Início » 22 de Março: Dia Mundial da Água, do Engenheiro Hídrico e do Hidrogeólogo

22 de Março: Dia Mundial da Água, do Engenheiro Hídrico e do Hidrogeólogo

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias. 

O Confea aprovou a agenda das datas comemorativas do Sistema Confea/Crea, o Dia do Engenheiro Hídrico e do Hidrogeólogo, a ser comemorado no dia 22 de março. 

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema. 

No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração: 

1- A água faz parte do patrimônio do planeta; 

2 – A água é a seiva do nosso planeta; 

3 – Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados; 

4 – O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 

5 – A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores; 

6 – A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo; 

7 – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada; 

8 – A utilização da água implica respeito à lei; 

9 – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social; 

10 – O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Font Resize