Dando continuidade ao trabalho que está sendo realizado pela sociedade civil organizada que engloba o IEP-Instituto de Engenharia do Paraná, o Movimento Pró-Paraná, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná – SICEPOT-PR, o G7, e o G10, foi apresentada no último dia 03 de dezembro de 2020, um estudo complementar referente à Concessão de Rodovias no Paraná – Pedágios, ao Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Estiveram presentes ao encontro o presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães, o vice-presidente do IEP e do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná – SICEPOT-PR, José Alberto Pereira Ribeiro, os diretores do Movimento Pró-Paraná, Luiz Roberto Bruel e Jaime Sunye, além do Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Os atuais contratos de Concessão de Rodovias no Paraná – Pedágios se encerram em 27 de novembro de 2021, menos de um ano. Até lá, portanto, o governo federal precisa se preparar para as fases de estudo e montagem da modelagem (etapa atual), realização de consultas públicas, envio do edital de licitação para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), publicação do edital de licitação, “road shows” nacionais e internacionais, e, por fim, a disputa e escolha do consórcio/empresa que administrará os lotes de estradas.
A nova concessão elaborada pela Empresa de Planejamento de Logística em conjunto com o Governo do Paraná deve ter cerca de 4,1 mil quilômetros de rodovias pedagiadas, divididos em até oito lotes.