Início » IEP encerra a 26ª Semana da Engenharia e a 3ª Semana Acadêmica de Engenharia com sucesso

IEP encerra a 26ª Semana da Engenharia e a 3ª Semana Acadêmica de Engenharia com sucesso

Foram cinco dias intensos de palestras e mesas redondas com a participação de profissionais em suas áreas de atuação e universitários, que debateram assuntos relacionados à engenharia, entre outros temas de interesse acadêmico e profissional, pautando os temas e negócios nas diversas atividades profissionais.

Este ano o tema do evento foi os Desafios na Engenharia: Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo. A Semana da Engenharia é uma oportunidade de confraternização e aprimoramento no cenário profissional da engenharia, que mobiliza praticamente todos os setores produtivos industriais, em torno de palestrantes de renome nacional da iniciativa privada e setor público, além de importantes instituições de ensino vinculadas às diversas áreas da engenharia, arquitetura e agronomia.

Para o presidente do IEP-Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães, o objetivo do encontro foi fomentar o desenvolvimento da Engenharia, integrando e valorizando os profissionais, oportunizando capacitação e agindo como fórum de discussão da sociedade, além de promover a engenharia por meio de ações educacionais, proposições de interesse público, congraçamento e valorização profissional e do bem comum.

Já o vice-presidente do IEP, José Alberto Pereira Ribeiro, destacou o protagonismo do IEP no que diz respeito a estimular o empreendedorismo é crer na capacidade do indivíduo em inovar, criar novos negócios, empregar pessoas e gerar riquezas, e por esse motivo, é de grande importância produzir conhecimento acerca dessa temática. “Deste modo, a atitude empreendedora e o ramo de negócio sustentável podem contribuir para o processo empreendedor”. Disse Ribeiro.

O diretor Técnico do IEP, Ferrucio Kochinski, enalteceu o nível de conhecimento dos palestrantes e a grande participação de associados, engenheiros, estudantes e convidados, perfazendo mais de 400 participantes, durante todos os dias da Semana de Engenharia. “Apesar da pandemia, pela primeira vez fizemos a Semana de Engenharia totalmente online, obtendo o maior sucesso. Isso mostra a nossa capacidade de inovar”, comentou o diretor Técnico do IEP.

Kochinski falou também que os temas abordados foram muito bem escolhidos e de muita importância nos tempos atuais. “Procuramos trazer temas que está fazendo muitos setores se reinventarem em busca de suprir a demanda desse novo horizonte. O mundo obriga o surgimento dessa nova engenharia, de novos meios para suprir novas necessidades”, encerrou o diretor.

As atividades sociais que seriam realizadas na Semana da Engenharia foram transferidas para fevereiro de 2021, em função da pandemia, que abrange a entrega de Prêmios Tradicionais voltados para a Engenharia, como também a premiação do 13º Concurso Fotográfico “Engenharia no Brasil” e o jantar de confraternização.

A 26ª Semana da Engenharia e a 3ª Semana Acadêmica de Engenharia teve o patrocínio do Instituto Lactec e da Unimed Curitiba, além do apoio de diversas entidades entre elas o CONFEA,CREA-PR e Copel.

Todas as palestras estão disponíveis no Canal do IEP no Youtube. Clique aqui e acompanhe tudo por lá!