Pesquisar
Close this search box.

NOTÍCIAS IEP

TBT IEP: Nelson Gomez

Presidente IEP nas Gestões 2015 a 2017 e 2021 a 2023

No âmbito interno, entre os itens principais, fazer dos eventos o carro-chefe da instituição, aproveitando a boa infraestrutura do edifício-sede, com o propósito de multiplicar as oportunidades de aprimoramento profissional; ampliar o número de associados e os serviços a eles ofertados; resgatar o Instituto como ponto de encontro dos sócios; reativar as Câmara Técnicas; criar a Diretoria da Mulher e incentivar a participação dos acadêmicos, através de diretoria própria; modernizar os Estatutos; implantar um planejamento estratégico para os próximos 10 anos; fortalecer o Banco de Ideias, grupo voltado à produção de projetos; viabilizar a obtenção de incentivos legais para as atividades culturais.

No externo, consolidar o IEP como a Casa da Engenharia; assegurar a imagem pública e de referência do Instituto no debate das grandes questões do segmento; defender intransigentemente posicionamento ético e a independência institucional do IEP; ampliar a presença junto aos órgãos governamentais e de representação classista; buscar a integração técnica e profissional com todas as entidades de engenharia do país em especial com as do Paraná.

O programa de trabalho do engenheiro eletricista Nelson Luiz Gomez na presidência do Instituto de Engenharia do Paraná, coerente com suas propostas quando ainda candidato, previa, no primeiro ano, voltar-se para dentro; definida uma série de posturas, partir para cumprir a extensa pauta de relacionamento externo a que tinha se proposto.

Pouco mais de um ano depois de assumir e ao revisar as metas anunciadas na campanha eleitoral e reafirmadas na posse, Nelson Luiz Gomez constatou que as duas vertentes caminharam juntas e que muita coisa pôde ser feita interna e externamente. Credita esse sucesso ao trabalho de equipe e à ampla vivência no Instituto de Engenharia, desde que, mais de 20 anos atrás, foi diretor de Cursos da entidade, na oitava gestão do professor Luiz Carlos Pereira Tourinho.

Um exemplo dessas conquistas foi ampliar de 9 para 13 o número de vagas para Conselheiros do IEP junto ao Crea-PR, inclusive agregando uma na Câmara Especializada de Agronomia, que o Instituto não possuía. Um avanço significativo.

Para chegar à presidência Nelson Luiz Gomez e seus companheiros da Chapa 2 “O IEP para todos, todos para o IEP”, que obteve 244 votos, enfrentou três concorrentes de peso nas eleições de 9 a 11 de março de 2015, os dois primeiros dias pela internet e o terceiro somente com o voto presencial: “Renascer do IEP”, Chapa 1, encabeçada por Mauro Fortes Carneiro, 146 votos; “Novos Rumos”, Chapa 3, por Luiz Hélio Friedrich, 97; e “Sou+IEP”, Chapa 4, por Cássio José Ribas Macedo, que tentava a reeleição, 197 votos, todos engenheiros civis. Foram 694 os votantes, 498 pela internet, 196 presenciais.

Na diretoria vitoriosa, além do presidente, estão: José Rodolfo de Lacerda, vice-presidente; Jhony Möller, vice-presidente administrativo; Flávio Hermógenes Gaspar, vice-presidente administrativo adjunto; José Orlando Pereira, vice-presidente financeiro; Ubiraitá Antônio Dresch, vice-presidente financeiro adjunto; Itacy do Amoedo Canto, vice-presidente técnico; e Marinice Skalski Costa, vice-presidente técnico adjunto.

Colocando mãos à obra, a nova diretoria registrou em pouco mais de um ano várias conquistas, superando, inclusive, algumas metas: foram admitidos 500 novos sócios e a proposta é atrair igual número até o final da gestão; foram realizados mais de 300 eventos diversos, entre eles algumas inovações, como a Gestão com Pipoca, com apresentação e discussão de filmes inspiradores, com ensinamentos que podem ser aplicados à vida profissional. Alguns exemplos: “Mãos talentosas”, de Thomas Carter; “Apenas uma chance”, de David Frankel; “Poder além da vida”, de Victor Salva; “Desafiando gigantes”, de Allen Kendrick; “Nunca sem minha filha”, de Brian Gilbert; “O segredo do meu sucesso”, de Herbert Ross; “Um sonho possível”, de John Lee Hancock; “3096 dias de cativeiro”, de Sherry Hormann; “A chave de Sarah”, de Gilles Paquet-Brenner”; “O Náufrago”, de Robert Lee Zemeckis.

Na mesma linha, foi introduzido o projeto “Conversa entre amigos”, de incentivo à leitura, com a análise de um livro por mês, no início com a participação do engenheiro Marcelo Almeida e depois com a moderação a cargo do engenheiro Paulo Sérgio da Silva. Entre os títulos: “O vendedor de sonhos”, de Augusto Cury, “Os meninos da Rua Paulo”, de Ferenc Molnar; “Eu, Malika Oufhir, prisioneira do Rei”, de Malika Oukfir e Michelle Fitoussi; “O beijo de Schiller”, de Cezar Tridapalli; “O filho eterno”, de Cristóvão Tezza, que deu origem ao filme homônimo, lançado em dezembro de 2016, dirigido por Paulo Machline; “Dois Irmãos”, obra de Milton Hatoum, que virou minissérie da Globo, com roteiro de Maria Camargo e direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida a partir de janeiro de 2017.

Em parceria com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil) e CRA (Conselho Regional de Administração), o IEP realiza periodicamente cafés da manhã com a abordagem de temas importantes, como combate à corrupção, com o delegado da Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo; a gestão da cidade, com o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet; palestras: Inteligência empresarial familiar, com o advogado e professor Manoel Knopfholz; Estratégias para liderar e gerir pessoas nas organizações, com a administradora Lorena Gramms; Turbinando sua carreira, com o engenheiro Sílvio Wille; Desvendando os segredos da concorrência, com o engenheiro Sady Ivo Pezzi Junior; Indicadores de gerenciamento de projetos, a cargo do especialista Armando Terribili Filho; Um novo olhar para a vida, com o engenheiro Gabriel Metzler; Vida de engenheiro, com o ex-governador Mário Pereira; A Física da mente, com o engenheiro Paulo Roberto Dantas, especialista em Estudos da Consciência; e também com o engenheiro Marino Garofani, fundador e diretor presidente da Brafer Construções Metálicas, e o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antônio Miguel Spolador..

Outras inovações: os cursos de degustação de vinhos, ministrado por especialistas na área, aliando novos conhecimentos com momentos de lazer e descontração dos associados. Em 31 de outubro de 2015, o IEP foi palco do encerramento da campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama, com concurso de fantasias, sorteios e dança de salão, como parte de sua atuação no âmbito da responsabilidade social.

Também foi instituído o Dardo Solidário, um torneio de lançamento de dardos com renda destinada ao Asilo São Vicente de Paulo. O IEP participou ativamente na captação de apoios para o projeto de lei contra a corrupção, e se fez presente na entrega dos mais de dois milhões de assinaturas na Câmara Federal. Um aplicativo para smartphones foi criado para facilitar a interação com os associados.

Foram firmados convênios com a PUCPR e as universidades Positivo e Tuiuti para cursos de pós-graduação, com condições especiais aos associados do Instituto e extensivo aos seus familiares; e com o Instituto IDD e com o Inbec (Instituto Brasileiro de Educação Continuada), também na área de pós-graduação. Os jantares-dançantes, que tanto sucesso fizeram no passado, foram retomados.

As palestras e eventos técnicos se multiplicaram já ao longo do primeiro ano da gestão comandada por Nelson Luiz Gomez, alguns em parceria com outras entidades: sobre a ponte Rio-Niterói; cursos de Excel básico e avançado para engenheiros; oficina da Norma de Desempenho – módulos Aspectos Jurídicos e Adequação ao Sistema de Gestão, questionamentos jurídicos sobre a ABNT NBR 15575/2013, considerada a maior autorregulamentação do setor da construção; Apresentações vibrantes para engenheiros; e Conhecendo a ferramenta Matlab, com a Universidade Positivo; 3º Encontro de Tecnologia de Produção e Comunicação CAD/BIM, em parceria com a AsBEA (Associação dos Escritórios de Arquitetura); Curso de Pré-fabricados de Concreto; Ciclo de palestras do Setor Elétrico Brasileiro, abordando Novos Desafios e Renovação de Concessão da Copel Distribuição, em parceria com a Associação dos Profissionais da Copel; Importações da China, possibilidades e obstáculos; workshop Proteção como solução; também com o Instituto IDD, palestras Certificação Aqua, uma experiência prática; BIM para Infraestrutura – Planejamento de rodovias e ferrovias; Reúso da água como instrumento de gestão dos Recursos Hídricos; e cursos como Gestão de negócios na Engenharia e Negociação para engenheiros, entre outros.

Ainda no rol de palestras: Energia solar e o potencial fotovoltaico do Estado do Paraná, com estudo do caso “Desempenho do sistema fotovoltaico conectado à rede de Escritório Verde da UTFPR”; Capacitação técnica em Robótica Industrial para a Indústria 4.0; Manual de Fiscalização do TCE, Engenharia de Vendas, Pontes protendidas e estaiadas; Utilização do Machine Control em projetos de infraestrutura e sua aplicação na automação de equipamentos pesados; Vants e drones na coleta de dados para planejamento, execução, controle e manutenção de obras nos vários ramos da engenharia; Smart Cities, a presença da engenharia na concepção de cidades inteligentes, com ‘cases’ das cidades mais inovadoras das Américas, Europa e Asia; Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica; Tecnologias Disruptivas aplicadas à Engenharia e à Arquitetura.

Palestras com personalidades internacionais também foram destaque no IEP: em 22 de julho de 2015, em evento em parceria com o Instituto IDD, a Ph.D Michelle Brodeschi, pós-doutoranda pelo Technion/Instituto Israelita de Tecnologia, abordou o NextGEN BIM e os benefícios da ferramenta para o desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura através de um estudo de caso de Israel. 21 de setembro, o tema foi Novas Tecnologias no Canadá, pelo engenheiro Paulo Montes Luz, e pelo engenheiro mecânico canadense Ayo Giwa, CEO da Enerpex Inc do Canadá. Foram apresentadas soluções na área de geração e conservação de energia para empresas de manufatura, mineração, lazer e para a indústria de transportes com gerador híbrido sem utilização de combustível conhecido como Joule Box, gerador híbrido com célula de combustível e programa de gerenciamento de baterias

No correr de 2016, novos eventos internacionais: dia 19 de janeiro, o IEP sediou a palestra “BIM, uma metodologia/tecnologia para aumentar a produtividade das empresas do setor da construção “, ministrada por Antonio Meireles, de Portugal. Fundador e diretor da ndBIM Virtual Building, Meireles é consultor com atuação internacional e distribuidor autorizado Trimble. Já colaborou com empresas como a Método Engenharia, Edalco Engenharia, Odebrecht, Barbara Engenharia, Construção, entre outras. O evento foi promovido pelo Instituto IDD, Trimble e Governo do Paraná com o apoio do IEP e da Rede BIM Gov Sul.

Em 15 de julho, o professor Karst Geurs, da University of Twente, da Holanda, apresentou, em inglês, as pesquisas que desenvolve na área de Mobilidade Urbana e discorreu sobre diferentes soluções para mobilidade adotadas em importantes cidades pelo mundo e os grandes desafios a serem superados nessa área.

Dia 27 de outubro, foi realizado o workshop Internet das coisas – IoT, com a presença de palestrantes de todas as Universidades com sede em Curitiba, do Lactec e do exterior e de fornecedores de equipamentos. A palestra magna de abertura foi proferida pelo professor Giuliano Manara, da Universidade de Pisa. Manara também ministrou um curso de curta duração durante o evento, com o tema Enabling Technologies for the Internet of Things (IoT).

Ainda em outubro, dia 20, o IEP recebeu uma delegação do Colégio de Engenheiros Civis do Estado de Jalisco, México. Os profissionais vieram ao Brasil para formalizar o convite para o Congresso Iberoamericano de Engenharia Civil, que será realizado no México em maio de 2017. O Instituto vai indicar um associado, com expertise em saneamento e espanhol fluente, para proferir palestra no evento. O presidente Nelson Luiz Gomez também foi convidado, com despesas pagas.

Um destaque foi o Fórum “Infraestrutura, uma saída para a crise”, em parceria com a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), que lotou o Espaço de Eventos para palestras de três especialistas: o consultor e PHD Raul Velloso, o professor da PUC-SP Gabriel Galípolo; e o advogado e professor Egon Moreira, do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná. Evento de alta importância na área de projeto foi a realização, em 2015 e 2016, dos workshops Protensão como Solução, nos quais, além das tradicionais palestras sobre o tema foram realizados minicursos sobre os principais softwares de projeto de estruturas protendidas e visitas técnicas onde os participantes visualizaram a montagem de protensão em lajes.

Durante 2016, o IEP participou ativamente da elaboração do Plano Estadual de Infraestrutura e Transportes do Paraná – Pelt 2035 com associados em Curitiba e nas principais cidades do Estado. Também promoveu, dia 31 de março, debate sobre os tremores de terras ocorridos em Londrina em dezembro de 2015 e janeiro de 2016. Esta foi a primeira palestra realizada pelo IEP transmitida integralmente pela internet, com mais de 600 espectadores não presenciais nas cidades de Londrina e São Paulo.

Também em março, o evento Drone Show reuniu, nas dependências do IEP, mais de 1.200 participantes em torno de exposição de produtos e palestras que demonstraram a aplicação desses modernos dispositivos voadores na engenharia.

O Banco de Ideias do IEP, que revigorou suas atividades, promoveu em novembro de 2016 apresentação sobre “Planejamento Metropolitano para o Tratamento de Resíduos Sólidos com Recuperação Energética”.

Ainda em novembro, foi realizado o 1º Portas abertas, que visa a divulgação de trabalhos científicos de inovação tecnológica, com a palestra “Inovação Tecnológica e Eficiência Energética – A Evolução em Sistemas Hidráulicos”. As visitas técnicas prosseguiram: Docol Metais Sanitários; Tubos e Conexões Tigre; Fundição Tupy, as três em Joinville; Centro de Estudos do Mar da UFPR, em Pontal do Paraná; Brafer Construções Metálicas, em Araucária; Positivo Informática, em Curitiba; Caminhão do IAR (Instituto Avançado de Robótica), para treinamento de áreas de projetos e manutenção mecânica e elétrica; Estação de Tratamento de Esgoto Belém da Sanepar; complexo de viadutos e túneis da duplicação de trecho da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), no trecho conhecido como serra do Cafezal. O Projeto Puma, da Klabin, em Telêmaco Borba, mereceu duas visitas: a primeira em março de 2016, quando do início de atividades, e a segunda, em fevereiro de 2017, já com a fábrica em pleno funcionamento. A nova unidade tem capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose ao ano; os investimentos foram de R$ 8,5 bilhões

A pauta de atividades e preocupações também se refletiu em melhorias no edifício-sede pois, apesar de intervenções de manutenção realizadas em gestões anteriores, foram constatados vários problemas. Um detalhado laudo técnico orientou obras de revitalização de fachadas, recuperação estrutural, tratamento de corrosões, impermeabilização de janelas, construção de juntas de dilatação horizontais, aplicação de pintura e hidrofugante, além de mudanças internas como substituição de corrimão e guarda-corpo do primeiro e segundo andares, de modo a proporcionar maior segurança aos frequentadores da sede, e restauração do piso dos escritórios do segundo andar.

21a Semana de Engenharia de 2015 abriu com a palestra-magna Inovação em Educação, ministrada por Alexandre Campos Silva, da equipe do Google for Education e responsável pela área de Educação do Google para a América Latina. E seguiu com temas não menos importantes como Desempenho acústico das edificações, Usina Hidrelétrica de Chagllia, no Peru, Segurança de barragens, Obras marítimas e portuárias, Limite de crédito habitacional e Marketing para profissionais da engenharia.

O Troféu Paraná de Engenharia de 2015 foi conferido ao engenheiro civil Raul Ozorio de Almeida, um especialista em pontes metálicas e de alvenaria; o Troféu Enedina Alves Marques (uma inovação) foi entregue à engenheira Corradine Taggesell, a primeira engenheira de Santa Catarina, que atuou durante muitos anos na Rede Ferroviária Federal; e a homenagem In Memorian lembrou o arquiteto Lineu Borges de Macedo que, em 60 anos de atividades profissionais, chegou à marca de quase oito milhões de metros quadrados de área construída, com o timbre da ousadia e da competência. A honraria foi entregue a seu filho Luiz Alberto Borges de Macedo.

Já a 22a Semana da Engenharia, realizada de 5 a 10 de dezembro de 2016, abriu com a apresentação do coral da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil) e a palestra magna do prefeito eleito de Curitiba, engenheiro Rafael Valdomiro Greca de Macedo. Além de um amplo calendário de palestras e workshops de alta importância, o evento contou com visitas técnicas ao Centro de Controle da Rumo Logística, em Curitiba, onde são controlados todos os trens operados pela companhia, do Mato Grosso ao Rio Grande do Sul; e à Terra Rica Mineração, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. O engenheiro civil Shido Ogura, referência na área de estruturas, recebeu o Troféu Paraná de Engenharia como Engenheiro do Ano de 2016; professor da UFPR por 33 anos, é autor de inúmeras publicações acadêmicas e de importantes projetos para a cidade de Curitiba.

O troféu Enedina Marques foi conferido à engenheira civil Neusa Teixeira Pinto Stahlschmidt, primeira mulher a lecionar no curso de Engenharia da Universidade Federal do Paraná. E a honraria “In Memorian” foi concedida ao engenheiro Nicolau Imthon Klüppel, que deixou um grande legado na área de saneamento de Curitiba e do Paraná.

Os 90 anos de história do IEP – transcorridos em 6 de fevereiro de 2016 – foram saudados na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e na Câmara Municipal de Curitiba; na Alep, dia 22 de fevereiro, por iniciativa do deputado Rasca Rodrigues, que convidou o presidente Nelson Luiz Gomez a falar da tribuna. Gomez fez um breve relato da trajetória da entidade, uma das quatro pioneiras na representação da categoria no País. Lembrou que sua criação se deu graças ao empenho de 46 profissionais e cinco acadêmicos, sob a liderança do professor Plínio Alves Monteiro Tourinho. Desde então – ressaltou – o IEP vem se dedicando à promoção da engenharia para o bem comum, valorizando-a, assim como a seus associados e a tecnologia, na busca da construção de uma sociedade mais justa. Com a missão de fomentar o desenvolvimento do setor através da integração e valorização de seus profissionais, oferecendo oportunidades de capacitação e atuando como permanente fórum de discussão dos temas de interesse da comunidade, o IEP tem tido participação ativa em vários momentos significativos da história do Estado.

Nelson Luiz Gomez destacou ainda a importância da proteção ao multiprofissionalismo e aos valores que estão na base da democracia, como o direito à vida, à liberdade e à propriedade privada, do incremento da educação, do intercâmbio de ideias e do conhecimento, até como instrumentos efetivos na luta contra eventuais impulsos ditatoriais de líderes populistas, e no combate à corrupção.

Ao final da homenagem, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, fez entrega de diploma de Menção Honrosa do Legislativo relativa ao 90º aniversário da entidade. A Câmara Municipal de Curitiba lembrou as nove décadas do IEP mediante a outorga, dia 19 de março, de um diploma de honra à data, cujo portador foi o vereador Luiz Felipe Braga Côrtes, em nome de seus pares que o aprovaram por unanimidade. Também o Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e a Febrae (Federação Brasileira de Associações da Engenharia) registraram a data.

Homenagens também foram prestadas pelo IEP: a dois de seus associados que completaram 100 anos de idade, com festa no Espaço de Eventos – os engenheiros Paulo Aguiar, em 2015, e Venevérito da Cunha, ex-presidente, em 2016. O Instituto também sediou, em setembro de 2016, a homenagem aos 40 anos de artes plásticas do artista curitibano Ângelo Hasse.

UM ESTATUTO MAIS MODERNO

A gestão 2015-2017 do IEP decidiu conferir à entidade um Estatuto mais condizente com as exigências com os tempos atuais. Seria a quarta grande modificação do documento que baliza a vida do Instituto, cuja última atualização havia ocorrido em 2006, que por sua vez atualizou o concebido em 1962.

As mudanças propostas começam pelas categorias de associados, que passam a ser oito: Titular, Honorário, Benemérito, Universitário (antigo acadêmico), Empresarial (antigo institucional), Conveniado, Especial e Correspondente, estas três como novidades: Conveniado é o profissional filiado a entidades de engenharia que mantêm convênio com o IEP; Especial, os filhos até 35 anos e o cônjuge ou companheiro (a) com união estável, quando o titular falecer na condição de associado, garantindo-lhes, por exemplo, o acesso a serviços como plano de saúde; Correspondente, o residente fora do estado ao qual são conferidas atribuições de representar o IEP no país ou região em que reside

A criação da categoria de sócio Conveniado vai fortalecer a parceria entre o IEP e as entidades de classe da engenharia, com benefícios para as duas partes. Um exemplo: o associado de uma entidade conveniada vai pagar 50% da anuidade ao Instituto; os outros 50% serão abatidos do que ele já pagou na entidade de origem. E poderá usufruir dos serviços como planos de saúde e consórcio de automóveis.

A separação de poderes é outra mudança significativa. O capítulo IV, da Administração, prevê que são órgãos da administração do IEP: Assembleia Geral, Conselho Superior, Colégio de Presidentes, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria. Notam-se, aqui, duas novidades: a criação do Conselho Superior e a transformação do Conselho Consultivo em Colégio de Presidentes, formado pelos associados que exercerem a presidência do IEP por mais de 12 meses e pelo presidente em exercício. O Conselho Superior é composto pelos integrantes do Colégio de Presidentes, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria no exercício de suas funções. No Conselho Superior somente terão voz e voto os Associados vitoriosos em eleições no IEP, isto é, só profissionais eleitos em Assembleia Geral. Entre suas funções está a de eleger membros para mandato vacante, homologar indicações da Diretoria para representantes do IEP junto a outras instituições; decidir sobre a exclusão de associados; propor à Assembleia Geral a alteração do Estatuto; analisar casos extremos.

As reuniões do Conselho Deliberativo não mais serão presididas pelo presidente do IEP, mas por um coordenador, eleito entre os membros, assim como o vice-coordenador e o conselheiro-secretário. O presidente do Instituto pode participar das reuniões, com direito a voz, mas não a voto. O Conselho Deliberativo foi ampliado para 16 membros titulares e quatro suplentes, com mandato de quatro anos. Entre suas atribuições estão a de homologar a nomeação de diretores de apoio propostos pela Diretoria e de aprovar convênios com entidades de engenharia. O Conselho Fiscal, também com mandato ampliado para quatro anos, passa a ser composto por quatro titulares e respectivos suplentes, sendo eleito um conselheiro anualmente.

A composição da Diretoria teve mudanças substanciais, com a redução de oito para cinco integrantes: Presidente, Vice-Presidente, Diretor Administrativo, Diretor Financeiro e Diretor Técnico. O novo formato vai vigorar a partir da gestão 2017-2019, cuja eleição será na primeira quinzena de abril e a posse na segunda quinzena do mesmo mês. Podem agora ser criadas até 10 Diretorias de Apoio, outorgadas a associados titulares com no mínimo dois anos de vida associativa, por nomeação da Diretoria, submetida ao Conselho Deliberativo. Também podem ser instituídas Câmaras Técnicas, como órgão auxiliar da Diretoria, para estudar e debater temas especializados relativos às finalidades do IEP.

A Ética ganha um capítulo exclusivo no novo Estatuto, que lista as infrações passíveis de punição, os tipos de sanções, a condução do processo e o direito de defesa, inclusive com recurso ao Conselho Superior. Nas Disposições Transitórias, uma solução para a questão dos remidos: como a remissão, anteriormente à aprovação do Estatuto de 2006, exigia pagamento de anuidade durante 30 anos – a mudança de então fixou em 40 anos -, foi criada uma fórmula de maneira a preservar direitos de associados.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A atuação da diretoria 2015-2017 baseia-se nos princípios do Planejamento Estratégico elaborado para o período, depois de levantamento dos pontos fortes e fracos do IEP, as oportunidades de ação e entraves decorrentes de fatores externos. A Visão da entidade foi definida como “Ser referência da Engenharia para a Sociedade” e a Missão, a de “Promover a Engenharia por meio da integração profissional, agregando conhecimento, difundindo novas ideias e tecnologias para melhoria da qualidade de vida”.

Para concretizar esses pontos, foram estabelecidos entre os objetivos: difundir o IEP no meio acadêmico; buscar a continuidade do quadro associativo do IEP, formando grupos nas universidades com o intuito do fortalecimento de profissionais no ambiente da Engenharia e Arquitetura; fortalecer a credibilidade do IEP através de posicionamento constante em todos os temas em evidência na sociedade que envolvam a Engenharia; estabelecer uma estrutura de comunicação social; incentivar a associação dos novos engenheiros e sócios acadêmicos; designar diretorias regionais visando a interiorização do IEP; aumentar em 1000 os sócios efetivos no estado; valorizar a marca “IEP” através do desenvolvimento dos profissionais criando incubadoras, cursos e atividades afim.

No capítulo Projetos e Indicadores, criar Câmaras Técnicas multidisciplinares (Energias, Logística, Smart Cities, Gestão Urbana), aproximação com Universidades; criar Departamentos técnicos por especialidade; implantar representações regionais do IEP; reativar o Banco de Ideias; implantar uma biblioteca virtual; firmar parcerias para alavancagem técnica e financeira; envolver o IEP na Sociedade mediante participação em eventos, criação de eventos, um no dia do engenheiro, e de grupos sociais; maior envolvimento nas decisões governamentais, com apresentação de projetos principalmente na área de infraestrutura – rodovias, ferrovias, portos (armazenagem), energia; participar da assistência jurídica aos associados; criar banco de empregos; incrementar as atividades que visem a aproximar cada vez mais o associado do Instituto.

Ao caminhar para o final de sua gestão, a gestão do presidente Nelson Gomez contabilizou outras conquistas importantes, mais especificamente no campo jurídico: em ações em que o IEP foi autor, como contra o INSS, referente a cobranças indevidas da Unimed; ação de arresto de veículo do consórcio; de despejo contra inquilino inadimplente; e contra um associado por difamação da Diretoria.

E em ações em que o IEP foi réu: exclusão do Instituto como réu no processo Casa Fácil de Colombo e ganho de causa de associado IEP contra a Unimed. Também foram registrados avanços tecnológicos: a partir da instalação de uma rede de fibra óptica será possível, em breve, transmitir pela internet as palestras em tempo real; hoje, os eventos já estão disponíveis no YouTube, outra iniciativa desta diretoria.

Engenheiro eletricista pela UFPR, diplomado em 1973, Analista de Sistemas e Mestre em Administração pela mesma Universidade e Advogado pela UniCuritiba, turma de 2010, Nelson Luiz Gomez cumpriu boa parte de sua vida profissional na Copel (Companhia Paranaense de Energia), onde ingressou como estagiário em 1972. Na empresa, onde se aposentou, desenvolveu atividades na Divisão de Sistemas de Engenharia, no Departamento de Sistemas Técnico-científicos e na Superintendência de Informática. Desenvolveu e implantou programas e sistemas de simulação na área de Engenharia Elétrica (cálculo de flechas e tensões em linhas de transmissão e distribuição, fluxo de potência, transitórios eletromagnéticos, curto-circuito, estabilidade Transitória, entre outros).

Entre 1977 e 1992 foi professor do Departamento de Informática da UFPR; como engenheiro eletricista desenvolveu projetos em instalações industriais e residenciais no Paraná; na qualidade de advogado, é defensor dativo com ações mais de 300 ações nos três graus de jurisdição, em cinco anos. Em seus tempos de estudante foi considerado o melhor aluno do curso de Engenharia Elétrica da UFPR (1973) e o terceiro melhor aluno do curso de Direito da UniCuritiba (2010); autor do Melhor Trabalho Acadêmico – “A satisfação do usuário de informação na Internet, nos 50 anos da Fundação Getúlio Vargas-SP (2004); entre 1978 e 1993, foi professor homenageado e paraninfo de diversas turmas de formandos de bacharelado em Informática da UFPR. Autor de capítulo do livro Tecnologia de Informação organizado por Alberto Luiz Albertin e Rosa Maria de Moura Albertin, da Editora Atlas.

No IEP, chegou à presidência em 2015, depois de ampla participação em setores da entidade: diretor de cursos na gestão do professor Luiz Carlos Pereira Tourinho (1993-1995), vice-presidente Financeiro na gestão do engenheiro Luiz Cláudio Mehl (2005-2007), vice-presidente Administrativo, na gestão do engenheiro Jaime Sunye Neto (2011-2013); membro do Conselho Deliberativo (2014-2015)

Como conselheiro-representante do IEP junto ao Crea-PR por três mandatos, Nelson Luiz Gomez foi, naquele Conselho de Engenharia e Agronomia, diretor e coordenador de Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e de Comissões. De 2003 a 2010, foi diretor de Esportes, de Marketing e de Informática do Clube Curitibano.

Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch

GESTÃO 2021 – 2023

A Diretoria da Gestão 2021-2023, tomou posse no dia 23 de abril de 2021, composta pelos engenheiros, presidente Nelson Luiz Gomez, vice-presidente Paulo Sérgio Peterlini, diretor administrativo Keiro Yamawaki, diretor financeiro Alexandre Mattar Sobrinho e diretor técnico Rodrigo Paulo Strano Pasqual.

Eu seu discurso de entrega de cargo: O papel do IEP está praticamente definido no artigo 1º de seu Estatuto – resumidamente “Ser a Casa da Engenharia”. O papel do IEP não está circunscrito aos seus associados. Seu papel extrapola os seus limites físicos e estatutários, tendo um olhar projetado sobre o horizonte da inovação antecipando as situações futuras. Mirando o futuro entendemos ser a melhor forma de celebrar e reverenciar o passado.

O IEP está de portas abertas para a participação ativa dos profissionais da engenharia, da arquitetura, da agronomia e geociências, na busca de soluções para os desafios que o País enfrenta, a nível Federal, Estadual e Municipal.

REALIZAÇÕES DA DIRETORIA GESTÃO 2021-2023
GESTÃO:
• 94 REUNIÕES SEMANAIS A MAIORIA HÍBRIDA;
• MAIS DE 600 DIAS COM PRESENÇA DE UM DIRETOR NO IEP;
• ESTIVEMOS PRESENTES E ATENDENDO OS ASSOCIADOS NOS 9 PRIMEIROS MESES DE GESTÃO DURANTE A PANDEMIA ONDE OBSERVAMOS AS RESTRIÇÕES SANITÁRIAS;
• ELABORADO PROPOSTA DE ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA COM PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS CONSELHOS E DIRETORIA;
• EM FASE FINAL NOVO SISTEMA DE GESTÃO DOS ASSOCIADOS INTEGRADO COM A BASE DDE DADOS DA UNIMED;
• CONCENTRAÇÃO DOS RECURSOS NO BANCO DO BRASIL MELHORAMOS A ESTRATÉGIA DA APLICAÇÃO FINANCEIRA;
• EXCLUÍMOS ASSOCIADOS INADIMPLENTES QUE SOMENTE GERAVAM DESPESAS;
• REALIZAMOS PESQUISA DE OPINIÃO ENTRE OS ASSOCIADOS.

MANUTENÇÃO DO PATRIMÔNIO:
• 4.000 ASSOCIADOS;
• 6.278 ASSISTIDOS UNIMED;
• 927 DENTALUNI.

REALIZAMOS OBRAS:
• NOVAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COM AUMENTO DO RAMAL DE ENTRADA DE 400 PARA 800A;
• NOVO HALL DE ENTRADA DO EDIFÍCIO;
• TROCA DO PISO DO 1º ANDAR;
• INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE RENOVAÇÃO DO AR DO CENTRO DE EVENTOS.

CONVÊNIOS COM ENTIDADES
CELEBRAMOS:

• 07 NOVOS CONVÊNIOS COM ENTIDADES COIRMÃS;
• MANTIVEMOS CONVÊNIOS E PROJETOS COM O CREA-PR;
• PARCERIA COM O CREA-PR PARA ACESSO A NORMAS TÉCNICAS ABNT E INTERNACIONAIS;
• ALGUNS CONVÊNIOS EM ANÁLISE NO CONSELHO DELIBERATIVO.

PARA O ASSOCIADO OU DEPENDENTE:
584 NOVOS ASSOCIADOS

SERVIÇOS:
• CONVÊNIOS COM PRESTADORES ALIMENTAÇÃO (5); AUTOMOTIVO (5); EDUCAÇÃO (13); LOJAS (7); • SAÚDE (10);
• TURISMO (8);
• CERTIFICADO DIGITAL;
• CARTEIRA DIGITAL COM QR CODE;
• 2 DIAS INTERNACIONAL DA MULHER;
• ENCERRAMENTO DO CONSÓRCIO ABRIL DE 2022;
• REAJUSTE DA UNIMED PEDIDO 14,61% ACORDADO 7% e PEDIDO 18,31% ACORDADO 13,31%;
• 12 BOLSAS PARA MESTRADO PROFISSIONAL NO LACTEC;
• 18ª TURMA DE MESTRADO.

LAZER:
• JANTAR DANÇANTE;
• 8 DEGUSTAÇÃO DE VINHO;
• 22 VIAJANDO PELA CULTURA;
• REATIVAMOS O BAR DA AMIZADE, A RODA DE SAMBA E O GESTÃO COM PIPOCA;
• CURSO DE XADREZ PARA INICIANTES.

PARA O PROFISSIONAL:
• CAFÉ DA MANHÃ LIDERES;
• BANCO DE OPORTUNIDADES;
• MENTORIA;
• BIBLIOTECA VIRTUAL;
• 14 PALESTRAS INTERNACIONAIS;
• 64 PALESTRAS NACIONAIS;
• 20 VISITAS TÉCNICAS;
• 2 SEMANAS DE ENGENHARIA;
• FORÚM MITOS E VERDADES: ELETROMOBILIDADE e ENERGIAS SUSTENTÁVEIS;
• FÓRUM RESÍDUOS SÓLIDOS NO PARANÁ;
• • FÓRUM METROPOLITANO DE GESTORES DE MEIO AMBIENTE;
• 6 LANÇAMENTOS DE LIVROS;
• 17 CÂMARAS TÉCNICAS;
• 4º ENCONTRO DE ENGENHARIA QUÍMICA DO PARANÁ;
• APROVADA NO CREA-PR RABELA DE HONORÁRIOS.

PARA O ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO:
• 2 SEMANAS ACADÊMICAS COM QUASE 2.000 INSCRITOS;
• PALESTRAS NAS SEMANAS DE ENGENHARIAS DAS UNIVERSIDADES;
• CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DO DAEP;
• HACKATON COM COPEL;
• ENTREGA DA CARTEIRA DO CREA PARA OS PROFISSIONAIS;

PARA A COMUNIDADE
YOUTUBE COM PALESTRAS:

• 391 PALESTRAS;
• QUASE 4.000 INSCRITOS;
• DESTAQUE PALESTRA COM MAIS DE 20.000;
• MONETIZADO PELO YOUTUBE;
• PARTICIPAMOS ATIVAMENTE NA DISCUSSÃO DO NOVO PEDÁGIO NO PARANÁ, NOVA PONTE BRASIL PARAGUAI; NOVA PONTE MARINHOS GUARATUBA; CONTORNO DA BAIA DE GUARATUBA;
• ATUAMOS COMO “AMICUS CURIE” NA RETIRADA DAS PEDRAS DA PALANGANA PARA AUMENTO DO CALADO NO PORTO DE PARANAGUÁ e NA ENGORDA DE MATINHOS;
• O IEP ESTEVE REPRESENTANDO EM MAIS DE 200 EVENTOS;

RESPONSABILIDADE SOCIAL:
• CAMPANHAO DOE CALOR, DOE VIDA;
• TROCAMOS LIXO RECICLÁVEL DO IEP POR ARROZ e FEIJÃO e ENTREGAMOS NO BAIRRO CAXIMBA;
• COLETAMOS BRINQUEDOS E CHOCOLATE e ENTREGAMOS NO BAIRRO PANTAROLA PARA MAIS DE 80 CRIANÇAS;
• RECEBEMOS MAIS DE 2.000 PEÇAS DE ROUPAS e ENTREGAMOS A DIVERSAS ENTIDADES SOCIAIS;
• NA PÁSCOA DE 2023 ENTREGAMOS 561 CAIXAS DE BOMBONS A DIVERSAS COMUNIDADES;
• ENTREGAMOS JUNTO COM A ONG MISSION MAIS DE 100 CESTAS BÁSICAS À CARRINHEIROS
TORNEIO PARANAENSE DE XADREZ E XADREZ PELA UCRÂNIA;
• REPRESENTAMOS O IEP EM MAIS DE 250 EVENTOS E SOLENIDADES; E INTEGRAÇÃO COM OUTRAS ENTIDADES NA PROMOÇÃO DE EVENTOS.

REPRESENTAÇÕES:
• PARTICIPANTE DA COMISSÃO DE RECUPERAÇÃO DE BENS AMBIENTAIS LESADOS POR INDICAÇÃO DO GOVERNADOR RATINHO JUNIOR;
• CONSELHO MUNICIPAL DE URBANISMO;
• CONSELHO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS;
• CONSELHO DA URBS;
• CREA-PR COM 11 CONSELHEIROS.

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

IEP Benefícios: Revitalize Fisioterapeuta

Você precisa de uma pausa! Aproveite a nova parceria do IEP com a Revitalize Fisioterapeuta Gisela Penetta Cichon Ramires. Associado IEP ganha 10% de desconto em vários serviços fisioterapêuticos e Pilates. Entre em contato pelo whats e

Leia Mais

08 de novembro: Dia Mundial do Urbanismo

Valorizar o Urbanismo é valorizar o planejamento e a capacidade de integrar as comunidades aos espaços da cidade. É valorizar também as soluções sustentáveis, com foco em conceitos socioambientais e de mobilidade. Desde a sua

Leia Mais

Revista IEP: BIM

BIM tem sido considerado como instrumento da transformação digital para a arquitetura, engenharia e construção. O Eng. Civil Sérgio Scheer escreveu sobre o tema nesta matéria. . CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

Leia Mais

Continue sua leitura:

Revista IEP: Cravabilidade de Estacas

Esta matéria trata dos cuidados necessários e dos desafios futuros do sistema em obras de Construção Civil no Brasil. A matéria teve a colaboração do Engenheiro Civil Tiago de Jesus Souza. . CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA

| Leia mais

IEP Benefícios: Smarti Contabilidade

Deixe a parte contábil da sua empresa para quem mais entende. A Smarti Contabilidade atua há mais de 20 anos prestando os melhores serviços contábeis potencializando o sucesso dos clientes por meio de um excelente serviço de Contabilidade. A Smarti

| Leia mais

IEP promove a 30ª Semana da Engenharia

O Instituto de Engenharia do Paraná promove a 30ª Semana da Engenharia com um evento especial que promete ser um dos melhores de todos os tempos. Mais uma vez, o IEP traz um evento não apenas de informação e conhecimento,

| Leia mais

Natal Solidário 2024: Doação de Açúcar

Deixe o Natal de muitas crianças mais doce! Ajude com a doação de AÇÚCAR para o Natal Solidário. AS DOAÇÕES DEVEM SER ENTREGUES NO IEP ATÉ O DIA 07/12. Um quilo de açúcar pode não parecer muito, mas faz o

| Leia mais

28 de outubro: Dia do Engenheiro Aeronáutico

Hoje os parabéns vão para os Engenheiros Aeronáuticos. Parabéns por projetarem, desenvolverem, produzirem e testarem os mais diversos tipos de aeronaves e sistemas relacionados. O IEP deseja a você, Engenheiro Aeronáutico, um dia muito especial!

| Leia mais

27 de outubro: Dia do Engenheiro Agrícola

Engenheiro Agrícola, você está de parabéns. Parabéns por fomentar, pesquisar, desenvolver e implementar novas tecnologias para o agro, promovendo o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor. O IEP felicita hoje todos os Engenheiros Agrícolas.

| Leia mais

IEP realiza palestra sobre Câncer de Mama

Na tarde desta sexta-feira, 25 de outubro, o Instituto de Engenharia do Paraná e a Construtora Rottas, realizaram uma palestra sobre “Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama” com a médica Dra. Caroline Romano Zafalon e a enfermeira Josiane Andrade.

| Leia mais

25 de outubro: Dia do Engenheiro Civil

Parabéns, Engenheiro Civil. Parabéns por desempenhar este importante papel dentro do setor da construção civil, valorizando o desenvolvimento de nossa sociedade ao planejar, projetar, coordenar e supervisionar a execução dos mais variados tipos de obras de infraestrutura e empreendimentos imobiliários.

| Leia mais