Nossa capital é reconhecida nacional e internacionalmente como cidade – modelo em planejamento e execução de obras, que visam, prioritariamente, à qualidade de vida de seus habitantes. Eleita em 2023 como Cidade mais Inteligente do Mundo, acumula muitas outras premiações nas mais diversas áreas . Tal sucesso não vem por acaso. No comando de sua prefeitura quase sempre contou com a presença de engenheiros , que conduziram com competência e determinação os destinos de nossa capital. Nada foi relegado a segundo plano. As prioridades estiveram presentes na educação , saúde, segurança , cultura, esporte, transporte público, saneamento e a todas as demandas apresentadas por sua população. A presença e atuação de nossos colegas engenheiros tem sido, e continuará sendo, determinante para a continuidade da qualidade de vida dos curitibanos.
A preocupação com o meio ambiente começou quase de forma lúdica com a Família Folhas. A ideia foi levada às escolas municipais e as crianças se engajaram na campanha. A campanha do lixo que não é lixo foi marcante e ajudou a conscientizar a população para separar os materiais recicláveis.
Curitiba instituiu a lei que criou as RPPNM (Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal) iniciativa inédita no Brasil por focar a sustentabilidade em caráter municipal urbano.
Inaugurou a primeira, a RPPNM Cascatinha com 8 mil m² preservados.
Anos após, o Prefeito Greca, também engenheiro civil, imprimiu dinamismo na aprovação de outras Reservas e hoje Curitiba conta já com 61 RPPNM e mais de 800 mil m² preservados para sempre.
Construir, administrar e preservar são atributos inerentes aos Engenheiros que sempre estiveram à frente da gestão municipal de Curitiba, seja como Prefeito, Secretários ou vice-Prefeito como o saudoso professor Adail Sprenger Passos.
Ney Braga que era militar cercou-se de uma equipe maravilhosa de engenheiros e marcou época em gestões tanto na Prefeitura de Curitiba como no Governo do Parana.
Seja no comando da administração pública municipal, seja atuando em secretarias e cargos técnicos, a participação de nossos engenheiros em muito contribuirá para que nossa capital continue sendo referência no Brasil e no exterior. E, seguramente, jamais nos furtaremos de prestar nossos serviços aos munícipes de Curitiba e ao povo paranaense.
.
Eng. Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição
Presidente
Eng. Civil Antonio Borges do Reis
Diretor Técnico