O IEP – Instituto de Engenharia do Paraná e o Movimento Pró-Paraná apresentaram no último dia 20 de janeiro de 2021 as notas técnicas em defesa das obras de modernização no litoral para a imprensa e autoridades.
Estiveram presentes a solenidade o presidente do IEP, Horácio Guimarães, o vice-presidente do IEP, José Alberto Pereira Ribeiro, o presidente do Movimento Pró – Paraná, Marcos Domakoski, o ex-governador do Paraná, Mário Pereira, o deputado estadual, Nelson Justus, o professor e doutor Eduardo Ratton, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná, Os prefeitos de Paranaguá, Marcelo Roque, de Guaratuba, Roberto Justus, de Matinhos, Zé da Ecler, a vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Milo Macomini, o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, além de diretores, conselheiros e associados do IEP.
Foram duas notas técnicas redigidas pelo Movimento Pró-Paraná, em parceria com o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), sobre a construção da ponte urbana sobre a Baía de Guaratuba e a revitalização da orla litorânea dos balneários entre Matinhos e Pontal do Paraná. As obras fazem parte do planejamento estratégico do Governo do Estado e atendem demandas históricas de moradores e turistas que visitam a região. Os documentos Já foram entregues ao governador do Estado Carlos Roberto Massa Junior, em reunião no Palácio das Araucárias, pelos presidentes do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, e do IEP, Horácio Guimarães.
Conforme informações do Governo estadual, a revitalização da Orla de Matinhos está orçada atualmente em R$ 512.498.663,85 e o dinheiro já está depositado em conta, fruto de um financiamento obtido pelo Governo do Estado com um consórcio de bancos. O projeto executivo engloba novas estruturas marítimas, engordamento da faixa de areia, macro e microdrenagem e revitalização urbanística. Ainda restam algumas licenças e uma audiência pública antes do edital de licitação ser publicado.
A Ponte de Guaratuba está em estágio inicial. O Governo do Estado recebeu em outubro 18 propostas de Manifestação de Interesse (MI) de empresas e consórcios que desejam participar da licitação para a elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia para implantação do projeto que conecta Guaratuba e Matinhos e substitui o transporte que atualmente é feito com ferry-boat.
Orla
A nota técnica da Orla de Matinhos destaca que “a obra ataca integralmente os problemas de infraestrutura que afligem a população local, tais como as constantes enchentes e redução da área de areia, bem como provê melhorias paisagísticas e aumento significativo da faixa de areia”. Segundo o texto, o projeto será o alicerce para alavancar o desenvolvimento dos municípios do Litoral.
O texto cita que as estruturas marítimas vão proteger a orla das ressacas e evitar o assoreamento e que o engordamento da areia ao longo de 7,45 quilômetros vai reequilibrar questões ambientais e a infraestrutura turística e de lazer dos balneários da Praia Brava, Riviera e Saint Etienne.
O documento também cita as obras que vão ajudar a conter inundações, frequentes em Matinhos e que levam famílias a perdas financeiras e sociais. Serão investidos mais de R$ 42 milhões em macro e microdrenagem, com a revitalização do canal da Avenida Paraná e a construção do canal de Saint Etienne, liberando as cabeças d’água que descem a Serra do Mar, além de 25 quilômetros de galerias para facilitar o acesso da água a esses canais.
O projeto propõe a revitalização de um trecho de 8,699 quilômetros, com pistas de caminhada, ciclovias, sinalização, passarelas, calçada de petit pavê, 12 pérgulas e mais de 500 postes de iluminação.
Travessia
A nota técnica das entidades em relação à Ponte de Guaratuba lembra que esse projeto está no imaginário do paranaense desde a promulgação da Constituição do Estado, em 1989, e cita as inúmeras dificuldades diárias da travessia com ferry-boat. O texto também faz referência aos ganhos da indústria do turismo, fundamental para os municípios do Litoral, e a possibilidade de desenvolvimento econômico.
“Assim como a Ponte Hercílio Luz é um ícone na capital catarinense, sendo uma atração turística, a Ponte de Guaratuba será para o litoral paranaense, além de ser um agente integrador, eliminando perda de tempo na travessia da baía de Guaratuba via ferry-boat”, afirma a nota técnica.
O trabalho cita ainda que a “limitação da oferta de transporte rodoviário, pela ausência da ponte, dificulta o fluxo normal das pessoas que vivem no Litoral, em especial, na temporada de verão. A inexistência da ponte também dificulta o trânsito de veículos, e os cidadãos preferem evitar deslocamentos devido às limitações das longas filas do ferry-boat e mesmo o transtorno da travessia embarcada em si”.
Veja a repercussão do evento nos grandes portais:
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