Início » IEP aposta na retomada da economia

IEP aposta na retomada da economia

O ano de 2020 foi difícil para toda a sociedade brasileira, porem o IEP- Instituto de Engenharia do Paraná foi protagonista nas questões de infraestrutura do Estado, apresentando estudos sobre a ampliação do Aeroporto Afonso Pena, de obras de melhoria do litoral do Paraná, das concessões rodoviárias do estado, dos portos, auxiliando no desenvolvimento e na retomada da economia.

Chegamos em 2021 com grandes expectativas sobre uma reação da economia. As projeções de crescimento do mercado para o Brasil vão de 3,5% a 4% de alta na atividade econômica. Há bons argumentos e fatos objetivos que respaldam essa expectativa de otimismo.

A pandemia afetou a todos os setores da economia e o efeito é uma forte retração do PIB, a maior das últimas décadas, o cenário já foi pior, falava-se em queda de mais de 6% e agora estamos em cerca de 4,5%.

Outra constatação é a reação da economia nos últimos meses. Depois do fundo do poço no segundo trimestre, houve melhora no período entre julho e setembro de 2020. Além disso, indicadores mostram avanços, como a atividade da indústria e o saldo na criação de empregos, positivo há meses, embora ainda não tenha recuperado perdas do ano.

Mais um ingrediente que dá esperança é a força de setores como o de alimentação, com números positivos ao longo de toda a pandemia, e a construção civil, que registra melhora nas vendas.

No Paraná a estiagem volta a preocupar o agronegócio, mola propulsora da nossa economia. Além disso, grandes investimentos no Estado, represados com a pandemia, poderão sair do papel em 2021.

Na conjuntura geral, também ajudam a taxa Selic baixa, com juros de 2% ao ano, e uma inflação que, embora tenha ido além do projetado, ainda está sob controle. Como vemos, há razões para acreditar que este ano será melhor. Apesar de tudo, é bom lembrar que um fator-chave para a retomada da economia será a confiança. A crença de que as coisas irão melhorar move o consumo e as empresas.

Evidentemente, isso passa por uma solução para a crise do coronavírus. Além das medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, o fator decisivo será a aplicação em massa de uma vacina que nos permita ter a segurança de que o problema, ao menos em parte, estará superado. São várias vacinas em testes. Independentemente da escolha do governo, é importante tirar do papel, o quanto antes, o plano de vacinação. Será uma injeção de ânimo no País.

Talvez a única certeza seja de que a imprevisibilidade estará presente. E a saída, de novo, é buscar estabilidade no País, para retomar a confiança e fazer a roda da economia voltar a girar.

O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná estará retomando suas atividades administrativas no próximo dia 11 de Janeiro de 2021 e suas atividades técnicas no dia 18 de janeiro.

Horácio Guimarães
Presidente do IEP

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dois =

Font Resize