Presidente IEP 1937-1938
UMA FAMÍLIA DE NOBRES DO IMPÉRIO
O engenheiro civil Raul Zenha de Mesquita, vencedor da conturbada eleição dos idos de março de 1937, diplomou-se em 1914 pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu em 21 de outubro de 1892. Foi, também, bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas, Astronomia e Geodésia.
Zenha de Mesquita era filho do barão e da baronesa de Mesquita (ele, Jerônimo José de Mesquita), membros de família com importantes serviços prestados ao Império brasileiro; neto do conde de Mesquita (Jerônimo Luiz de Mesquita) e bisneto do marquês de Bonfim (José Francisco de Mesquita).
Veio ao Paraná integrando grupo de trabalho responsável pelo entroncamento rodoferroviário de Ponta Grossa, tendo prestado relevantes serviços à Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, onde foi diretor, sempre preocupado com a modernização da ferrovia e do material rodante.
Participou ativamente nas obras de eletrificação da rede e na aquisição das locomotivas elétricas. Também foi presidente do Crea/PR (1940/1942) e prefeito da cidade de Jacarezinho, norte do Paraná, na década de 1930. Sócio-fundador do Graciosa Country Club, de Curitiba. Faleceu em 1956, aos 64 anos de idade.
*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch.