Neste dia 14 de agosto (terça-feira), a Semana Acadêmica de Engenharia recebeu diversos professores da UTFPR com palestras de assuntos variados ao longo do dia, trazendo muitas dicas e conhecimentos. Logo cedo, os alunos puderam acompanhar temas como Atlas de Energia Solar do Estado do do Paraná – 1ª Edição: Resultados e Oportunidades (com o professor Gerson Máximo Tiepolo), Emprego de Wetlands no Tratamento de Esgotos Sanitários (com a professora Karina Querne de Carvalho Passig), Concreto de Ultra Alto Desempenho – Concerto de Pós Reativo (com o professor Wellington Mazer) e Materiais para Carrocerias Automotivas (com o professor Rodrigo Lupinacci Villanova).
Na parte da tarde foi a vez dos estudantes acompanharem as palestras Análise do Desempenho dos Sistemas Fotovoltaicos da UTFPR Câmpus Curitiba (com professor Jair Urbanetz Jr.), Smart City: O Futuro se Constrói no Presente (com a professora Keiko Verônica Ono Fonseca), Balanceamento de Linhas de Produção e suas Oportunidades na Indústria (com o professor Leandro Magatão) e Indústria 4.0: Para Onde Vamos? (com o professor Ruy Somei Nakayama e professor Luiz Carlos de Abreu Rodrigues).
No encerramento do segundo dia, uma palestra internacional fechou o encontro com chave de ouro: Epic Fails: The Amazing Ways We Can Benefit from Our Amazingly Stupid Ideas (em tradução livre – Falhas épicas: Como podemos nos beneficiar com nossas ideias estúpidas), com Ben Thompson, blogueiro, escritor e palestrante norte-americano que está pela primeira vez no Brasil trazendo seu olhar bem-humorado e informativo sobre as grandes falhas da humanidade.
Antes de encarar uma plateia repleta de estudantes munidos com fones de ouvido prontos para acompanhar a tradução simultânea, Ben revelou detalhes do seu tema:
“A minha palestra é sobre falhas épicas da história de diferentes coisas que as pessoas fizeram antes de terem sucesso. E tem um universo de ideias maravilhosas que foram um desastre. A ideia da minha conversa hoje é lembrar todo mundo que as pessoas que fizeram coisas grandiosas em algum momento falharam antes de alcançarem o sucesso com seus projetos.” explicou o jovem palestrante.
Para Ben, uma vez na vida estas pessoas que descobriram alguma coisa incrível fizeram algo considerado um verdadeiro fracasso e nem por isso desistiram. O conceito da palestra é que desistir não é uma opção, e o principal é continuar tentando, uma vez que se continuar falhando várias vezes seguidamente é possível que esta pessoa, em algum momento, descubra alguma coisa maravilhosa: “Seguir adiante aprendendo com as suas próprias falhas é a chave para o sucesso, pois são poucos os que acertam logo de primeira.”
Estar diante de diversos estudantes de engenharia não é um grande desafio para Ben, pois apesar de não ser engenheiro, o norte-americano conversa muito sobre a história do programa espacial, da história da aviação e do voo – sendo este o direcionamento que utiliza quando fala para engenheiros e estudantes:
“Existem diversos erros que foram repetidos ao longo da história que, de um jeito ou de outro, acabaram trazendo o desenvolvimento e a descoberta do que temos hoje, inclusive quando levamos o homem para a lua. Diferentes tipos de pessoas cometem erros.” complementa Ben Thompson.