A cerveja exerce enorme fascínio sobre a humanidade. A verdadeira cerveja é repleta de vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes. Importante na dieta dos humanos, faz bem à saúde e ao espírito, fato conhecido há milhares de anos.
A cerveja é alimento do corpo e da alma.
O humano sempre se reuniu em torno do fogo e de uma rodada de cerveja.
Fabricar cerveja sempre foi considerada uma atividade misteriosa. Documentos antigos, estabelecendo associações de cervejeiros medievais, fazem menção ao “mistério e arte de fabricar cerveja”. Conhecer seus processos físico-químicos é uma das coisas mais fascinantes que existem.
E o que é cerveja? A maioria das pessoas não faz a mínima ideia. Mesmo bebedores habituais de cerveja raramente tem alguma noção de onde ela veio, seus insumos, como é sua fabricação, seus processos e a química envolvida.
Há, na fabricação de cerveja, mesmo depois de tantos anos, algo que parece magia.
Dentro das atividades comemorativas de 98 anos do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná – e de suas atribuições estatutárias está o incentivo a programas que provoquem o conhecimento, difundam tecnologias e atualizações em áreas relativas à Engenharia e, ainda, que cultuem o entrelaçamento e o envolvimento de seus associados e convidados.
Assim, foi realizado em maio de 2024, pelo Instituto de Engenharia do Paraná, incentivado pela sua Presidência e diretoria, Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Química e Diretoria de Apoio Sociocultural, o Seminário “A Química da Cerveja” – O Saber e o Sabor.
Neste encontro foram apresentados e discutidos os processos químicos e físicos constantes na fabricação da cerveja, as práticas de produção, os insumos envolvidos e também a harmonização da cerveja com comidas.
Foram chamadas também seis cervejarias de Curitiba e Região Metropolitana que expuseram 18 tipos e sabores de cervejas de sua fabricação para que o Saber nas palestras apresentadas fosse, de modo prático e interativo, experimentado e degustado, unindo agradavelmente o Saber e o Sabor.
O que foi feito com muito gosto e prazer!
ERGO BIBAMUS!!! PROST!!!!! VIVA!!!!
.