Presidente do IEP na Gestão 1941 a 1943
UM COLECIONADOR DE PRESIDÊNCIAS
Em 1941, ao entardecer de 22 de março, o professor Arnaldo Izidoro Beckert tentou se reeleger presidente mais uma vez. Seria seu quarto mandato à frente do IEP. Mas encontrou um adversário forte pela frente, o engenheiro Rubens Reis Pereira de Andrade, que cumpriria um segundo mandato consecutivo derrotando o próprio Beckert e, logo depois, coleciona presidências por uma década no Crea-PR.
Rubens Andrade cumpre o período 1941-1942, com os diretores Arnaldo Beckert, que, também concorreu e venceu para o posto de vice-presidente; Nestor Nivaldo Dittrich, 1º secretário; Armando Miguel Matte, 2º secretário; João Paz Raimundo Filho, tesoureiro; Oswaldo Pilotto, orador; e Elato Silva, redator.
Nas eleições de 21 de março de 1942 para a gestão seguinte, Arnaldo Beckert não só foi derrotado por Andrade para a presidência, como perdeu a vice para Ruy Virmond Carnasciali e a 2a secretária para Hasdrúbal Bellegard. Nos demais cargos, foram eleitos Nestor Dittrich, 1º secretário; Leopoldo Schinzel, que interrompe a carreira de tesoureiro de João Paz Filho; Oswaldo Pilotto, orador; e Pedro Viriato Parigot de Souza, redator. Logo no início dos trabalhos, a nova diretoria obteve, da 15a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho em Curitiba o registro do Instituto de Engenharia como associação profissional.
Nessa época, o IEP já se reclamava por maior espaço para suas atividades e Pereira de Andrade alugou parte do segundo pavimento do nº 413 da rua 15 de Novembro, no Centro de Curitiba, e marcou a inauguração para 11 de dezembro, dia do Engenheiro e do Arquiteto. Também substituiu parte do mobiliário, inclusive uma mesa de bilhar do tipo francês que estava em mau estado.
O ponto alto da solenidade de abertura oficial da nova sede é a inauguração, na sala de sessões, do retrato do presidente de honra Plínio Tourinho. Presentes ao ato, entre outras autoridades, o coronel Durival Britto e Silva, superintendente da Rede de Viação Paraná Santa Catarina, o presidente do Crea-PR, Raul Zenha de Mesquita, que descerra a placa, e o diretor da Faculdade de Engenharia, Durval de Araújo Ribeiro. Oswaldo Pilotto fala enaltecendo a visão de futuro e o trabalho desenvolvido no IEP por Plínio Tourinho. É também destacado o apoio da Universidade do Paraná para o sucesso da Semana da Engenharia.
Nascido no Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro de 1898, Rubens Reis Pereira de Andrade diplomou-se pela UFRJ em Engenharia Civil. Na sequência, transferiu-se para Curitiba, onde foi professor de Astronomia e Geodésia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná e paraninfo da turma de 1939.
Depois de presidir o IEP por dois mandatos (1941-1942 e 1942-1943), foi nomeado presidente do Crea-PR, que comandou durante 10 anos, de 1943 a 1953. Na verdade, Pereira de Andrade licenciou-se no finalzinho de seu segundo mandato no Instituto, ao ser, em suas próprias palavras em carta à diretoria, “designado representante do Confea neste Estado, com atribuições de presidir o Crea da 7a Região”. Argumentava que, em obediência a preceitos internos, os membros da diretoria não devem acumular qualquer outra representação. E transmitiu o posto ao vice, Ruy Virmond Carnasciali.
No IEP, sucedeu a Arnaldo Isidoro Beckert; no Crea-PR, a Raul Zenha de Mesquita, que também foi presidente do Instituto, passando depois do longo período o cargo ao também engenheiro civil Alberto Franco Ferreira da Costa.
Rubens Andrade também presidiu a Comissão de Estudos e Obras dos rios Tocantins e Araguaia, nos idos de 1948, quando elaborou projeto para aproveitamento navegável dessa bacia hidrográfica. Para isso, viajava de avião, um DC-3 da Real Aerovias de Curitiba, a Goiás e dali seguia de jipe e barco até Porto Nacional. A medição dos rios era feita de canoa e a pé, no meio de reservas indígenas, onde hoje é o Estado de Tocantins. Morreu em 15 de janeiro de 1953.
*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch.
Na tarde do dia 26 de setembro, foi realizado o 10° Seminário de Impermeabilização pelo IBI (Instituto de Impermeabilização) em parceria com o IDD- Educação Avançada e o IEP (Instituto de Engenharia o Paraná).
O evento aconteceu no Centro de Eventos do IEP com várias palestras e contou com a participação do Presidente do IEP, Engenheiro Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, do Diretor Executivo do IBI, José Miguel Morgado, e dos Diretores do IDD, Engenheiro Civil Cesar Henrique S. Daher e Engenheiro Civil Luís César S. De Luca.
Confira algumas imagens do evento:
.






Ser elegante não custa caro!
O IEP traz mais uma parceria para os seus associados: Gravatas TieBox com 10% de desconto.
Gravatas e acessórios para todos os gostos e estilos.
• Endereço: Av. Luiz Xavier, 68 – Sala 405 – Galeria Tijucas – Centro – Curitiba/PR
• Whats: (41) 99572-4968
• Site: gravatastiebox.com.br
.
Confira todas as opções e convênios na área específica do IEP BENEFÍCIOS, clique AQUI!
*Desconto exclusivo para associados do IEP.
Aproveite!
O evento, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro na Arena Digital da PUC Paraná, conta com treze palestras e convidados especialistas de diversas áreas.
O Seminário se foca nas últimas novidades tecnológicas do mercado e proporciona um espaço para discussões e divulgação de conceitos sobre tecnologia.
• Datas: 25 a 26 de outubro de 2023
• Horário: 09h00 às 20h00
• Local: Arena Digital – PUC Paraná
• Endereço: Rodovia PUCPR – Portão 1 – Avenida Senador Salgado Filho – Prado Velho, Curitiba – PR.
As inscrições são gratuitas!
O Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, realizará no dia 04 de outubro, às 19h, a Palestra Internacional com o Engenheiro Civil Enrico Mangoni da Itália, que abordará o tema “O valor das estruturas metálicas nas intervenções do Retrofit”.
Conheça sobre o palestrante:
O palestrante Enrico Mangoni é de nacionalidade italiana, Engenheiro Civil com formação em estruturas, graduado em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Florença – UniFI em 1993, com muitas honras.
No ano de 1994 foi vencedor do Concurso do Ministério de Pesquisa Científica sobre a inovação, com um estudo sobre” Técnicas inovadoras e métodos de cálculo para estruturas compostas”.
É PHD em Engenharia das Estruturas pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Bologna em 1998. Há 15 anos é professor na Universidade de Florença em “Projeto das estruturas e reabilitação das construções existentes”.
É consultor pela internacionalização e inovação da Faculdade de Engenharia da Universidade de Ferrara. Tem 40 publicações, muitas das quais em revistas internacionais relativas aos temas da proteção externa nas estruturas em concreto armado, estruturas compostas aço-concreto; resistência ao fogo das estruturas, reabilitação estrutural, inovação e retrofit. Palestrante e professor convidado em Cursos sobre os temas indicados em vários lugares do mundo.
Titular da empresa de engenharia italiana Studio Mangoni, e da filial brasileira Studio Mangoni Brasil, executou muitos projetos estruturais de prédios, pontes e intervenções de Retrofit. Desenvolveu e patenteou, vários sistemas construtivos e elementos inovadores no setor da construção civil, alguns dos quais registrados no INPI brasileiro. Foi convidado como palestrante internacional na Construmetal 2023.
• Data: 04/10/2023 (quarta-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Centro de Eventos no 1° andar / YouTube
Clique AQUI, faça sua inscrição e participe!
Nesta sexta-feira, dia 22 de setembro, foi realizado o encerramento da 14° SAEC (Semana Acadêmica de Engenharia Civil) da UTFPR. no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP.
O Presidente do IEP, Engenheiro Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, participou da solenidade do evento que contou com cerca de 250 participantes.
.






A noite desta sexta-feira, 22 de setembro, o VINIEP foi regado de muito sabor com a degustação de vinhos portugueses devidamente harmonizados com deliciosos aperitivos.
O encontro para os apreciadores da bebida contou com o Sommelier André Porto para explicar e apresentar os rótulos dos maravilhosos vinhos portugueses.
.




O evento acontece no dia 29 de setembro, às 13h, na Câmara Municipal de Vereadores de Guaratuba. Contará com palestrantes engenheiros que estarão debatendo temas como:
• Ponte sobre a baia de Guaratuba e a experiência da ponte Brasil-Paraguai;
• Urbanização da praia de Guaratuba;
• Sistema construtivo Wood Frame.
O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Clique AQUI para mais informações e inscrições!
.

Você que trabalha e tem interesse no mercado de energia solar está mais do que convidado para participar da INTEGRASUN SOLARVIEW – Gestão solar, do marketing ao pós-venda.
Na próxima terça-feira, 26 de setembro de 2023, a partir das 8h, no Hotel Bourbon em Curitiba a SOLARVIEW reunirá grandes especialistas do mercado fotovoltaico para compartilhar conhecimento e apresentar as novidades e oportunidades que o mercado solar oferece.
Você que é associado IEP tem 20% de desconto – cupom IEP20
Clique AQUI e garanta já o seu ingresso com desconto!
.

Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, o IEP foi palco de um dia repleto de conhecimento e trocas de experiências no 2º Encontro Metropolitano de Gestores de Meio Ambiente.
O evento foi um sucesso com mais de 300 inscritos entre online e presencial, contou com 3 painéis sobre: Mudanças Climáticas, Gestão de Resíduos, Manejo da Biodiversidade e Oportunidades de Negócios. Cada painel foi representado por palestrantes que abordaram os assuntos de diversos ângulos e cada painel foi concluído com um debate.
Foi um dia para reflexão e aprendizado sobre os cuidados com o Meio Ambiente, os desafios, as novas tecnologias, as mudanças climáticas e as novas oportunidades de negócio que não agridem o Meio Ambiente.
Já estamos ansiosos para ver o que vem por aí para o 3° Encontro Metropolitano de Gestores de Meio Ambiente em 2024.
.
Confira algumas imagens do evento:























.
Assista ao evento aqui: