A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi a responsável pela programação de palestras na tarde do quarto dia da Semana Acadêmica de Engenharia do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP. A tarde começou com Ensino por Competência e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Engenharia (com o professor Dr. Ricardo José Bertin) e seguiu com Empreendedorismo e Tecnologia no ensino da Engenharia (com o professor Glauco Vinicius de França Fürstenberger) , Internacionalização da Engenharia (com o professor Álvaro César Camargo do Amarante) e A Digitalização da Engenharia no Século XXI (com o professor Dr. Edson José Rodrigues Justino).
Espaço Universitário faz a ponte entre estudantes e o IEP
Durante a Semana Acadêmica de Engenharia, o recém-criado Espaço Universitário recebeu um grande número de estudantes. Quem está no comando deste espaço é Bruno Zanelato Rodrigues, estudante de Engenharia Elétrica da UFTPR que recebeu o convite para participar da iniciativa. A semente do convite aconteceu quando Bruno esteve no IEP falando sobre a Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica, Controle e Automação, evento da Universidade Tecnológica:
“A partir deste primeiro contato começamos a estreitar relações e eu recebi a missão de coordenar o Espaço Universitário durante esta semana. O meu objetivo é estreitar os laços entre os universitários estudantes de engenharia e o próprio IEP. É um desafio trazer estes estudantes para cá para trocarem experiências. Todos ganham um pouco mais de informações e podem começam um contato mais próximo com o pessoal do Instituto, que é muito experiente.”
Na prática, o Espaço Universitário nasceu para Networking e divulgação do evento. Bruno fez um trabalho constante para trazer os estudantes para o evento além de auxiliar (com explicações e orientações) quem chegou até a Semana Acadêmica através de outros meios, como Facebook:
“É uma porta de entrada dos estudantes que chegam e querem, por exemplo, desenvolver algum projeto junto com o IEP, se associar e participar mais ativamente no Instituto. Já sou associado desde que conheci o IEP durante o Smart Energy do ano passado e desde então me associei. O ganho de conhecimento com a experiência destas feras da engenharia é absurdo.” completa Bruno.