O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná chega aos 95 anos de atividades, com uma admirável folha de serviços prestados ao desenvolvimento e a causa paranaense, consolidando a sua presença na sociedade, a cada ano que passa.
A criação do Instituto em 06 de fevereiro de 1926 é fruto do esforço de um grupo de corajosos engenheiros com visão de futuro e que perceberam que a defesa dos interesses da classe precisava de uma entidade. Naquela época, o exercício da profissão de engenheiro estava relegado a um segundo plano, pois não havia legislação que protegesse a classe da intromissão de leigos e práticos e até curiosos em uma atividade altamente especializada, como é a engenharia e a arquitetura em todos os seus campos de atuação.
O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná tem por objetivo zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, considerando os princípios éticos profissionais que envolvem a verificação e o aperfeiçoamento do exercício e das atividades das áreas profissionais de agronomia, engenharia, geologia, geografia e meteorologia. Além de suas modalidades e especialidades, em níveis superior, tecnológico e técnico.
Segundo o presidente do IEP, Horácio Guimarães, nesses 22 meses de gestão, a diretoria do IEP focou suas atividades em dar maior infraestrutura para a entidade e ao mesmo tempo resgatou a sua representatividade como uma instituição protagonista.
“As grandes obras e os grandes feitos da humanidade têm os engenheiros como os grandes responsáveis. A engenharia projetou e ergueu monumentos, criou máquinas e instrumentos responsáveis pelas revoluções industriais, tecnológicas e agrícolas. Além de ter aprimorado técnicas que mudaram a vida do ser humano. Quero nesse momento parabenizar todos os associados do IEP que contribuem para o desenvolvimento do Instituto e da Engenharia” encerra o presidente.
PREMIAÇÕES
Por conta da pandemia, as premiações que deveriam ser em dezembro de 2020, foram postergadas para fevereiro de 2021. Fizeram parte das premiações de Engenheiro do Ano de 2020, o engenheiro José Eugênio Souza Bueno Gizzi, o de Professor do Ano de 2020, engenheiro Francisco Borsari Netto, a homenagem In Memoriam, para o engenheiro Pedro Nelson Costa Franco, representado por seu filho Pedro Luiz Prado Franco, e Michel Willian dos Santos que foi o primeiro lugar no 13º Concurso de Fotografia. As premiações foram restritas aos homenageados e ao presidente do IEP, Horácio Guimarães, vice-presidente José Alberto Pereira Ribeiro, e da diretora de Apoio Sociocultural, Maria Elisabete Yang. Acompanhe os depoimentos do presidente do IEP, Horácio Guimarães e dos premiados
Confira o vídeo criado para a comemoração:
Diretoria Executiva do IEP: Gestão 2019/2021
Foto: Os engenheiros Ferrucio Kochinski, Alexandre Mattar Sobrinho, José Ernesto Mion Guariza, José Alberto Pereira Ribeiro e Horácio Hilgenberg Guimarães.
Confira as imagens da comemoração: