Na quarta-feira (08) aconteceu a celebração do Jubileu de Ouro de formatura de engenharia de 1973 da UFPR.
Os veteranos tiveram um dia inteiro de comemorações: às 10h com a Visita ao Centro Politécnico, às 17h aconteceu a Cerimônia de Diplomação pelo Jubileu de Ouro na UFPR e as 20h o emocionante reencontro com os colegas no IEP para uma linda solenidade e um maravilhoso jantar.
O Evento foi uma homenagem do Instituto de Engenharia do Paraná em conjunto com a Universidade Federal do Paraná, contou com o patrocínio da Mútua/PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/PR.
Parabéns aos veteranos, mestres e doutores da Engenharia no Paraná por todo trabalho e dedicação nesses 50 anos de profissão.
.










Desafios da Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável do Paraná
A Emancipação Política do Paraná foi um acontecimento pelo qual a província do Paraná desmembrou-se da província de São Paulo, transformando-se na mais nova província do Império do Brasil, em 19 de dezembro de 1853.
Este ano fazem 170 anos deste acontecimento, por isso o Instituto de Engenharia do Paraná, o Movimento Pró-Paraná, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e a Academia Paranaense de Engenharia (APE) realizarão em conjunto a Comemoração dos 170 Anos da Emancipação Política do Paraná, com o tema: Desafios da Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável do Paraná. O evento será realizado no dia 22 de novembro, com início às 19h, no Centro de Eventos do IEP.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
• Abertura com as boas-vindas do Presidente do IEP: Eng. José Carlos Dias Lopes da Conceição.
• Apresentação da Mesa Redonda pelo Coordenador do Evento: Eng. Eletricista e MEE em Sistemas Elétricos de Potência Niromar A. de Rezende.
• Início da Mesa Redonda pelo Moderador: Eng. Civil e ex-Secretário de Estado dos Transportes e ex-Secretário de Estado da Administração Nivaldo Almeida Neto.
• Criando a Infraestrutura do Paraná: Dr. em Engenharia Civil-Arquitetura-Física Nuclear e ex-Secretário de Estado do Planejamento Waldir P. X. Tavares.
• Base para um Agronegócio Competitivo: Eng. Agrônomo, Dr. em Eng. da Produção e ex-Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento Eugênio L. Stefanelo.
• Infraestrutura Viária: Eng. Civil, ex-Superintendente da Rede Ferroviária Federal, ex-Presidente do IEP e Presidente da APE Horácio H. Guimarães.
• Energia para o Desenvolvimento Sustentável: Eng. Civil e Presidente da Tradener Walfrido V. Ávila.
• Diálogos do Moderador com os Participantes da Mesa.
• Coquetel.
.
• Data: 22 de novembro (quarta-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Centro de Eventos
.
Clique AQUI, faça sua inscrição e participe!
Na data de ontem (09), o IEP, representado por seu presidente, Eng. José Carlos Dias Lopes da Conceição, juntamente com os Engenheiros Celso Kloss e Maristela Marigot, da Câmara Técnica de ESG (Environmental, Social and Governance) recebeu o SELO CLIMA PARANÁ.
O Selo é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da SEDEST, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável que reconhece e incentiva as boas práticas de sustentabilidade no Estado, busca promover empresas e cidades que se comprometem com a melhoria contínua de ações, técnicas e tecnologias voltadas ao crescimento com respeito ao meio ambiente.
Confira:
.


De 04 a 09 de dezembro acontecerá a 29° Edição da Semana da Engenharia no Instituto de Engenharia do Paraná. Uma semana com palestras e visitas técnicas, trazendo o que há de mais novo e tecnológico no mercado da engenharia. O evento acontecerá no sistema híbrido, com todos os eventos presenciais e com a transmissão ao vivo pelo YouTube.
A Semana da Engenharia acontece há 29 anos e cresce cada vez mais a cada edição. É uma ótima oportunidade de confraternização e aprimoramento técnico entre os profissionais da área, mobiliza praticamente todos os setores produtivos industriais, em torno de palestrantes de renome nacional e internacional, expositores da iniciativa privada e setor público, além de importantes instituições de ensino vinculadas às diversas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia e geociências.
.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
04 de dezembro (segunda-feira)
19h00: Solenidade de Abertura com Apresentação do Coral da OAB.
19h15: Palestra Magna de Abertura: Edifícios Sustentáveis estão Subindo a Régua e Alcançando Níveis de Desempenho Jamais Vistos no setor, com Guido Petinelli.
20h00: Lançamento da Revista Técnica.
20h30: Coquetel de Abertura.
.
05 de dezembro (terça-feira)
10h00: Visita Técnica à Pirâmide Solar
19h00: Palestra Pavimentos Permeáveis de Concreto com Carlos Gustavo Nastari Marcondes.
20h00: Palestra Gestão de Bacias Aéreas com Claudia Provenzano Barros e Fernando Luiz Bastos Ribeiro.
.
06 de dezembro (quarta-feira)
09h00: Visita Técnica à Usina Parigot de Souza – Copel – Antonina
19h00: Palestra Patologia das Construções – O Mercado da Engenharia que mais Cresce com Bernardo Fonseca Tutikian.
20h00: Palestra Machine Learning nas Empresas: Uma Visão Contemporânea com Prof. Dr. Vitor Curtis do ITA e João Augusto Barão Michelotto – IBAPE.
.
07 de dezembro (quinta-feira)
09h00: Visita Técnica à Kuhn do Brasil S.A
19h00: Palestra A Liberação da faixa 3,5 GHz para o 5G e As Infovias na Amazônia com Ricardo Dieckmann.
20h00: Palestra Revelando as Profundezas: Sistemas de Produção Submarina, o Universo da Indústria de Óleo e Gás com com Danilo Bernett Junior.
.
08 de dezembro (sexta-feira)
19h00: Palestra Desenvolvimento e Implementação de um Sistema para a Integração e Disponibilização de Dados sobre Águas Subterrâneas com Pedro Henrique Gongora Miguez.
19h30: Palestra Gestão de Recursos Hídricos e Capacidade Adaptativa, com Cristóvão Fernandes.
20h00: Palestra ESG: Por que é um objeto de desejo de várias empresas? com Roberto Roche.
20h30: Debate.
.
09 de dezembro (sábado)
19h00: Encerramento da Semana – Homenagem Engenheiro do Ano / In Memoriam / 16º Concurso de Fotografia.
20h00: Jantar de Dançante
.

O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, torna público que, até 28 de novembro de 2023, estarão abertas as inscrições referentes à concessão de prêmios para o 16º CONCURSO FOTOGRÁFICO “ENGENHARIA NO BRASIL”, visando valorizar a importância desse segmento para a sociedade.
Confira o Regulamento e Participe!
• Regulamento
• Ficha de Inscrição
Presidente do IEP na Gestão 1955 a 1957
A PRIMEIRA TURMA DE REMIDOS
A mobilização em torno do edifício-sede do IEP atrai uma nova leva de associados e, nas eleições de 9 de março de 1955, comparecem 207 votantes, um recorde até então. A chapa liderada pelo engenheiro e professor Eliasib Gonçalves Ennes sagra-se vitoriosa, com 116 votos contra 84 dados à encabeçada pelo ex-prefeito e primeiro gestor do Plano Agache Rozaldo Gomes de Mello Leitão. A posse foi dia 28.
Ennes tem como companheiros de diretoria Pedro Mortensen Neto, vice-presidente; Azaury Guedes Pereira, 1º secretário; Newton Edmundo Grillo Requião, 2º secretário; Ricardo R. Seyer, tesoureiro; Diamantino Conrado de Campos, orador; e Camil Gemael, redator. Para o Conselho Fiscal foram eleitos Frederico Brambilla, José Theodoro Miró Guimarães e Mário De Mari.
Além das questões internas, há outras que preocupam a nova diretoria, como a situação dos empreiteiros paranaenses diante dos atrasos dos pagamentos do governo do Estado. Ennes também vai ao Rio de Janeiro, então Capital Federal, defender reivindicações da classe acerca de contribuição previdenciária, mantendo contatos junto ao Ministério do Trabalho.
Os 30 anos do IEP, outro tema em destaque da nova administração, foram comemorados dia 27 de fevereiro de 1956 em sessão histórica no salão nobre da Escola de Engenharia – o mesmo que abrigou aquele grupo de pioneiros em 1926 -, com a presença do representante do governador Moisés Lupion, Nivon Weigert, e do secretário estadual de Viação e Obras Públicas, Eurico Batista Rosas. Coube ao ex-prefeito e ex-diretor Linneu Ferreira do Amaral destacar o papel dos fundadores, na mesma ocasião transformados em sócios remidos. Desde então, anualmente, o Instituto passou a remir associados que completassem 30 anos de contribuição; na reforma dos estatutos de 2009, o período foi ampliado para 40 anos. Uma romaria ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula, para homenagear engenheiros falecidos, encerrou as atividades da data.
Um ano depois, estão no auge as discussões para nova reforma dos Estatutos. O presidente Ennes não aceita a proposta feita na assembleia geral de 14 de fevereiro de 1956 para prorrogar seu mandato, de maneira que a próxima eleição já seja realizada sob a égide da nova Carta. Mas, dias depois, acaba cedendo aos argumentos de um grupo de associados e o mandato é prorrogado por 60 dias. O pleito é, então, marcado para a primeira quinzena de junho. Ennes é derrotado nas urnas pelo engenheiro Mário De Mari.
Ao encerrar sua gestão, entregou ao sucessor os pilares, vigas e a estrutura para a laje do primeiro pavimento da futura sede, inclusive da marquise frontal, assim como o estudo econômico-financeiro para a execução do projeto arquitetônico, de autoria do arquiteto Rubens Meister, e do estrutural, do engenheiro Venevérito da Cunha. Redefiniu também o regime de construção, que passou a ser por administração direta, com a contratação de mestre-de-obras para concretagem e operários especializados e mão-de-obra bruta, além de regularizar as pendências existentes com a empresa que até então prestava serviços. E reformou o barracão deixado como resto da demolição do edifício da escola profissional que ali havia funcionado, para abrigar a administração do IEP.
Paulista de Catanduvas, Eliasib Gonçalves Ennes iniciou o curso de Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1941, mas interrompeu os estudos para servir, como voluntário, na Força Expedicionária Brasileira, dois anos depois. Finda a guerra, recusou os benefícios da lei que permitia matrícula no 4º ano de Engenharia. Cumpriu o curso integralmente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, diplomando-se em 1949.
Também bacharel em Ciências Matemáticas e pós-graduado, em nível de mestrado, em Acústica Arquitetônica e Física Aplicada, cursou a Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, ali dirigiu departamentos e integrou o Conselho Superior da Adesg, a associação dos diplomados da instituição.
Foi professor titular da UFPR, chefe do Departamento de Física Aplicada e Professor Emérito da instituição. Exerceu funções na Universidade da Força Aérea Brasileira e trabalhou na França.
Na presidência do IEP (1955-1957), obteve a declaração de utilidade pública da entidade no município e no estado e encaminhou o assunto em nível federal. Ampliou significativamente o quadro de sócios e, na gestão Parigot de Souza (1959-1961), foi diretor de sede, quando administrou a obra até o quarto pavimento.
De personalidade dinâmica e empreendedora, ao falecer, em 2009, o professor Ennes dirigia uma instituição que fundou, o Citema (Centro Científico e Tecnológico do Meio Ambiente).
*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, em parceria com a Pilandro, promove no dia 21 de novembro, às 19h00, no 15º andar do IEP, a Degustação de Vinhos de Final de Ano.
A degustação terá apresentação do Sommelier Luiz Alberto Alano, engenheiro civil e ampla formação em TIC, especialmente na área de Software onde foi sócio de uma softwarehouse para gestão pública por 25 anos.
Passagem importante na área de enogastronomia no Luigi Pietro, inicialmente uma loja de vinhos e cafeteria e depois, com a mudança de endereço, com a agregação de restaurante tipicamente italiano, proporcionando uma atmosfera intimista e acolhedora.
Atuando na divulgação de vinhos e os prazeres envolvidos desde a escolha do rótulo até a degustação desta maravilha.
Visitas a países com grande tradição vinícola como Argentina, Chile e especialmente Itália onde pode conhecer pessoalmente a Pilandro, seu proprietário e enólogo Pietro Lavelli e aprendeu os segredos na produção destes maravilhosos vinhos.
Muito estudo e garrafas abertas de vinhos do mundo todo moldaram seu paladar a ponto de determinar seu vinho favorito: vinho bom. Do ruim não gosta. De que país? De que uva? Indiferente. Só precisa ser bom. E quanto mais vinhos conhecermos, melhor será nossa vida.
- Data: 21 de novembro de 2023 (terça-feira)
- Horário: 19h00
- Local: 15º andar do IEP
.
Vagas Limitadas!
Adesão:
- Associado / Dependente: R$ 100,00
- Não Associado: R$ 150,00
.
Adesões via WhatsApp: (41) 98527-2640
O DeROSE Method é um programa completo para aumentar a vitalidade, administrar o stress e ganhar foco. Sua aplicação promove um incremento de produtividade e alta performance.
- Contato comercial: Evelyne Baldan 41 99934-7868
- Endereço: Rua Itupava, 601 Curitiba – PR
- Site: www.derosealtodaxv.org.br
- Instagram: @derosealtodaxv
Associados ao IEP têm 20% de desconto na mensalidade.
Basta apresentar carteirinha da entidade ou declaração de associado emitido pelo IEP!
.
Confira todas as opções e convênios na área específica do IEP BENEFÍCIOS, clique AQUI!
*Desconto exclusivo para associados do IEP.
Aproveite!
O Dia Mundial do Urbanismo surgiu com o objetivo de valorizar a importância do planejamento urbano na melhoria da qualidade de vida nas cidades.
Buscar um novo desenho urbano, mais sustentável e integrado, focado em estilos de vida mais saudáveis e harmônicos para todas as comunidades, cria novos desafios e possibilidades, que o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – incentiva e busca promover entre seus pares.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná e Solo Network / Autodesk realizarão a Palestra “O futuro do BIM: tendências da tecnologia em AEC” com o Arq. M.Sc. Ricardo Bianca de Mello, o evento acontecerá no dia 29 de novembro, às 19h00 no Centro de Eventos do IEP.
O evento, que será híbrido, é uma promoção das Câmaras Técnicas de Arquitetura e Urbanismo, de Licitações e Contratações Públicas e da Construção Civil.
O palestrante, Arq. M.Sc. Ricardo Bianca de Mello, Sr. Technical Sales Specialist, AEC, Brazil. É especialista técnico da Autodesk para Arquitetura, Engenharia e Construção. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, possui Mestrado em Projeto de Arquitetura pela mesma instituição e cursa atualmente o seu programa de doutorado. Antes de trabalhar na Autodesk desenvolveu diversos projetos nas áreas de edificações, urbanismo e design por meio de seu escritório e em parceria com outros arquitetos no Brasil e no exterior. Trabalhou também com consultoria, perícia, instrução, em escritório de engenharia estrutural e em construtora. Profundo conhecedor e usuário de tecnologias Autodesk há cerca de 25 anos, trabalha com BIM desde 2004, quando começou a desenvolver projetos em Revit, tendo sido também responsável por coordenar ou amparar a adoção desta tecnologia em diversas empresas. Desde 2010 faz parte do time da Autodesk do Brasil, atuando em todo o território brasileiro na divulgação e adoção da tecnologia Autodesk para BIM. Desde 2009 integra a Comissão de Estudos Especiais 134 da ABNT, que vem desenvolvendo a normalização brasileira para BIM. É atualmente representante da Autodesk no BIM Fórum Brasil.
- Data: 29/11/2023 (quarta-feira)
- Horário: 19h00
- Local: Centro de Eventos do IEP / YouTube
.