O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná irá realizar no dia 19 de outubro a Visita Técnica na fábrica da Tupy em Joinville/SC.
A Tupy é uma empresa multinacional que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica, tem soluções presentes nos mais diversos segmentos, como transporte de carga (em todos os modais), infraestrutura, agronegócio e geração de energia.
As vagas são limitadas e exclusivas para os associados.
.
ATENÇÃO:
– O IEP irá fornecer o transporte que terá saída do Prédio do IEP no dia 19 de outubro às 12h.
– A alimentação fica por conta do Associado.
– O retorno será no mesmo dia com saída às 17h, chegada prevista para às 19h.
.
NORMAS DA TUPY:
– Todos devem usar calças compridas e camisa (não-regata), não é permitido calçado com salto acima de 4cm. Adornos como brincos, anéis e relógios não são permitidos na fábrica, e cabelos compridos deverão estar presos em estilo coque.
– A Tupy irá fornecer os equipamentos de proteção EPIs (óculos, bota, jaleco, capacete e protetor auricular), para garantir o conforto e segurança de todos.
– Máquinas fotográficas, filmadoras e celulares com recursos de áudio e vídeo têm uso restrito, conforme sinalizações internas que deverão ser observadas.
.
• Data: 19/10/23 (quinta-feira)
• Horário: 14h (com saída às 12h do IEP)
.
IMPORTANTE: A participação está condicionada a confirmação, que será enviada pelo e-mail: [email protected] para o e-mail informado no formulário de inscrição.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
Sábado é o dia mundial da alegria e das festividades, e neste dia 30 de setembro ele ficou ainda melhor com o Jantar da Primavera do Instituto de Engenharia do Paraná.
O IEP celebrou a chegada da estação mais bonita do ano, a Primavera. Foi uma noite espetacular com um jantar incrível e delicioso do Buffet Marzia Lorenzetti ao som da Banda Madeira que fez todos entrarem na dança.
Acompanhe algumas fotos desta noite que deixou um gostinho de quero mais.
.








































O Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e a Sociedade de Engenheiros da Bolívia (SIB) assinaram um acordo de Cooperação Técnica e Científica Interinstitucional.
O acordo se deu graças as primeiras tratativas que já estavam acontecendo desde a gestão anterior, na época com o Diretor Técnico Rodrigo Pasqual, Conselheiro Antônio Borges dos Reis, atual Diretor Técnico, e o Coordenador de Câmara Técnica de Cartografia Luís Alberto Lopez Miguez.
Este documento foi assinado pelo Presidente do IEP, Engº. Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, durante a 78ª SOEA – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que aconteceu em Gramado entre os dias 8 e 11 de agosto e tem como objetivo da cooperação técnica e científica entre a SIB e o IEP é implementar atividades e projetos em áreas de interesse mútuo como: realização de cursos, workshops, treinamentos, visitas técnicas, utilização da infraestrutura do IEP e outras atividades acadêmicas relacionadas aos cursos de engenharia.
.



Na manhã desta segunda-feira, 02 de outubro, aconteceu o Lançamento da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
O IEP esteve presente no evento, na foto estão, respectivamente, Vitória Vasconcelos Guimarães da Câmara Técnica Universitária do IEP, Eng. Joacir José Bonatto da Câmara Técnica de Telecomunicações e Conectividade do IEP, Eng. Luís Roberto Dantas Bruel pelo Movimento Pró-Paraná, Presidente do IEP Eng. José Carlos Dias Lopes da Conceição, Eng. Selma Aparecida Cubas, Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UFPR e Eng. Antônio Borges dos Reis, Diretor Técnico do IEP.
.


O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, irá realizar no dia 23 de outubro, às 07h30, o CAFÉ DA MANHÃ com o Deputado Estadual Fábio Oliveira abordando o tema: “Atuação da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e de Desenvolvimento Sustentável da ALEP”.
O palestrante Deputado Estadual Fábio Oliveira cresceu em Guarapuava, no interior do Paraná, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e vive há mais de 20 anos em Curitiba. Nascido em um lar cristão, é protestante, membro da igreja Batista. Ativista anticorrupção, foi cofundador do ”Mude” – Movimento Popular Apartidário Paranaense, que incentiva o combate à corrupção, por isso se coloca como a voz da Lava Jato na Assembleia Legislativa do Paraná, especialmente sobre a fiscalização de pedágios. O parlamentar teve uma passagem de dois anos no Governo do Estado como diretor de administração e finanças do Paraná Projetos. Na iniciativa privada, Fábio Oliveira, que é formado engenheiro do Exército, foi gestor do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. O deputado Fábio Oliveira tem 49 anos, é casado e pai de dois filhos.
• Data: 23/10/2023 (segunda-feira)
• Horário: 07h30 (Café) / 08h00 (Palestra)
• Local: Centro de Eventos do IEP – 1° andar / YouTube
.
Venha tomar um delicioso café e ampliar seus conhecimentos.
IMPORTANTE! O Evento tem vagas limitadas e com prioridade aos associados IEP, para não associados a adesão é de R$ 20,00, pagamento na recepção do evento.
.
Clique AQUI, faça sua inscrição e participe!
Que os engenheiros sempre estiveram presentes nos momentos importantes da nossa história todo mundo já sabe, mas existe maneira melhor de rever isso do que com um filme?
O IEP traz mais um evento para os estudantes de Engenharia e Arquitetura: Cine Engenharia – O Jogo da Imitação.
Será uma tarde com cinema, pipoca e refrigerantes. Depois, ainda teremos participação especial de engenheiros contando curiosidades e análises dos acontecimentos do filme.
• Data: 07/10/2023 (sábado)
• Horário: 16h
• Local: Auditório do 2° andar
.
Clique AQUI e faça sua inscrição!
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná apoia o movimento Outubro Rosa, que foi criado há mais de 30 anos com o objetivo de conscientizar as mulheres da importância de prevenir o câncer de mama.
O conhecimento sobre o assunto e a superação dos preconceitos da sociedade são fundamentais para esta prevenção.
Isso porque o câncer de mama apresenta sinais e sintomas em suas fases iniciais. A mulher, ao realizar o autoexame e encontrar alterações persistentes nas mamas, deve procurar auxílio médico. Também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.
Além do autoexame, contribuem para prevenir a doença algumas mudanças de atitude, como a adoção de uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios físicos, o controle do peso e a redução do consumo de bebidas alcoólicas.
Participe deste movimento mundial: ajude a disseminar informações confiáveis e incentive a prevenção.
*Fonte das Informações: INCA – Instituto Nacional do Coração
Na manhã desta sexta-feira (29), o Instituto de Engenharia do Paraná promoveu um delicioso café com a palestrante Cris Alessi abordando o tema “Inovação, Empreendedorismo e o Papel das Engenharias”. A palestrante falou sobre as novas tecnologias e sobre a importância da inovação nos ramos da engenharia.
.





.
Nesta quinta-feira (28) iniciou o 9º Seminário Estadual do ProEC – Programa de Apoio as Entidades de Classe – e 6º Encontro Técnico de Lideranças na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG). O objetivo do encontro é auxiliar na gestão e equilíbrio financeiro para manutenção das associações.
O IEP está presente no evento com a participação do Presidente, Engenheiro Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, Vice-Presidente, Engenheiro Civil Rodrigo Pasqual e a participação de diversos Conselheiros, na foto o Conselheiro Engenheiro João Groque Junior, o Conselheiro Engenheiro Luiz Eduardo Caron, Vice-Presidente da APEF Engenheira Lella Regina Curt Bettega e o Presidente da APES Rodrigo Meister de Almeida.
.




Na próxima quarta-feira, dia 04 de setembro acontece o WORKSHOP: Segurança em Máquinas e Equipamentos, no Auditório do IEP.
Este evento é destinado aos profissionais de segurança do trabalho, de recursos humanos, de manutenção, de engenharia/projetos, de automação, estudantes de engenharia. Tem como objetivo apresentar aos participantes de como inserir a NR12 (Segurança em máquinas e equipamentos) na NR1(GRO-Gestão de Riscos Ocupacionais), dispositivos de segurança, regulamentações de máquinas, desafios da indústria 4.0 e marcação “CE” para fabricantes e exportadores de máquinas e equipamentos.
Evento gratuito!