O presidente do IEP Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães e o vice-presidente do IEP, José Alberto Pereira Ribeiro, participarão de 16 a 23 de novembro de 2020, do III Simpósio Reuso de Água. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES Seção Paraná (ABES-PR), com apoio da ABES Diretoria Nacional.
Esta edição do evento será totalmente online no programa ABES Conecta (com transmissão ao vivo no YouTube) e abordará o tema “Cidades inteligentes e sua relação com a água”. As palestras abordarão: Reuso de água como instrumento de gestão em cidades inteligentes; Visão geral do reuso de água no Brasil; Potencialidades e barreiras da implementação do reuso no Brasil; A evolução e os cases de sucesso do reuso de água no contexto internacional; Bioeconomia e reuso de água; Por que no Brasil o reuso não se desenvolveu de forma sistêmica? Reuso descentralizado, estudo de caso predial; O que precisamos para ter segurança no reuso (legislação, monitoramento), quem deve controlar? Quem deve estar envolvido no sistema?
Para o presidente do IEP, Horácio Guimarães, o reuso surge como uma prática inteligente, sustentável e possível para auxiliar a sociedade a encontrar novas alternativas para setores como: indústria, agricultura e abastecimento humano. “Nos grandes centros urbanos, campanhas de combate ao desperdício de água são cada vez mais comuns, na tentativa de sensibilizar e mobilizar a população para o uso consciente deste recurso essencial para saúde pública e qualidade de vida do cidadão”, diz o presidente.
Já o vice-presidente do IEP diz que o reuso no Brasil ainda é uma prática incipiente. “Dentre as diversas razões, temos desde questões culturais como a aceitação, a falta de uma política governamental que direcione o recurso com qualidade adequada aos diversos tipos de usos, falta de políticas direcionadas ao reuso e visão estratégica das empresas para viabilizar projetos de médio e longo prazo que tragam segurança hídrica para elas e para a população”, encerra Pereira Ribeiro.