A participação na campanha faz parte do Plano de Ação Solidária do IEP, com o intuito de estimular a solidariedade e o espírito de cidadania entre os associados.

O IEP passa a ser um ponto de arrecadação da campanha, participe com donativos (alimentos, roupas, doces e brinquedos). o objetivo é recolher o maior número possível de donativos para que em dezembro a distribuição seja feita pelos voluntários do Natal Solidário. Os brinquedos são embrulhados para presente, são preparadas as cestas básicas, as roupas e calçados. Tudo isso feito com muita dedicação e amor para ajudar quem mais precisa.

Conheça melhor a campanha: www.natalsolidario.com.br.

O Instituto de Engenharia do Paraná apoia o movimento Outubro Rosa, que foi criado há mais de 30 anos com o objetivo de conscientizar as mulheres da importância de prevenir o câncer de mama. O IEP promoverá, juntamente com o Rotary Club de Curitiba Cidade Ecológica e Distrito 4730 de Rotary International, o evento OUTUBRO ROSA no dia 31 de outubro, a partir das 17h, no Centro de Eventos do IEP.

Participe deste movimento mundial: ajude a disseminar informações confiáveis e incentive a prevenção.

.

Confira a programação:

PALESTRA: Imagem, Estilo e o Câncer de Mama com Márcia Caldas Vellozo Machado – Presidente do Instituto Banco de Roupas.

APRESENTAÇÃO: Dança das Sombrinhas Cor de Rosa

PALESTRA: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer

.

Clique AQUI, faça a sua inscrição e participe!

Nesta segunda-feira (23) o evento “Café da Manhã no IEP” foi extremamente interessante. O Deputado Estadual Fábio Oliveira trouxe o tema: “Atuação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e de Desenvolvimento Sustentável da ALEP”.

Falou sobre as novas tecnologias aplicadas nas obras em outros países para melhorar a qualidade de vida da população e que podem ser aplicadas em nosso Estado. Como o Deputado disse: “Não precisamos de novas ideias, vamos fazer o que já está dando certo”.

Acompanhe algumas fotos dessa manhã rica de grandes ideias e calorosa de informações.

.

.

Assista ao evento completo abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:

.

Sábado já é conhecido tradicionalmente como “o dia da feijoada” e o IEP não poderia ficar de fora dessa. Por isso, neste sábado, dia 21 de outubro, a Sra. Giselle, esposa do associado Ricardo Fedalto, fez uma feijoada digna de muitos elogios e uma decoração impecável.

Foi um sábado maravilhoso para reunir amigos e confraternizar com uma deliciosa Feijoada no Bar da Amizade do IEP.

Delicie-se com algumas imagens desse dia saboroso.

.

A noite desta sexta-feira (20) foi de muito luxo com a Degustação de Espumantes de Alguns Países na Confraria VinIEP do Instituto de Engenharia do Paraná.

A apresentação de 6 rótulos de diferentes aromas e sabores ficou por conta do associado Rui Medeiros, para acompanhar os espumantes tiveram alguns tipos de queijos que tornaram a noite deliciosamente harmoniosa.

Confira algumas imagens do evento:

.

Na tarde desta quinta-feira, 19 de outubro, o Presidente do IEP, Eng°. José Carlos Dias Lopes da Conceição, acompanhado dos associados inscritos, foram para Joinville/SC para a Visita Técnica na Fábrica da Tupy.

Conheceram todas as instalações da fábrica e acompanharam como acontece a produção de alguns componentes utilizados em diversos segmentos. Todos estavam devidamente vestidos com equipamentos de segurança fornecidos pela empresa.

Confira algumas imagens da Visita Técnica:

.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná realizou no dia 18 de outubro, a LIVE com o tema Viajando pela Cultura (PARTE 40): Itália – da Costa Amalfitana a Sicília.

A palestra foi uma realização da Diretoria de Apoio Sociocultural do IEP.

O palestrante que nos levou para esta incrível viagem, foi com o Engenheiro Civil Rui Medeiros, formado pela UFPR em 1975. Tem curso de Mestrado na PUC-RIO em Construção Civil (Especialista), é Professor do Departamento de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná, Coordenador da Disciplina de Estruturas de Edifícios, Coordenador da Disciplina de Patologia e Recuperação de Estruturas, Professor da Disciplina de Concreto IV e V (Concreto Protendido), faz Projetos e Consultoria de Estruturas de Concreto Armado, Gerenciamento e Compatibilização de Projetos Industriais, Laudos e Perícias Técnicas, Acompanhamento de Obras e Pareceres Técnicos, Fiscalização de Obras.

Possui 48 anos de experiência na área de projetos, fiscalização e pareceres técnicos em obras com inconformidades construtivas, com um acervo de 970 obras projetadas e 192 laudos com verificações de inconformidades de obras. Atua na área de Patologia de Estruturas com inspeções, monitoramento e escaneamento da edificação com equipamento próprio para levantamento de elementos estruturais concreto e aço tubulações elétricas e hidráulicas, que nos permite o perfeito diagnóstico das manifestações e inconformidades construtivas.

Viajou o mundo para conhecer suas culturas e vinícolas:

Assista ao evento completo abaixo ou pelo Canal do IEP no YouTube:

.

Presidente do IEP na Gestão 1947 a 1948

A SURPRESA DA PRESIDÊNCIA

Uma eleição com lances inesperados. Venevérito da Cunha, engenheiro especialista em cálculo estrutural era um dos pilares de uma das chapas concorrentes naquele 23 de março de 1947, um domingo do comecinho do outono curitibano. Figurava como tesoureiro. No grupo, porém, faltava o principal, o candidato a presidente. É que havia duas outras chapas inscritas (embora não formatadas formalmente, já que cada um concorria isoladamente aos cargos) e uma profusão de nomes que se ofereciam ao voto dos associados.

Nas vésperas do pleito, diante do prazo final para inscrição de candidatos, Venevérito foi convocado pelos companheiros para assumir a cabeça do grupo. Atuar como o pilar principal de sustentação. Relutou, mas aceitou. E venceu. Derrotou o presidente Oswaldo Pilotto, que almejava mais uma reeleição, e o professor Paulo Aguiar. Um resultado apertado: 19 votos para Venevérito, 17 para Aguiar e um para Pilotto.

Para a vice-presidência, venceu Hasdrúbal Bellegard; Algacyr Guimarães, derrotado, seria, anos mais tarde, governador do Paraná, eleito pela Assembleia Legislativa. O governador, Ney Braga, havia sido chamado para o Ministério da Agricultura, em 1964, pelo presidente Humberto de Alencar Castllo Branco. E renunciou ao mandato, assim como seu vice, Affonso Alves de Camargo Neto, em razão de acertos políticos.

Na 1ª secretaria, o vitorioso foi Raul Iwersen, à frente de Carlos Amorety Osório, Júlio Cesar de Souza Araújo e Silvestre de Souza; na 2a, Júlio Cesar de Souza Araújo suplantou Raul Bruel Antonio, Mário De Mari e Osman Pierre; Pedro de Miranda Assy foi consagrado tesoureiro, também num apertado resultado de 20 a 17 votos dados a Walter Scott de Castro Vellozo; o novo orador, Cláudio Manoel de Loyola e Silva, venceu Oswaldo Pilotto, Silvestre Souza e Paulo Aguiar; e Adherbal Sprenger Passos foi escolhido redator, com mais votos do que o concorrente Carlos Luís Lück. A posse foi na quinta-feira 27.

Venevérito da Cunha nasceu em Florianópolis (SC) em 29 de agosto de 1916. Cursou Engenharia na Universidade do Paraná e já no segundo ano começou a trabalhar como fiscal de argamassa e depois desenhista do serviço de Engenharia da 5a Região Militar.

Diplomado em 1942, foi contratado pela Secretaria de Viação e Obras Públicas do Paraná. Até 1950 trabalhou em sociedade com alguns colegas de turma, fazendo projetos de cálculo estru- tural, como o da Penitenciária Agrícola de Piraquara e algumas edificações; atuou, também, na construção civil em Ponta Grossa.

Além de associado ao IEP, que presidiu, Venevérito foi filiado a entidades internacionais ligadas à sua atividade, como a Sociedade Americana de Engenharia Civil e The Concrete Society, da Inglaterra.

Em 1950 abriu um escritório de cálculo estrutural próprio, por onde passaram muitos estudantes de engenharia e desenhistas que se tornaram profissionais bem sucedidos. O escritório tornou-se ponto de referência e nele foram calculadas plantas de obras como a Biblioteca Pú- blica do Paraná (única obra que ficou pronta para o centenário do Paraná), edifícios-sede da Prefeitura de Curitiba, do Instituto de Engenharia do Paraná, da Ordem Rosa Cruz, da Celepar, Casa de Saúde e Maternidade Dr. Paciornick, anexo do Tribunal de Contas do Paraná, prédios do Sesi, Senai, sinagoga Francisco Frischmann, edifícios Alvorada, Orion, Pussoli, Cosmos, José Loureiro, Construtora Independência, da TV Iguaçu Canal 4, o Fórum de Londrina, entre vários outros.

Em Santa Catarina, também existem marcas do trabalho de Venevérito da Cunha, como nas obras das Indústrias Dohler, Fundição Tupy, fóruns de Joinville e de Caçador, prédios em Camboriú, estádio do Figueirense, em Florianópolis, edifício da Federação das Indústrias e muitas outras.

Foi, ainda, responsável por projetos de diversas obras importantes não só no Paraná e Santa Catarina, como no Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. A extensa relação de trabalhos prestados tanto para governos estaduais como para a iniciativa privada inclui escolas, hospitais, pontes, reservatórios, igrejas, agências bancárias, lojas de departamentos, como a antiga Hermes Macedo.

Venevérito aposentou-se em 1981, mas continuou por alguns anos em atividade em escritório na sua residência. Em 2009, aos 93 anos, foi escolhido pelos associados do IEP como “Engenhei- ro do Ano”, recebendo o Troféu Paraná de Engenharia, em concorrida solenidade.

*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch.

Nesta terça-feira, 17 de outubro, o Vice-presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Engº. Civil Rodrigo Pasqual, entregou um kit com os produtos IEP para Leon Henrique Pereira, ganhador do sorteio realizado no dia 25 de setembro aos participantes da 6°SAE.

Após a realização da 6° Semana Acadêmica de Engenharia, entre os dias 14 e 18 de agosto, foi realizada uma pesquisa com os participantes inscritos no evento através de e-mail marketing.

Aqueles que responderam as questões participaram do sorteio para concorrer a um kit com os produtos IEP com: Caneca, Squeeze, Trena, Chaveiro, Capacete, Boné e Mochila. O contemplado foi o Sr. Leon Henrique Pereira que veio retirar seu prêmio na tarde de ontem.

Clique AQUI, conheça os Produtos IEP e adquira o seu!

.

Nesta terça-feira (17), o presidente do IEP, Engº. Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, participou da sessão de abertura da “Conferência IUFRO LA-2023” realizado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná. O objetivo é apresentar e discutir diferentes iniciativas que visam criar paisagens futuras mais resilientes para benefício das pessoas e da natureza.

.