Gestão de Resíduos é tema do 2º ENCONTRO METROPOLITANO DE GESTORES DE MEIO AMBIENTE. Uma realização do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, a ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e acontecerá no dia 21 de setembro, das 08h30 às 18h00 no Centro de Eventos do IEP.
O evento, que será híbrido, é uma promoção das Câmaras Técnicas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e Cartografia, Geociências e Geotecnologias, conta com o apoio da APEAM – Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais.
PAINEL SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS
13h30: GESTÃO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL com HEWERTON BARTOLI, Formado em Administração pela PUC Minas com MBA em Construção Civil pela FGV e em Resíduos Sólidos pela USP. Fundador e atual presidente da ABRECON, também empreende pela R3CICLO, empresa referência nacional em britagem móvel, demolição sustentável e gestão de resíduos.
13h50: GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA NO MUNICÍPIO DE CURITIBA com MARINA DE CAMPOS RYMSZA BALLÃO, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade Ambiental e Urbana (UTFPR), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental (UTFPR, 2021), graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (UFSC, 2007). Experiência de 10 anos no Departamento de Limpeza Pública de Curitiba, onde foi responsável pela gestão por serviços de limpeza urbana no município. Experiência na área de gestão ambiental para certificação ISO 14001, licenciamento ambiental de indústrias, empreendimentos diversos e estudos ambientais correlatos, manutenção e monitoramento de ETE´s e aterro sanitário.
14h10: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – LIXO QUE NÃO É LIXO com FERNANDO SALINO CORTES, Engenheiro Civil, especializado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Faculdade de Engenharia da UERJ, Mestre em Saúde Pública, área de concentração Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Sócio Administrador e Responsável Técnico da Ambienge Engenharia Sanitária e Ambiental S/S Ltda desde 1994.
14h30: APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS com LUCIANO FEDALTO, Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Diretor técnico na CS Bioenergia S/A, onde coordenou a implantação do projeto de tratamento de Resíduos Orgânicos para geração de Biogás. Foi pesquisador no Institutos Lactec. Atua principalmente em rendimento de usinas hidrelétricas, elementos finitos, extensometria e energias alternativas (Eólica e Biogás). Atualmente é Consultor na L.Fedalto consultoria e LFC Máquinas onde desenvolve projetos na área de saneamento e valoração de resíduos.
14h50: DEBATE SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS com o Moderador HELDER RAFAEL NOCKO, Engenheiro Ambiental, possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela mesma Universidade (2011). Foi pesquisador assistente no Instituto Tecnológico SIMEPAR e no Laboratório de Estudos em Monitoramento e Modelagem Ambiental (UFPR). Desenvolve atividades de Engenharia desde 2005, com atuação na coordenação e execução de estudos e projetos de engenharia ambiental, de saneamento básico, recursos hídricos e planejamento urbano. Coordenou diversos planos municipais e regionais de resíduos sólidos, bem como o plano estadual de resíduos sólidos do Paraná e atualmente coordena o plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos da região metropolitana de São Paulo. Desde 2006 é sócio e Diretor de Engenharia da EnvEx Engenharia. Foi professor do Curso de Especialização em Análise Ambiental da UFPR. É conselheiro no Conselho Estadual de Meio Ambiental do Paraná, no conselho municipal de meio ambiental de Curitiba, no comitê de bacia do Alto rio Iguaçu, no CREA/PR e coordenador do comitê de estudos temáticos em meio ambiente do CREA/PR.
.
Confira a programação completa!
Clique AQUI e faça sua inscrição!
O Instituto de Engenharia do Paraná apoia a 3° edição do evento 360 Solar que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, no Espaço Centro Sul em Florianópolis/SC. É um evento de dois dias que irá trazer novos conhecimentos sobre a energia solar fotovoltaica.
Associados IEP têm desconto de 20% no ingresso com o cupom: IEP20.
Entre no site do evento e saiba mais!
Mudanças climáticas é o primeiro tema a ser abordado 2º ENCONTRO METROPOLITANO DE GESTORES DE MEIO AMBIENTE. Uma realização do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, a ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e acontecerá no dia 21 de setembro, das 08h30 às 18h00 no Centro de Eventos do IEP.
O evento, que será híbrido, é uma promoção das Câmaras Técnicas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e Cartografia, Geociências e Geotecnologias, conta com o apoio da APEAM – Associação Paranaense de Engenheiros Ambientais.
PAINEL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
09h30: PROJETOS DE CREDITOS DE CARBONO EM CIDADES com CARLOS ROBERTO SANQUETTA – Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1985). Concluiu o mestrado em Manejo Florestal pela UFPR (1990) e cursou também o mestrado em Silvicultura e Ecologia pela Ehime University, Japão (1990). Possui doutorado (Ph.D.) em Ecologia e Manejo de Recursos Florestais pela United Graduate School of Agricultural Sciences, Japão (1994). Possui pós-doutorado pela Japan Society for the Promotion of Science, Japão (1995) em Manejo de Ecossistemas. Possui pós-doutorado em Manejo Florestal e Mudanças Climáticas na Universidade de Lisboa, Portugal. É Professor Titular da UFPR, lotado no Departamento de Ciências Florestais. Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e especialista da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC). É autor de 24 livros e mais de 500 trabalhos técnico-científicos. Tem experiência nas áreas de Florestas, Ecologia, Mudanças Climáticas, Certificações Florestais, Agropecuárias e Ambientais.
09h50: PLANCLIMA – PLANO MUNICIPAL DE MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DE CURITIBA, com GISELE MEDEIROS, Arquiteta e Urbanista, servidora municipal do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, atuando com planejamento urbano na área de uso do solo, desenvolvimento urbano, implementação e acompanhamento de projetos e programas estratégicos, análise e desenvolvimento de projetos multissetoriais e elaboração de projetos para captação de recursos junto a organismos nacionais e internacionais. Atua como Coordenadora do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas – PlanClima pelo IPPUC na coordenação compartilhada com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Doutora em Gestão Urbana.o tema: PlanClima – Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba.
10h10: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NA PREVENÇÃO E RESPOSTA ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM LUÍS ALBERTO MIGUEZ, Engenheiro Cartógrafo, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1992. Possui especialização em: Administração, Controle e Monitoramento da Qualidade de Vida Urbana (2001); Emergências Ambientais (2007); Educação e Planejamento Ambiental (2009); Sustentabilidade e Gestão de Cidades (2012). Atua como coordenador de Geoprocessamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba desde 1992. Coordenou o Sistema de Informações Georreferenciadas do ORBIS – Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade de 2005 a 2011. Ministrou aulas e palestras na área de sistemas de informação em cursos de especialização. Participou de missões técnicas internacionais pela Agência Brasileira de Cooperação para apresentar projetos da cidade de Curitiba na área ambiental. É coordenador da Câmara Técnica de Cartografia, Geociências e Geotecnologias do Instituto de Engenharia do Paraná.
10h30: DEFESA CIVIL NA CONSTRUÇÃO DA RESILIÊNCIA E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS com NELSON DE LIMA RIBEIRO, Consultor, professor e palestrante, possui mais de 20 anos de experiência em Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres; e mais de 34 anos como Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, tema: Palestra: “Defesa Civil na Construção da Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas”.
10h50: DEBATE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS com o Moderador ANTONIO BORGES DOS REIS, Engenheiro Civil formado pela Universidade Católica do Paraná em 1983. Foi membro do Conselho Fiscal do IEP por duas vezes. Vereador de Curitiba eleito em 1992 e reeleito em 1996. Exerceu a Diretoria de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades. Foi Chefe Regional no Paraná da FUNDACENTRO. Atuou muitos anos como empresário do ramo de materiais de construção. Foi Diretor Financeiro da Pastoral da Criança atuando ao lado de Dra. Zilda Arns por 15 anos. Membro do Conselho Curador da FEPE – Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional por 9 anos. Estruturou e foi o primeiro ouvidor do CREAPR durante seis anos. Atualmente exerce o cargo de assessor técnico da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba. É membro do Conselho Fiscal da Pastoral da Pessoa Idosa presidida pelo arcebispo de Curitiba D. José Antonio Peruzzo. Foi Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento e atualmente é Diretor Técnico do IEP.
.
Confira a programação completa!
Clique AQUI e faça sua inscrição!
A Confraria VinIEP do Instituto de Engenharia do Paraná promove no dia 22 de setembro, às 19h00, no 15º andar do IEP, a Degustação de Vinhos Portugueses.
A degustação terá apresentação do Sommelier André Porto.
• Data: 22/09/2023 (sexta-feira)
• Horário: 19h00
• Local: 15º andar do IEP
Vagas Limitadas!
Adesão:
• Associado / Dependente: R$ 100,00
• Não Associado: R$ 150,00
Adesões via WhatsApp: (41) 98527-2640
O Instituto de Engenharia do Paraná apoia o II Fórum de Tecnologia e Soluções para Tubulações Industriais e convida a todos a participarem das palestras que acontecerão no dia 20 de setembro às 18h15 no Auditório do 2° andar no prédio do IEP.
Clique aqui para saber mais e faça sua inscrição pelo site do evento!
Nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, aconteceu o “Encontro Metropolitano da Habitação Popular – Problemas e Soluções”, por meio da Câmara Técnica de Construção Civil, no Centro de Eventos do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP.
O evento contou com palestrantes de nomes renomados e com vasta experiência no assunto. Cada um fez sua apresentação e após aconteceu um bate papo sobre as mudanças, os problemas e alternativas de soluções para a construção de casas populares.
Confira algumas imagens do evento:
.











.
O evento foi transmitido ao vivo no Canal do IEP no Youtube. Confira:
.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio da Câmara Técnica de Arquitetura e Urbanismo, realizará no dia 14 de setembro, às 19h00, o evento “REURB na Prática – Benefícios Imediatos e de Longo Prazo com Regularização Fundiária” com os palestrantes Caren Silva e Rodrigo Fonseca. O Evento acontecerá no formato híbrido, no auditório do 2º andar e virtual via YouTube, abordarão o tema, a Arquiteta e Urbanista Caren Silva e o Engenheiro Civil Rodrigo Fonseca.
Conheça os palestrantes:
A palestrante Caren Silva é arquiteta e urbanista formada na PUCPR e pós-graduada em Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas pela UFPR, é fundadora do escritório de Arquitetura, Urbanismo e Gestão de Projetos Oorb. Também fez MBA em Gestão de Projetos na USP e Executive Management Program na University La Verne – Califórnia, EUA, onde recebeu a premiação “World Class Manager Awards 2017” como estudante destaque.
Caren Silva soma à Oorb mais de 15 anos de experiência multinacional nas áreas de Gestão, Arquitetura, Urbanismo, Segurança, Qualidade, Legislação. A profissional conta com sua expertise em Gestão de Equipes, Compatibilização de Projetos de Arquitetura e Engenharia, Concorrência Públicas e Privadas. Em sua carreira, a arquiteta habituou-se a coordenar grandes equipes multidisciplinares e em diversos países, desde Américas, África, Oriente Médio e Ásia.
A palestrante traz ao Brasil, depois de anos no exterior, conhecimento de melhorias de Segurança do Trabalho, Fiscalização, Facilities, Manutenção Predial, baseada em normas brasileiras e internacionais, adquirido em vivências no PMI (Project Management Institute), IBC (International Bulding Code), Normas Americanas e Européias, ISO (International Organization of Standarization), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), FIDIC (International Federation of Consulting Engineers e outros.
Atualmente, está como parceira da empresa Titula Regularização Inteligente para a elaboração de projetos complexos de Regularização Fundiária. Um dos projetos, localizado em Santa Luzia, impacta aproximadamente 780 famílias em 1.3000.000,00m². Também empreende como Design e Contracts Manager em projeto de modalidade capital numa obra de mais de 50 milhões de dólares para petrolíferas instaladas em Angola e tem participação em projetos nas modalidades brownfield e greenfield. Caren Silva transpõe para a sua nova empresa todo o seu conhecimento rumo à otimização para realizar as etapas de projetos (Iniciação, Planejamento, Execução, Planejamento e Controle e Finalização) a partir das boas práticas do PMI.
.
O palestrante Rodrigo Fonseca é Engenheiro Civil formado pela Universidade Mackenzie e Pós-graduado em Real Estate pela POLI-USP. Atua no setor da Habitação, durante 20 anos na incorporação e construção de empreendimentos habitacionais e recentemente com ênfase em projetos de Regularização Fundiária Urbana.
Em 2020 abriu a empresa Titular – Regularização Imobiliária Inteligente, e tem atuado exclusivamente com REURB de forma privada em empreendimentos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Faz parte do Secovi-SP, através do grupo de Novos Empreendedores, com foco em inovação e startups no setor da Habitação.
Atuou como Conselheiro do CREA-SP 2017-19 representando o Instituto de Engenharia-SP.
Em 2019 atuou como Assessor do Secretário na Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo, com função de Digitalizar, Desburocratizar e Simplificar processos de aprovação no Graprohab e Programa Cidade Legal de Regularização Fundiária.
Exerceu o mandato de vereador na Câmara Municipal de São Paulo entre outubro e novembro de 2020.
.
• Data: 14/09/2023 (quinta-feira)
• Horário: 19h00
• Local: Auditório do 2° andar / YouTube
.
Clique AQUI, faça sua inscrição e participe!
Presidente do IEP na Gestão 1995/1997
No vídeo comemorativo aos 85 anos do IEP, o Engº. Ivo Mendes Lima homenageia os fundadores, os presidentes, diretores, funcionários e principalmente os associados que ajudaram a construir o Instituto.
Gestão Ivo Mendes Lima – Depois de cumprir seu oitavo mandato (1993 – 1995) – os sete primeiros consecutivos – o professor Luiz Carlos Pereira Tourinho decidiu passar o bastão do IEP. E convocou para disputar as eleições pela situação o engenheiro Ivo Mendes Lima, que havia presidido o Crea-PR por dois períodos, na segunda metade dos anos 1980.
O pleito foi marcado para 9 de janeiro de 1995 e Mendes Lima, liderando a chapa Unidade, venceu com 642 votos contra 561 dados à concorrente IEP 70 anos, encabeçada pelo engenheiro Raul Munhoz Neto, mais três votos em branco e dois nulos. Uma presença recorde de eleitores – 1.208.
Com os companheiros de gestão – Ézio Ernesto Calliari, 1º vice-presidente; Plínio Tourinho Neto, 2º vice; Hélio Irani da Motta e Camanducaia, 1º secretário; Roberto Gregório da Silva Junior, 2º secretário; João Enéas Ramos de Sá, 1º tesoureiro; e Gerardo Nogueira Dourado, 2º secretário, Ivo Mendes Lima foi empossado em 20 de janeiro, em sessão solene no auditório do Instituto, com a presença do prefeito Rafael Greca, durante a qual foi descerrada placa de homenagem aos engenheiros Rubens Meister e Venevérito da Cunha, autores do projeto arquitetônico e estrutural do edifício-sede, respectivamente
Depois de destacar o importante papel do IEP, ministrando permanentemente cursos de aperfeiçoamento profissional, sempre em convênios com a UFPR, PUCPR e o Cefet (hoje UTFPR), o professor Tourinho listou as qualidades e o currículo do sucessor e resumiu: “Meu aluno, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cascavel, duas vezes presidente do Crea-PR, primeiro diretor universitário do IEP e frequentador assíduo do Instituto desde 1972”.
Citando o IEP como “a Casa de Plínio Tourinho e de todos os grandes engenheiros do Paraná, cuja trajetória se confunde com a própria construção de uma história de desbravamento e de novos caminhos”, disse o prefeito Rafael Greca em seu discurso: “O IEP desempenha papel importante na definição de novos rumos e novos caminhos da Engenharia estratégica, da Engenharia de qualidade de vida, da Engenharia que faça com que esta terra e este povo não sofram a história, mas possam ser sujeitos da História. Uma História nossa, que nós desejamos transformadora. História de novos caminhos, que espante para sempre o fantasma da mediocridade, o fantasma da abulia, que arranque a nossa economia da sombra periférica de São Paulo”.
O novo presidente enumerou as metas da gestão: “Vamos promover o papel social da Engenharia, estimulando e participando de ações que possam contribuir com a solução de desafios socioeconômicos da atualidade, como habitação, transporte público e saneamento básico”. Internamente, preconizou a continuidade e o incremento das atividades sociais, culturais e esportivas, o sistema de consórcio, serviços nas áreas de saúde e seguro e um calendário permanente de cursos e seminários técnicos.
Ivo Mendes Lima declarou-se honrado em suceder “a um dos homens mais ilustres, dignos e respeitados de nosso Estado, o engenheiro e professor Luiz Carlos Pereira Tourinho (…), formador de gerações de profissionais, grande líder, exemplo de austeridade na vida pública, como parlamentar e dirigente de órgãos de governo (…), que para tantos de nós sempre foi a bússola segura a apontar para o norte do nosso amanhã”. A posse da nova diretoria mereceu voto de louvor na Assembleia Legislativa, proposto pelo deputado Algaci Túlio.
Um dos primeiros grandes eventos da nova gestão foi o seminário “Engenharia no Mercosul e as oportunidades de negócios”, em 2 de junho de 1995, com a presença do ex-ministro Mauro Durante, secretário geral da Presidência da República no governo Itamar Franco e presidente do Sebrae. Na véspera, foi inaugurada a Sala do Engenheiro, espaço com mesa de trabalho e serviço de apoio à disposição dos associados do IEP e das entidades de classe do interior, com as quais o IEP firmaria uma série de convênios. Ainda em junho, foi realizado outro seminário, sobre “Políticas de Governo: Privatização, Quebra do Monopólio e Leis de Concessão”. Seguiu-se um ciclo de palestras sobre zoneamento urbano, em conjunto com a Prefeitura de Curitiba.
A par de continuar os jantares-dançantes – quatro por ano: em homenagem às mães, em maio; aos namorados, em junho; à Primavera, em setembro; e o da Semana da Engenharia, em dezembro, com sorteio de viagens, a ampla pauta de cursos, visitas técnicas, excursões de associados, os grupos de consórcios e as atividades esportivas, Mendes Lima criou um Centro de Excelência para Engenheiros, com o objetivo de permitir o acesso dos profissionais às tecnologias avançadas, inclusive com a proposta de escritório-modelo, com uma série de palestras na sequência. Instituiu a página do IEP na internet, ampliando a comunicação com os associados, conferiu novo conteúdo editorial ao Mensageiro do IEP, que ganhou logomarca de autoria do arquiteto e designer Manoel Izidro Coelho, também do quadro de sócios. E foi iniciada uma pauta de videoconferências.
PINHA EM BRONZE PARA O ENGENHEIRO DO ANO No passado, o Instituto já havia homenageado esparsamente nomes de destaques da engenharia paranaense, como Ralph Jorge Leitner, Parigot de Souza, Ivo Arzua, Roberto Edison Vaine e Osir Motter. Mendes Lima avançou mais: instituiu a premiação ao “Engenheiro do Ano”, a quem seria conferido o Troféu Paraná de Engenharia, sempre tendo em vista prestar tributo àqueles que se destacarem “nos serviços prestados à construção e à grandeza do Paraná”. A partir da segunda edição, o troféu seria um bronze em formato de pinha, o fruto que contém as sementes (pinhões) da araucária ou pinheiro, a árvore-símbolo do estado, a araucária, ou pinheiro, criação do escultor Elvo Benito Damo.
O primeiro “Engenheiro do Ano” foi o ex-presidente Luiz Carlos Pereira Tourinho, escolhido em novembro de 1995, com a homenagem sendo marcada para o jantar festivo alusivo à Semana da Engenharia, em 9 de dezembro, dois meses antes do IEP comemorar seus 70 anos, que mereceriam festividade especial. A entrega foi feita pelo prefeito Rafael Greca, em solenidade com a presença de secretários de Estado e várias outras autoridades.
No ano seguinte, a escolha do “Engenheiro do Ano” passou a ser feita pelo voto direto dos associados, mediante a sugestão de três nomes pela Diretoria e pelo Conselho Deliberativo. A cédula foi publicada na edição de outubro do Mensageiro (órgão de comunicação aos associados, depois transformado em Jornal do IEP), assim como o regulamento, pelo qual poderiam ser indicados “engenheiros paranaenses ou radicados no Paraná há pelo menos 10 anos e cujas ações tenham, efetivamente, resultado em benefícios à comunidade e/ou à profissão”. O eleito foi o engenheiro e professor Rubens Meister, que recebeu o troféu dia 11 de dezembro, no encerramento da programação alusiva ao 70º aniversário do IEP. Na mesma noite, houve a entrega de diplomas aos sócios remidos e aos que completaram 50 anos de profissão – uma tradição no IEP, esta última em parceria com o Crea-PR.
Ao encerrar sua gestão, Ivo Mendes Lima abriu mão de concorrer à reeleição porque havia sido convidado para ser candidato a deputado federal e não pretendia misturar a atividade classista com a política. Em reunião de diretores, conselheiros e associados do IEP, inclusive com a presença do professor Tourinho, sugeriu o nome do engenheiro Volmir Selig como candidato à sua sucessão, aprovado por aclamação.
Diplomado em Engenharia Civil em 1974 pela UFPR, Ivo Mendes Lima exerceu importantes cargos no âmbito classista e no serviço público, além de atividades empresariais. Começou pela presidência do Diretório Acadêmico de Engenharia do Paraná, foi duas vezes presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel; duas vezes presidente do Crea-PR, reeleito depois de propor a implantação da eleição direta; vice-presidente da Febrae (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e diretor da Upadi (União Panamericana de Associações de Engenheiros)
No Crea, implantou em 1988 o programa Casa Fácil, que possibilita às famílias de baixa renda receber gratuitamente o projeto da moradia e a orientação técnica, reconhecido como “Boa Prática” pela ONU.
Exerceu atividades no ramo da construção civil, foi professor da PUCPR, atuou no BNH e na Itaipu Binacional, presidiu a Cohab-Curitiba, foi secretário nacional da Habitação e diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); membro dos Conselhos de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense e Estadual de Política Urbana e presidente do Conselho do Paranacidade, onde representou o IEP, além de gerente do projeto de urbanização da Costa do Descobrimento, Bahia, e coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Sul do Brasil (Prodetur/Sul).
Atuou como coordenador e consultor para a elaboração de Planos Diretores, de Planos de Habitação, de Planos de Regularização Fundiária e Saneamento em municípios paranaenses e de outros estados, como por exemplo, no Amazonas, em Lábrea e Tapauá. Elaborou e executou projetos ambientais para a Petrobras nos municípios de Parintins, Manaus, governo do Amazonas e para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Com o filho Guilherme, que é arquiteto, foi sócio da empresa I. Mendes Engenharia, onde tinha o filho Fernando, hoje, engenheiro, como estagiário; a filha Evelyn é também arquiteta e trabalha no Rio de Janeiro. Ivo faleceu aos 64 anos, em 24 de março de 2013, depois de uma longa batalha contra o câncer.
Na 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, realizada em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a 1º de setembro de 2016, Ivo Mendes Lima foi homenageado com a inscrição de seu nome do Livro do Mérito, uma das mais altas honrarias prestadas pelo Sistema Confea/Creas. No Livro do Mérito são inscritos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços e que, de alguma forma, contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e progresso da sociedade, desenvolvimento tecnológico e aprimoramento técnico das profissões. A família foi representada na ocasião pela esposa Rosy e o filho Guilherme.
*Texto extraído do Livro Um Pioneiro A Caminho do Centenário, por Júlio Zaruch.
Assista ao vídeo:
.
Na noite do dia 29 de agosto, o Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Engenheiro Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição, acompanhado dos Conselheiros, Engenheiro João Groque Junior e Engenheiro Rafael Êrico Kalluf Pussoli, estiveram presente na abertura do 30⁰ Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR na PUC-PR.
Este é um evento anual com as Instituições de Ensino, e que reúne docentes e discentes de cursos de Agronomia, Engenharias e Geociências, além de dirigentes das Instituições de Ensino, Conselheiros Regionais e Federais, e demais autoridades.
.

O Restaurante Madalosso é nosso parceiro com a tradicional e deliciosa comida italiana.
Oferece aos associados um Vale para ganhar uma taça de vinho ou um copo de suco de uva da casa, para almoço ou jantar, no Novo Madalosso. Este Vale deve ser solicitado apenas através do whats (41) 3068-9858 e retirado no IEP, no setor de Eventos. É válido para o Associado IEP, funcionários e seus acompanhantes para almoço ou jantar. Reservas acima de 10 pessoas têm valores diferenciados.
• Site: www.madalosso.com.br
• Endereço: Av. Manoel Ribas, 5875 – 30 – Santa Felicidade.
• Telefone: (41) 3372-2121
• Whats para Reservas: (41) 98880-9808 (Mariana)
.
Confira todas as opções e convênios na área específica do IEP BENEFÍCIOS, clique AQUI!
*Desconto exclusivo para associados do IEP.
Aproveite!