM ZAZE graduado em arquitetura e urbanismo pela UFPr em 1987, trabalhou no Patronato Municipal de la Vivienda de Sevilla/Espanha, curso de especialização em planejamento de infraestrutura em Stuttgart/Alemanha, tem escritório próprio desde 1990 em Curitiba. Tem projetos realizados no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Mato Grosso. Projetos residenciais, comerciais, corporativos, logística, industriais, loteamentos e condomínios fechados. Foi conselheiro estadual no CAU/PR na gestão 21/22/23, reeleito para a gestão 24/25/26 foi eleito presidente do CAU/PR.
Planejamento: Viabilizando uma cidade com MARCUS MAURICIO DE SOUZA TESSEROLLI, Engenheiro Civil formado pela PUC-PR, pós-graduado em Gestão Pública. Conhecido também como Marquinhos, foi professor de matemática da rede estadual de ensino. Servidor de carreira há mais de 30 anos, do município de Piraquara. Cidade em que foi vereador e prefeito por dois mandatos. Marquinhos é casado com Ana Elizabete Mazon Tesserolli, pai de dois filhos Liege e Martin.
Sua história é marcada pelo desenvolvimento de Piraquara em todas as áreas, com destaque para os avanços em infraestrutura urbana, que transformaram a cidade. Atuou como Diretor Geral da Paraná Edificações, autarquia, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, que tem como missão planejar, coordenar e executar projetos, obras e serviços de engenharia de edificações do Estado do Paraná. Atualmente é Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran-PR, onde tem trabalhado na modernização do atendimento do órgão.
Transformação realizada em Piraquara – A partir de 2013 foi executado o maior Programa de Pavimentação e realizadas ações em todas as áreas. Principais obras – Maior Programa de Pavimentação da cidade, Inauguração do Parque das Águas, UPA24h, entre outras.
DEBATE com o Moderador ANTONIO BORGES DOS REIS, Engenheiro Civil formado pela Universidade Católica do Paraná em 1983. Foi membro do Conselho Fiscal do IEP por duas vezes. Vereador de Curitiba eleito em 1992 e reeleito em 1996. Exerceu a Diretoria de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades. Foi Chefe Regional no Paraná da FUNDACENTRO. Atuou muitos anos como empresário do ramo de materiais de construção. Foi Diretor Financeiro da Pastoral da Criança atuando ao lado de Dra. Zilda Arns por 15 anos. Membro do Conselho Curador da FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional por 9 anos. Estruturou e foi o primeiro ouvidor do CREAPR durante seis anos. Atualmente exerce o cargo de assessor técnico da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba. Foi membro do Conselho Fiscal da Pastoral da Pessoa Idosa, presidida pelo arcebispo de Curitiba D. José Antonio Peruzzo. Foi Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e atualmente é Diretor Técnico do IEP.