Pesquisar
Close this search box.

NOTÍCIAS IEP

Banco de Ideias traz especialista em extração de petróleo para palestra

O Banco de ideias do Instituto de Engenharia do Paraná, realizou no último dia 28 de janeiro, uma palestra sobre a extração de petróleo, com o especialista e precursor de operação offshore no Brasil, o engenheiro Sérgio Mueller, diretor da SM Consultoria – Engenharia do Petróleo.

Na palestra Mueller destacou como ocorreu a formação de petróleo. “Ao longo de milhares de anos, restos de plâncton, que são organismos vivos dispersos em água doce, salobra e marinha, de animais e de vegetais mortos, foram se depositando no fundo dos lagos e dos mares. Com o tempo, eles foram cobertos por sedimentos, que formaram camadas sobrepostas, transformando-se em rochas sedimentares.

Devido à pressão e temperatura serem elevadas, esses restos vegetais e animais passaram por reações químicas complexas, sendo decompostos na ausência de oxigênio e, com isso, formou-se em bolsões profundos o petróleo”.

A extração do petróleo consiste no processo pelo qual o petróleo utilizável é extraído e removido do subsolo, considerando que ele se encontra em bolsões profundos em terra e abaixo do fundo do mar.

O processo de extração do petróleo e do gás, é variável, acontece de acordo com a profundidade em que o material se encontra, considerando que ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou em milhares de metros abaixo do nível do mar.

As reservas e campos descobertos pelo Brasil colocam nosso país entre os maiores produtores do planeta, com o terceiro maior campo do mundo no campo Pão de Açúcar, descoberto em 2008.

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

IEP recebe visita da AEAM

O presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Eng. José Carlos Dias Lopes da Conceição, recebeu, nesta quinta-feira (23/01), a visita dos diretores da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM), o presidente

Leia Mais

Curso de Férias: Engenharia do Brinquedo

O Curso de Férias: Engenharia do Brinquedo é uma oportunidade única para crianças de 5 a 12 anos explorarem o mundo da ciência, tecnologia e engenharia de maneira divertida e interativa. Realizado no Instituto de

Leia Mais

Continue sua leitura:

17 de dezembro: Dia do Engenheiro de Produção

Hoje, parabenizamos um profissional focado na produtividade, que busca otimizar os sistemas produtivos ao estabelecer projetos e planos de ação capazes de melhorá-los, além de acompanhar os processos, equipamentos, insumos e serviços envolvidos. Feliz Dia do Engenheiro de Produção: são

| Leia mais

15 de dezembro: Dia do Arquiteto

Hoje o dia é feito de ideias, traços, linhas, curvas e planos. Hoje o dia é feito de projetos que surpreendem e transformam os espaços urbanos, valorizando a qualidade de vida, a funcionalidade e a natureza. Hoje você, arquiteto/a, está

| Leia mais

14 de dezembro: Dia do Engenheiro de Pesca

Hoje o IEP saúda você, Engenheiro de Pesca, que desenvolve e/ou implanta novas técnicas capazes de melhorar os resultados das atividades pesqueiras e aquícolas. Suas ações permitem um uso cada vez mais correto e sustentável de inúmeros recursos naturais. Parabéns

| Leia mais

Revista IEP: Mural da Engenharia

Para comemorar seus 98 anos, o IEP inaugurou o Mural da Engenharia que tem por objetivo homenagear algumas das notáveis obras de Engenharia e Arquitetura do Paraná.

| Leia mais

11 de dezembro: Dia do Engenheiro

Dia de quem se dedica a trazer as melhores soluções para as nossas vidas. Os Engenheiros, em suas diversas áreas de atuação, buscam diariamente as melhores soluções para trazer muita praticidade, tecnologia e conforto ao nosso dia a dia. O

| Leia mais

VINIEP – Degustação de Final de Ano

Nesta sexta-feira, 06 de dezembro, o Instituto de Engenharia do Paraná, com o apoio da Diretoria de Apoio Sociocultural do IEP, realizou o último VinIEP do ano com o tema “DEGUSTAÇÃO DE FINAL DE ANO”. A noite chuvosa foi aquecida

| Leia mais

Revista IEP: Fábrica de Prédios

Começou a operar em Cascavel/PR a primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil e a maior das Américas. A matéria teve a colaboração do Empresário Francisco Simeão.

| Leia mais