O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, a Secretaria Municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, a ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Pró-Metrópole realizaram o 1º ENCONTRO METROPOLITANO DE GESTORES DE MEIO AMBIENTE, que aconteceu no dia 30 de junho de 2022, das 08h00 às 16h00 no Centro de Eventos do IEP e com transmissão ao vivo via zoom.

Participaram da abertura do evento, o anfitrião do evento, Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná – Engº Eletricista Nelson Gomez, o Vice-prefeito de Curitiba e presidente do PRÓ-METRÓPOLE – Eduardo Pimentel Slaviero , o Secretário Municipal para o Desenvolvimento da RMC – Leverci Silveira, Diretor Executivo da ASSOMEC – Neco Prado , o Eng. Joel Krüger, Presidente licenciado do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o Diretor da Secretaria para o Desenvolvimento da RMC e Cerimonialista do Evento – Luiz Ribeiro.

O Diretor Técnico do IEP, Eng. Rodrigo Pasqual e o Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, Eng. Antonio Borges dos Reis comandaram os debates do evento.

Assista o evento abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:

O Instituto de Engenharia do Paraná, representado pelo Presidente, Eng. Nelson Luiz Gomez, participou do lançamento nesta sexta-feira (1) do edital de construção da Ponte de Guaratuba.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou nesta sexta-feira (1) o edital de contratação integrada dos projetos e da construção da Ponte de Guaratuba, já publicado em Diário Oficial, que inclui também os acessos entre o município e a cidade de Matinhos. Com 1.244 metros de extensão, a ponte terá uma seção estaiada de 320 metros, que vai permitir a navegação pela baía.

Atualmente, a travessia entre Guaratuba e Matinhos é feita somente por ferry-boat, com movimento estimado de 70 mil a 100 mil veículos por mês, número que salta para 200 mil na temporada de verão. O tempo de travessia deve reduzir dos mais de 30 minutos atuais, em média, para apenas dois minutos.

Fonte: Agencia Estadual de Notícias

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, com o apoio do Movimento Pró-Paraná, realizou a LIVE com o tema “Viajando pela Cultura (Parte 33): Israel”.

Na oportunidade, palestrou o engenheiro Nelson Luiz Gomez, Presidente do IEP nos biênio 2015/2017 e 2021/2023, graduado em Direito pela UniCuritiba; obtendo o prêmio 3º melhor formando, diurno e noturno, do Curso de Direito da UniCuritiba; coautor do livro Tecnologia da Informação: desafios da tecnologia de informação aplicada aos negócios, São Paulo: Editora Atlas, capítulo 12, p. 188-207; Mestre em Administração área de concentração em Estratégia e Organizações na UFPR, sendo avaliado com conceito A, na dissertação “A Satisfação do Usuário de Informação na Internet”; professor da UFPR e Faculdade Católica de Administração e Economia-FAE; Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPR, Graduado em Análise de Sistemas pela UFPR; empregado na Copel até a aposentadoria.

Viagens realizadas: 2022 – Israel, 2019-NORUEGA (Bergen, Kirkenes, Oslo), CHILE (São Pedro do Atacama); 2018-DUBAI; CAMBOJA (Siem Reap), MALÁSIA (Kuala Lumpur), TAILÂNDIA (Bangkok, Phuket, Phi Phi), SINGAPURA; 2017-EUA (Alasca, São Francisco, Chicago, Las Vegas, Parque Sequóias, Las Vegas, Gran Canion, Saint Louis), CANADÁ (Vancouver); 2016-MÉXICO (Cancún); 2015-FRANÇA (Paris, Giverny, Bretanha, Normandia, Vale do Loire); 2014-CHINA (Beijing, Xian, Shangai), HONG KONG, MACAU, DUBAI, ABU DHABI, EUA (Nova Iorque); 2013-ALEMANHA (Berlin, Frankfurt), LITUÂNIA (Riga), LETÔNIA (Vilnius), ESTÔNIA (Talin), AUSTRÁLIA (Sidnei, Camberra, Melbourne, Brisbane, Surf Paradise), NOVA ZELÂNDIA (Auckland, Ilha Waiheke), EUA (Orlando, Miami); 2011-JAPÃO (Tóquio, Osaka, Nagóia, Hiroshima, Kioto, Yokohama, Niko Mikimoto); 2004-FRANÇA (Paris), ESPANHA (Madri, Barcelona, Toledo); 2005-BRASIL (FERNANDO DE Noronha), ARGENTINA (Buenos Aires, Ushuaia, Bariloche) URUGUAI (Montevidéo); 2000-CANADÁ (Toronto, Quebec, Ottawa, Montreal, Mil Ilhas, Niagara).

Assista ao Viajando pela Cultura abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:

1º de julho foi escolhido como o Dia Mundial da Arquitetura por fazer referência à fundação da UIA (União Internacional de Arquitetos), que aconteceu nesta mesma data, no ano de 1949.

Em 1996, porém, a UIA transferiu a data para a primeira segunda-feira de outubro, quando se celebra o Dia Mundial do Habitat. Mesmo assim, alguns países e instituições continuam a celebrar a data no dia 1º de julho e há aqueles que o fazem nas duas ocasiões.

De qualquer forma, a data merece ser lembrada e comemorada, destacando a importância da arquitetura em nossas vidas, seja pensando e planejando as casas em que vivemos ou as infraestruturas e cidades que nos rodeiam.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, promove curso de xadrez para iniciantes, se você é iniciante, ainda não sabe os movimentos das peças, não conhece nenhuma técnica, mas quer aprender, esse curso é para você!

Confira a Programação:

AULA 1:
• 04/07 (segunda-feira) das 18h às 20h (para INICIANTES que não sabem nem o movimento das peças ou quase nada).

AULA 2:
• 05/07 (terça-feira) das 18h às 20h (para INICIADOS que já sabem mover as peças e conhecem o regulamento básico).

AULA 3:
• 06/07 (quarta-feira) das 18h às 20h (para INICIADOS, aula complementar).

Local: 5º andar do IEP

Inscrições via WhatsApp: (41) 98527-2640 ou E-mail: [email protected]

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, em uma promoção da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo, realizou mais uma Palestra Internacional com o tema “Construção do 3D da Coimbra Medieval”.

Na oportunidade falaram os seguintes palestrantes:

Isabel Anjinho, Arquiteta e engenheira civil com pós-graduação em “Recuperação e Valorização de Conjuntos e Edifícios Históricos”. Mestre em História da Arte, foi investigadora bolseira da FCT. Trabalha nas suas próprias empresas de arquitetura, engenharia e intervenção na área patrimonial: “Jorge Anjinho, AEGP” e “IdemIbidem”. Colaborou na organização de eventos culturais: comissariado da “Exposição dos 70 anos do Diário de Coimbra” (2000), comissariado das comemorações dos “900 Anos de Almedina” – União de Freguesias de Coimbra (2019-2020), colaboração na exposição “Coimbra e a Água dos primórdios até meados do séc. XIX” – Museu da Água de Coimbra (2019). Autora do livro “Fortificação de Coimbra, das origens à modernidade”, coautora do “Modelo 3D de Coimbra Medieval”.

Rúben Vilas Boas, mestrado Integrado em Arquitetura, Universidade de Coimbra (2011), com tese “A Rua Larga de Coimbra, das origens à atualidade”. Trabalhou como arquiteto em Portugal, China e Índia, antes de se estabelecer, em 2019, em Nainamo, no Canadá. Como arquiteto estagiário em Raymond de Beeld Architect Inc., explora a realidade da profissão num país com uma indústria da construção diferente, com a madeira como frequente elemento estrutural, e com códigos de construção e eficiência energética bastante exigentes. A experiência profissional em outros locais foi bastante enriquecedora em termos profissionais, pessoais e culturais. Desenvolve desde 2018, em conjunto com Isabel Anjinho, a reconstituição da cidade de Coimbra em tempos medievais, fruto de interesses comuns, refletidos na sua tese de mestrado e na obra de Isabel Anjinho “Fortificação de Coimbra – das origens à modernidade”.

Assista a Palestra Internacional abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:

Trabalhando as técnicas de produção, exploração, refino e transformação de petróleo e gás natural, o Engenheiro do Petróleo busca garantir a energia necessária para o desenvolvimento do nosso país.

Por isso, hoje, o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – parabeniza este profissional tão importante para a nossa nação.

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP promove o Curso de Negociação para Engenheiros, com o Engenheiro Civil, Empresário e Consultor Sady Pezzi, Experiência em empresas de diversos portes e segmentos, nas áreas de engenharia civil, comercial e marketing, na gestão de projetos de grande escopo, no planejamento estratégico (BSC), no acompanhamento e implementação de projetos de qualidade (ISO-9000 / 2000, Serviço Total, Quality Care, Ford Mobility), reposicionamento mercadológico, no treinamento e desenvolvimento de equipes de alta performance. Empreendedor. Conselheiro Editorial na área de Administração da Editora Juruá, Conselheiro Editorial da Ithala Editora, Parecerista do EAD Universidade Positivo. Co-autor do Livro Gestão de Marketing para Organizações do Terceiro Setor. Diversos artigos publicados em Revistas e Jornais. Professor de Pós-graduação da disciplina Força de Vendas, Comportamento do Consumidor, Pesquisa e Análise de Mercado, Gestão de Marketing, Marketing Social, Geomarketing e Inteligência Competitiva na Universidade Positivo, UNINTER, EBS, ESIC, FAE, Instituto Euvaldo Lodi e PUC-PR. Consultor de Gestão para o Grupo NIPONSUL-HONDA, Cooperativa Integrada, Cooperativa Coamo, Cooperativa Frisia-Batavo, TIM, CNH, Autotrac , ALL ,Cooperativa Nova Produtiva , Formighieri Pisos e Decks, Premier IT , Formobili e Fundação Museu do Futuro .Membro do Instituto de Engenharia do Paraná , Membro da Associação Comercial do Paraná , Membro do CREA-PR. Experiência em diversos segmentos .

Curso:
Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos (Neale, citado por Chiavenato);
Baseada nesta definição percebemos ser pertinente dentro do escopo de conhecimento que o engenheiro saiba negociar de forma eficiente, oportunizando o alcance de seus objetivos.

Objetivo:
O curso de formação executiva em negociação para engenheiros, desenvolverá as habilidades desta metodologia através de uma visão inovadora, que não se limita a métodos e técnicas , mas a vivência e atividades práticas , estudos de caso sempre orientando ao entendimento da negociação como um processos de diversas dimensões distintas , com olhares voltados a construção de acordos , ponto fundamental da negociação específica para exatas .

Programa:
1) Otimizando a Qualidade de Análises e Decisões – 04 horas
2) Mind Reset – Reconstruindo Modelos Mentais – 04 horas
3) Métodos e Técnicas para Otimizar Resultados – 04 horas
4) Negociação em Situações Complexas – 04 horas

Datas: 02, 03, 04 e 05 de Agosto
• Horário: 18h30 às 22h30
• Local: IEP – 11° andar – Sala 01

Investimento:
• Associado:
R$ 600,00
• Não Associado: R$ 800,00

Inscrição pelo e-mail: [email protected] ou presencial no setor de eventos do IEP – 2°andar.

Representantes do Movimento Pró-Paraná participaram do evento que marcou o início das obras de engorda da orla de Matinhos no último sábado (25). Estiveram presentes o diretor financeiro da entidade, Jaime Sunye, e o membros Eugênio Libreloto Stefanelo, Heroldes Bahr Neto, Joacir Bonatto e Kelso Krieger. Também participaram representantes do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Antonio Borges, Miguez e Ricardo Vidnich. As duas entidades registraram em cartório notas técnicas dando respaldo à iniciativa.

Fonte:
https://www.proparana.org.br/representantes-do-pro-parana-acompanham-o-inicio-das-obras-de-engorda-de-matinhos/

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná e Festval promovem no dia 06 de julho, às 19h00, no 15º andar do IEP, Degustação de Vinhos Portugueses.

A degustação terá apresentação do Sommelier do Festval, Rodrigo Ribeiro.

• Data: 06 de julho (quarta-feira)
• Horário: 19h00
• Local: 15º andar do IEP

Vagas Limitadas

Adesão:
• Associado / Dependente: R$ 90,00
• Não Associado: R$ 128,00

Adesões via WhatsApp: (41) 98527-2640