No próximo dia 28 de janeiro de 2021, a plenária do CREA-Conselho Regional de Engenharia estará homologando a eleição do novo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas – CEEQGEM, o engenheiro Ricardo Kozak, que também é o coordenador da Câmara Técnica de Processos e Tecnologia Química do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná.
As Câmaras Especializadas são os órgãos dos Conselhos Regionais encarregados de julgar e decidir sobre os assuntos de fiscalização pertinentes às respectivas especializações profissionais e infrações do Código de Ética.
Cada Câmara Especializada é composta por Conselheiros representantes das diferentes titulações que integrem a respectiva categoria ou grupo profissional e por um Conselheiro representante das demais categorias profissionais. Os Conselheiros são profissionais da Engenharia e da Agronomia, eleitos pelas entidades de classe e instituições de ensino para representar a sua categoria profissional no CREA-PR. Esse cargo é honorífico e tem mandato de três anos, podendo o Conselheiro ser reeleito somente uma vez.
O CREA-PR é composto por seis Câmaras Especializadas que representam as grandes áreas da Engenharia e Agronomia:
• Câmara Especializada de Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho;
• Câmara Especializada de Agronomia;
• Câmara Especializada de Engenharia Civil;
• Câmara Especializada de Engenharia Elétrica;
• Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica;
• Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas.
As Câmaras Especializadas reúnem-se regularmente, conforme calendário aprovado pelo Plenário do Conselho.
A Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas, reúnem os seguintes títulos profissionais:
Modalidade Engenharia Química: Engenheiro Químico; Engenheiro de Alimentos; Engenheiro Têxtil; Engenheiro de Petróleo; Engenheiro de Materiais; Engenheiro de Produção; Engenheiro Industrial; e Tecnólogos dessa modalidade.
Modalidade Geologia e Engenharia de Minas: Engenheiro de Minas; Engenheiro Geólogos; Geólogos; e Tecnólogos de Minas e de Manutenção Petroquímica.