Pesquisar
Close this search box.

NOTÍCIAS IEP

TBT IEP – Engº. Flávio Suplicy de Lacerda

REITOR DA UFPR E MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Presidente do IEP: 1933 – 1934

Professor destacado na Faculdade de Engenharia, liderança emergente, o engenheiro Flávio Suplicy de Lacerda presidiu o Instituto apenas em uma gestão (1933- 1934, eleito em 25 de março e empossado dois dias depois), mas deixou sua marca na história da entidade ao comandar um grupo de profissionais da casa que criaria, em junho de 1934, o Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná, então denominado de Crea da 7ª Região). Sete meses antes, o Decreto nº 23.569, baixado por Getúlio Dornelles Vargas (“Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil”), estabeleceu a regulamentação profissional e técnica no Brasil e instituiu oficialmente o Conselho Federal daquelas profissões (Confea), que hoje é regido pela Lei nº 5.194/66. Os arquitetos, que criaram em 2011 seu próprio Conselho, não fazem mais parte do Sistema.

No IEP, o período Suplicy de Lacerda contou, nos demais cargos de diretoria, com Roberto Pimentel, vice-presidente; Ângelo Lopes (que seria secretário de Estado e prefeito de Curitiba), 1º secretário; Antonio Batista Ribas, 2º secretário; Arlindo Loyola de Camargo, tesoureiro; Alexandre Gutierrez Beltrão (outro futuro prefeito da Capital), orador; e Eduardo Chaves, redator.

A par do dia-a-dia administrativo no Instituto, onde, por exemplo se preocupou em gestionar junto ao Ministério da Agricultura para que as licenças de pesquisas de ouro no Paraná fossem dadas de preferência “aos engenheiros nacionais”, Flávio Suplicy de Lacerda dava forma ao “Crea da 7ª Região”, que foi instalado dia 11 de junho de 1934, na sede do IEP, já na segunda presidência de Arnaldo Beckert.

Naquela data, uma segunda-feira, foram eleitos os primeiros conselheiros da nova entidade: representando o IEP, João Moreira Garcez, Durval de Araújo Ribeiro, Alexandre Gutierrez Beltrão, Linneu Ferreira do Amaral, Carlos Ross e Antonio Batista Ribas; pela Congregação da Faculdade de Engenharia, Arnaldo Izidoro Beckert, Adriano Gustavo Goulin e Eduardo Fernando Chaves. Todos, na verdade, associados do Instituto.

Suplicy foi eleito presidente e fez um breve discurso destacando “o grande alcance social do Decreto 23.569/33, bem como as vantagens auferidas pela classe”, como cita o Boletim do IEP daquele ano. Arnaldo Beckert ficou com a vice-presidência, Linneu do Amaral, com a secretaria e Batista Ribas, com a tesouraria.

Um fato interessante é que em junho de 1935, a diretoria do Crea encaminhou ao Confea sua renúncia coletiva, em razão de um impasse criado pelo pedido de registro do cidadão Francisco Pinnow, arquiteto licenciado pela Escola Prussiana de Koenigsberg. O Crea era contrário, mas o Confea, em recurso, deferiu o pedido. Depois de muita discussão, chegou-se a um meio-termo: o arquiteto licenciado teria atribuições de projetar edifícios, cabendo, porém, os cálculos e projetos estruturais a engenheiros ou a arquitetos diplomados. A paz voltou a reinar no Sistema e a diretoria voltou a trabalhar normalmente.

Ministro da Educação e Cultura do Governo Castello Branco, depois de ter sido reitor da UFPR durante 15 anos consecutivos, o engenheiro e professor Flávio Suplicy de Lacerda nasceu na Lapa (PR) em 4 de outubro de 1903, filho de Manuel José Corrêa de Lacerda e de d. Alice Maria Virmond Suplicy. Diplomou-se em Agrimensura em 1922 pelo Colégio Militar de Barbacena (MG) e em Engenharia Civil, em 1928, pela Escola Politécnica de São Paulo. Foi engenheiro chefe da Rede de Viação Paraná – Santa Catarina e membro do Conselho de Transportes dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Em 1946, exerceu o cargo de secretário de Estado de Viação e Obras Públicas, na interventoria de Brasil Pinheiro Machado.

Autor de livros importantes, como “Estudos do Fenômeno Flambagem” e “Resistência dos Materiais”, foi professor da UFPR de 1930 a 1948, quando se elegeu vice-reitor na chapa do professor João Ribeiro de Macedo Filho, que faleceu no ano seguinte. Suplicy completou o mandato, foi reeleito várias vezes e ficou no cargo até 1964, retornando três anos depois, ao deixar o ministério. Em 1949, lançou a campanha pela federalização da Universidade. Construiu o conjunto da Reitoria, o Hospital de Clínicas, a Imprensa Universitária e o Centro Politécnico, entre outros empreendimentos. Foi membro da Academia Paranaense de Letras e primeiro presidente do Instituto Goethe no Paraná. Morreu em Curitiba, em 1 de julho de 1983.

*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

IEP Benefícios: Revitalize Fisioterapeuta

Você precisa de uma pausa! Aproveite a nova parceria do IEP com a Revitalize Fisioterapeuta Gisela Penetta Cichon Ramires. Associado IEP ganha 10% de desconto em vários serviços fisioterapêuticos e Pilates. Entre em contato pelo whats e

Leia Mais

08 de novembro: Dia Mundial do Urbanismo

Valorizar o Urbanismo é valorizar o planejamento e a capacidade de integrar as comunidades aos espaços da cidade. É valorizar também as soluções sustentáveis, com foco em conceitos socioambientais e de mobilidade. Desde a sua

Leia Mais

Revista IEP: BIM

BIM tem sido considerado como instrumento da transformação digital para a arquitetura, engenharia e construção. O Eng. Civil Sérgio Scheer escreveu sobre o tema nesta matéria. . CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Leia Mais

Continue sua leitura:

IEP Benefícios: Smarti Contabilidade

Deixe a parte contábil da sua empresa para quem mais entende. A Smarti Contabilidade atua há mais de 20 anos prestando os melhores serviços contábeis potencializando o sucesso dos clientes por meio de um excelente serviço de Contabilidade. A Smarti

| Leia mais

IEP promove a 30ª Semana da Engenharia

O Instituto de Engenharia do Paraná promove a 30ª Semana da Engenharia com um evento especial que promete ser um dos melhores de todos os tempos. Mais uma vez, o IEP traz um evento não apenas de informação e conhecimento,

| Leia mais

Natal Solidário 2024: Doação de Açúcar

Deixe o Natal de muitas crianças mais doce! Ajude com a doação de AÇÚCAR para o Natal Solidário. AS DOAÇÕES DEVEM SER ENTREGUES NO IEP ATÉ O DIA 07/12. Um quilo de açúcar pode não parecer muito, mas faz o

| Leia mais

28 de outubro: Dia do Engenheiro Aeronáutico

Hoje os parabéns vão para os Engenheiros Aeronáuticos. Parabéns por projetarem, desenvolverem, produzirem e testarem os mais diversos tipos de aeronaves e sistemas relacionados. O IEP deseja a você, Engenheiro Aeronáutico, um dia muito especial!

| Leia mais

27 de outubro: Dia do Engenheiro Agrícola

Engenheiro Agrícola, você está de parabéns. Parabéns por fomentar, pesquisar, desenvolver e implementar novas tecnologias para o agro, promovendo o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor. O IEP felicita hoje todos os Engenheiros Agrícolas.

| Leia mais

IEP realiza palestra sobre Câncer de Mama

Na tarde desta sexta-feira, 25 de outubro, o Instituto de Engenharia do Paraná e a Construtora Rottas, realizaram uma palestra sobre “Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama” com a médica Dra. Caroline Romano Zafalon e a enfermeira Josiane Andrade.

| Leia mais

25 de outubro: Dia do Engenheiro Civil

Parabéns, Engenheiro Civil. Parabéns por desempenhar este importante papel dentro do setor da construção civil, valorizando o desenvolvimento de nossa sociedade ao planejar, projetar, coordenar e supervisionar a execução dos mais variados tipos de obras de infraestrutura e empreendimentos imobiliários.

| Leia mais