No quarto dia de atividades da 25ª edição da Semana da Engenharia, promovida pelo Instituto de Engenharia do Paraná, teve a presença do engenheiro José Abel da Silva, diretor de Infraestrutura, da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina. Abel da Silva proferiu uma palestra sobre a reestruturação da Ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis.
A reabertura da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis foi marcada por uma semana de atividades culturais e esportivas nas cabeceiras continental e insular, a partir de 30 de dezembro, depois de uma série de estudos, a volta do trânsito de veículos deve ocorrer de forma gradual.
A ponte foi interditada em 1991 e desde então vem passando por obras de manutenção, mas a reforma total só começou em 2014. De lá para cá, o investimento foi superior a R$ 474 milhões.
O governo trabalha com a perspectiva de que esta aproximação da ponte com as pessoas possa inspirar parcerias público-privadas que ajudem na manutenção da estrutura.
O teste de cargas sobre a ponte deve ocorrer de 16 a 20 de dezembro. No fim da obra, o governo deve receber dos técnicos envolvidos um manual para manutenção da ponte. Depois disso, uma licitação deve definir a empresa que vai monitorar as condições e a necessidade de manutenção preventiva.
Também estiveram proferindo palestra o engenheiro Rodrigo Moraes da Silveira, com o tema Segurança de Barragens, o engenheiro Giuseppe Filippin do Lactec.