Início » 25 de Outubro: Dia do Engenheiro Civil, da Construção Civil e do Patrono da Engenharia Civil Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão)

25 de Outubro: Dia do Engenheiro Civil, da Construção Civil e do Patrono da Engenharia Civil Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão)

Hoje, 25 de outubro, é dia do Engenheiro Civil, da Construção Civil e do “Patrono da Engenharia”, santo Frei Antônio de Sant´Ana Galvão, considerado o primeiro engenheiro brasileiro. A data remete a 25 de outubro de 1998, dia em que Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II. 

Quem foi Antônio de Sant’Ana Galvão 

Membro da Ordem Franciscana Menor, São Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (SP), em 1739. Foi assistente de pedreiro e mestre-de-obras, erigindo edificações de real valor arquitetônico e em sólidas bases estruturais, sendo reconhecido como Patrono da Construção Civil e como o primeiro santo do país. 

Por 28 anos, trabalhou na edificação do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência (1774 a 1788), atual Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz (de que foi também fundador) e da Igreja de Nossa Senhora da Luz (1788 a 1802), da qual foi também autor do desenho de sua fachada. 

O complexo do Mosteiro da Luz, que compreende a igreja, o convento das Irmãs Concepcionistas (claustro), o túmulo e o memorial de Frei Galvão, entre outras edificações, foi declarado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade e considerado, pela prefeitura de São Paulo, a mais importante construção arquitetônica colonial paulistana do século XVIII. São Frei Galvão faleceu em 23 de dezembro de 1822. 

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná homenageia os profissionais da engenharia e da construção civil.