NOTÍCIAS IEP

Posse da nova Diretoria do IEP ressalta compromisso com o futuro da Engenharia paranaense

Na noite desta quarta-feira, foi empossada a nova Diretoria do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) para o mandato 2025-2027, além dos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. O evento, realizado na sede da entidade, foi marcado por discursos emocionantes, reconhecimento à gestão anterior e o compromisso renovado com o fortalecimento da Engenharia no estado e no país.

A solenidade teve início com a composição da mesa oficial, com o presidente do IEP, Eng. Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, o presidente eleito, Eng.  Eletricista Nelson Luiz Gomez; o coordenador do Colégio de Presidentes do IEP, Eng. Cássio José Ribas Macedo; o superintendente da Secretaria Municipal de Urbanismo, Rodrigo Tadeu Baranczuk, representando o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma. Durante a cerimônia, também foram exibidos vídeos com mensagens dos presidentes da Mútua Nacional, Eng. Joel Krüger, e do Confea, Eng. Vinícius Marchese.

Ao se despedir da presidência, o Eng. José Carlos Dias Lopes da Conceição destacou a honra de liderar uma instituição centenária. “É uma satisfação imensa servir ao IEP, uma entidade cheia de história, tradição e que tanto representa para a Engenharia do nosso estado e país. Trabalhamos para promover mudanças culturais, fortalecer o senso de pertencimento dos associados, criar um ambiente mais acolhedor, inclusivo e participativo, ampliando os espaços de diálogo entre gerações de profissionais”, eventos que não apenas celebraram a técnica e o conhecimento, mas que também valorizaram o convívio, o companheirismo e a troca de experiências, declarou.

Para ele, o IEP é feito de pessoas, de histórias, de trajetórias que se cruzam e se somam em prol de um objetivo comum: o fortalecimento e valorização das Engenharias, da Agronomia, das Geociências e da Arquitetura e o desenvolvimento da sociedade. Conceição enfatizou as conquistas da gestão, como a revitalização do patrimônio físico, eventos técnicos de alto nível, ações sociais e o fortalecimento institucional. “Cada vitória foi fruto de um esforço coletivo. Agradeço à diretoria, aos ex-presidentes, conselheiros, associados e colaboradores. A caminhada não termina aqui. Continuarei contribuindo com a mesma paixão e compromisso de sempre. Seguimos juntos por um IEP cada vez mais forte, moderno e humano”, concluiu, anunciando um vídeo que apresentou os principais feitos da gestão 2023-2025, destacando obras, eventos e iniciativas que marcaram positivamente o período.

Em seu primeiro discurso como presidente empossado, o Eng. Nelson Luiz Gomez iniciou agradecendo a Deus, à família e a todos que o apoiaram na trajetória até a presidência. “Assumo um grande desafio, com um oceano de ações a serem realizadas. Durante a campanha, atualizamos oito planos de gestão, de forma dinâmica e conectada com a realidade, que geraram 44 ações previstas para o próximo período”, afirmou.

Ele reforçou a importância da continuidade do trabalho da gestão anterior. “Essa diretoria nasce do conceito de continuidade. Precisamos trabalhar todos juntos pelo IEP. Completaremos 100 anos em 2026 com orgulho de sermos a maior associação de engenheiros do Brasil, essenciais à sociedade”, destacou.

Gomez também abordou a urgência de investir na formação de engenheiros. “Em 2015, o Brasil formava 130 mil engenheiros por ano. Em 2024, esse número caiu para 40 mil. Isso afeta diretamente o desenvolvimento do país. Precisamos melhorar a qualidade do ensino, que está 30% abaixo da média mundial em teste de matemática, leitura e interpretação de texto”.

O Presidente eleito destacou também a importância da solidariedade, anunciando que em todos os eventos promovidos pelo IEP será realizado um pedido de doações de alimentos e roupas para comunidades carentes. Ao final, convidou os presentes a participarem ativamente da construção do Planejamento Estratégico do Instituto, em reuniões agendadas para os dias 03 e 10 de Maio.

O vereador Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, enalteceu a gestão do Eng. José Carlos Dias Lopes da Conceição. “Sua competência, humildade e simplicidade fortaleceram o relacionamento institucional do IEP. Esta é a casa da Engenharia, que trabalha em conjunto com a casa do Povo. Parabenizo Nelson pelo desafio que assume, certo de que manterá o alto nível de gestão demonstrado”, disse.

Representando o prefeito Eduardo Pimentel, o superintendente da Secretaria Municipal de Urbanismo, Rodrigo Tadeu Baranczuk, reforçou a parceria entre a prefeitura e o IEP. “A gestão que se encerra foi muito participativa. Desejamos sucesso à nova diretoria. É uma honra representar o prefeito, que tem grande apreço por esta instituição. Temos um novo Plano Diretor pela frente, e a participação da Engenharia será fundamental”, resumiu.

“Ao ouvirmos José Carlos, vemos que o futuro já começa amanhã, nas mãos de Nelson. São 100 anos bem forjados. Voltei ao passado nesta noite, lembrando que meu avô foi um dos fundadores do IEP. Há sempre algo a ser feito, afinal, somos engenheiros, e engenheiros são feitos para engenhar”, completou o coordenador do Colégio de Presidentes, Eng. Cássio José Ribas Macedo, antes de dar início à solenidade formal de posse.

Nova Diretoria para 2025-2027

A nova Diretoria do IEP tomou posse oficialmente com os seguintes membros:

  • Presidente: Nelson Luiz Gomez
  • Vice-Presidente: João Augusto Barão Michelotto
  • Diretora Administrativa: Ana Carmen de Oliveira
  • Diretor Financeiro: João Groque Junior
  • Diretor Técnico: Luiz Henrique Felipe Olavo

Posse dos Conselhos

Tomaram posse os membros do Conselho Deliberativo:

  • Eng. Irineu Gomes de Amorim Junior
  • Eng. Rui Medeiros
  • Eng. Julio Cesar Vercesi Russi
  • Eng. Alan Beletti
  • (Suplente ausente) Eng. Fernando Jansen Catanho

Do Conselho Fiscal, foram empossados:

  • Titular: Eng. João de Souza Junior
  • Suplente: Eng. Edson Pedro Ferlin

Estavam presentes na cerimônia diversas autoridades e representantes de instituições de grande relevância para a Engenharia paranaense e nacional, entre elas: o Secretário do Codesul-PR, Orlando Pessutti; o Presidente do Movimento Pró-Paraná, Eng. Marcos Domakoski; a Presidenta em exercício da SENGE-PR, Agatha Branco Santos Di Giuseppe; o Diretor-Geral da Mútua-PR, Eng. Édson Dalla Vecchia; representando o Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Eng. Clodomir Ascari, o Diretor Eng. Helder Rafael Nocko; representando o Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), Eng. Vinicius Marchese, o Eng. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi; representando o Presidente do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), Edson José Ramon, o Vice-Presidente Airton Adelar Hack, , o Diretor de Fiscalização e Qualidade dos Serviços da AGEPAR – Agência Reguladora do Paraná, Eng. Sergio Luiz Cequinel, a presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Florestais (APEF), Eng. Lella Regina Curt Bettega e o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias e Engenharia do Paraná (IBAPE/PR) Eng. Edson Luiz Haluch.

Também prestigiaram o evento ex-presidentes do IEP e membros do Colégio de Presidentes, que continuam a contribuir com a trajetória da entidade: Eng. Gilberto Piva, Eng. Jaime Sunye Neto, Eng. José Rodolfo de Lacerda e Eng. Horácio Hilgemberg Guimarães.

*Fotos: Enéas Gomes

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

2º Encontro do Clube do Livro do IEP!

Na noite desta quinta-feira (23/07), a Câmara Técnica Universitária do Instituto de Engenharia do Paraná realizou o 2° encontro do Clube do Livro! Foi um momento incrível de troca: conversas sobre as leituras que cada

Leia Mais

19º IEP Talks 2026

O Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica Universitária, convida a todos para participar do 19° encontro de 2026 do IEP Talks, com o tema “Smart Cities & IoT Infrastructure”. . Para

Leia Mais

Continue sua leitura:

14 de Julho: Dia do Engenheiro de Aquicultura

IEP 100 anos. Hoje as comemorações incluem os Engenheiros de Aquicultura. Hoje é o Dia do Engenheiro de Aquicultura. Uma data especial que merece ser comemorada dentro das festividades dos 100 anos do IEP. Afinal, estes profissionais são responsáveis pelo

| Leia mais

13 de Julho: Dia do Engenheiro de Saneamento

As comemorações dos 100 anos do IEP abrem espaço também para celebrarmos o Dia do Engenheiro de Saneamento. Parabéns, Engenheiro de Saneamento. Seu trabalho proporciona mais qualidade de vida para todos, ao mesmo tempo em que valoriza a sustentabilidade e

| Leia mais

12 de Julho: Dia do Engenheiro Florestal

Engenheiro Florestal: acrescentando mais verde aos 100 anos do IEP. Hoje é o Dia do Engenheiro Florestal – este profissional que analisa e planeja os ecossistemas florestais, contribuindo na preservação e no manejo correto da vasta biodiversidade. Suas contribuições trazem

| Leia mais

10 de Julho: Dia do Engenheiro de Minas

IEP 100 anos. Hoje é dia de celebrarmos com os Engenheiros de Minas. Hoje celebramos o trabalho de um profissional que pesquisa, explora e aproveita os recursos minerais com sabedoria e responsabilidade. Um profissional que também faz parte dos 100

| Leia mais

Aulas de Bridge no IEP

Venha aprender BRIDGE – O mais fascinante jogo de cartas, considerado o “xadrez” das cartas. É um jogo de estratégia, parceria e cooperação intelectual, é expressão de emoções e personalidades dos jogadores, é uma aventura íntima compartilhada por todos. Aulas

| Leia mais