O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, por meio de sua Diretoria Técnica e da Câmara Técnica de Cartografia, Geociências e Geotecnologias, em parceria com o CRA/PR – Conselho Regional de Administração, por meio da sua Diretoria de Eventos, transmitiram mais um IEP TALKS, com o tema “GESTÃO DE CONFLITOS EM SITUAÇÕES DE ISOLAMENTO”.
Os principais objetivos foram, trabalhar as virtudes e os vícios humanos nos ambientes de Isolamento; os modelos de negociação em ambientes de Crise; e as estratégias colaborativas nas relações pessoais em ambiente de conflito. A atividade será desenvolvida por meio de CASES e experiências pessoais dos palestrantes, nas suas atividades profissionais na Marinha de Guerra e Mercante.
Foram 3 palestrantes, todos Comandantes de Navios nas atividades da Marinha de Guerra e Mercante, um deles foi chefe da Estação Antártica Brasileira e Chefe de Pessoal e Logística do grupamento operativo de fuzileiros navais no Haiti, observador militar da ONU em Angola.
- Marcelo Belniak: Comandante do Navio Patrulha Gurupá, Comandante da Estação Rádio da Marinha em Salvador e Comandante da Fragata Independência. Imediato da Fragata Rademaker, assistente de Almirante na segunda divisão da Esquadra, na Escola de Guerra Naval, no Comando de Operações Navais e no Quinto Distrito Naval. Velejador desde os tempos do Colégio Naval (1987) e foi da primeira tripulação do Navio Veleiro Cisne Branco (1999 2003) e cursou política e estratégia marítima no Chile em 2012. Na Reserva desde 2017 e atualmente PORT STATE CONTROL na CPPR.
- José Gryzinski Filho: Oficial Superior Reformado do Corpo da Armada no posto de Capitão-de-Mare-Guerra da Marinha do Brasil; Graduado em Ciências Navais e Administração de Empresas pela Escola Naval e Mestrado em Curso de Comando e Estado-Maior e Curso Superior de Guerra Naval pela Escola de Guerra Naval; Foi Ajudante na Capitania dos Portos do Paraná, em Paranaguá; Exerceu o cargo de Oficial de Inteligência do V Distrito Naval na cidade do Rio Grande – RGS – no Comando do V Distrito Naval; Foi representante da Marinha do Brasil nas Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Estado do Paraná (CESPORTOS); Foi representante da Marinha do Brasil na Comissão Local de Harmonização dos Agentes de Autoridade no Porto de Paranaguá (PROHAGE) e no Conselho de Órgãos Governamentais do Estado do Paraná (COG-PR); Foi designado representante da Marinha do Brasil, como suplente, na Comissão do Ministério da Justiça para regulamentação da Lei nº 9.454/97 e como titular nos trabalhos do Ministério do Meio-Ambiente para elaboração doPlano de Gestão da Zona Costeira do Estado do Paraná. Exerceu o cargo de Capitão-de-Longo-Curso em função de Comando em navios da Marinha Mercante tendo nos últimos 10 anos embarcado em Unidades de Apoio Marítimo offshore. Atualmente é Consultor de Segurança Portuária prestando assessoria na formulação do Plano de Segurança e obtenção do credenciamento ISPS – Code para Operadores Portuários.
- Áthila de Faria Oliveira:Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval com formação na Escola Naval , com Graduação em Ciências do Mar (Oficial da Marinha do Brasil), COPPEAD – Mestrado em Gestão Empresarial e pela Escola Superior de Guerra, Doutorado em Altos Estudos de Política e Estratégia. 1997 – Organização das Nações Unidas (ONU). Cargo: Observador Militar da ONU em Angola. 2001 a 2002 – Marinha do Brasil. Cargo: Subchefe da Estação Antártica Brasileira. 2004 – Organização das Nações Unidas (ONU). Cargo: Oficial de Pessoal e Logística do Comando do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti. 2006 a 2007 – Marinha do Brasil. Cargo: Chefe da Estação Antártica Brasileira
Assista ao IEP TALKS abaixo ou pelo nosso canal no Youtube: