Pesquisar
Close this search box.

NOTÍCIAS IEP

IEP entrega Troféu Enedina Alves Marques em comemoração ao dia Internacional da Mulher

Numa solenidade que marcou o dia Internacional da Mulher, foi entregue pelo presidente do IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães e pela Diretora de Apoio Sociocultural, Maria Elizabeth Yang, o Troféu Enedina Alves Marques, a arquiteta Valéria Figueiredo Bechara Elias e a professora e engenheira Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira. 

O Instituto de Engenharia do Paraná homenageou as profissionais que se destacam nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geociências com o Troféu que valoriza e qualifica a mulher paranaense. 

Mais do que uma simples homenagem às mulheres, o dia 8 de março é marcado pela história de luta por direitos elementares que, à época de sua criação, representava a busca pelo direito ao voto feminino.  

Atualmente, para além da comemoração, a ideia é provocar reflexões e mudanças na sociedade mundial. Assim, na maioria dos países, nessa data realizam-se conferências, debates e reuniões, com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual.   

O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe, até extirpar o preconceito e a desvalorização que ainda existem, mesmo com todos os avanços, com situações de salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.  

Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.  

Engenheira Enedina Alves Marques 

Apesar dos importantes avanços conquistados por políticas como as cotas, ainda hoje a presença negra em absoluta minoria dentro das universidades se afirma como um dos mais graves sintomas do racismo no Brasil. Em 1940, em um país que havia abolido a escravidão 52 anos antes somente e que havia permitido, por exemplo, o voto feminino apenas 8 anos antes, em 1932, a hipótese de uma mulher negra se formar engenheira por uma universidade brasileira era pratica e tristemente um delírio. Pois foi esse delírio que a paranaense Enedina Alves Marques tornou realidade e exemplo em 1940 ao ingressar na Faculdade de Engenharia e se formar, em 1945, como a primeira mulher engenheira do Paraná, e a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. 

Nascida em 1913 de origem pobre com mais cinco irmãos, Enedina cresceu na casa do major Domingos Nascimento Sobrinho, onde sua mãe trabalhava. Foi o major quem pagou seus estudos em um colégio particular, a fim de que a jovem fizesse companhia à sua filha. Ao concluir os estudos em 1931, Enedina passou a dar aulas, e a sonhar com a universidade de engenharia. Para ingressar em 1940 numa turma formada somente por homens brancos, Enedina precisou enfrentar todo tipo de perseguição e preconceito – mas rapidamente sua determinação e sua inteligência a destacaram, até que em 1945 ela finalmente se formou em Engenharia Civil pela Universidade do Paraná. 

No ano seguinte à sua formação, Enedina passou a trabalhar como auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas e, em seguida, foi transferida para o Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica do Paraná. Trabalhou no desenvolvimento do Plano Hidrelétrico do Paraná em diversos rios do estado, com destaque para o projeto da Usina Capivari-Cachoeira. Reza a lenda que Enedina costumava trabalhar com uma arma na cintura e, para reconquistar o respeito dos homens ao seu redor em um canteiro de obras, ela eventualmente disparava tiros para o alto. 

Depois de uma carreira sólida, viajou pelo mundo para conhecer culturas, e se aposentou em 1962 reconhecida como uma grande engenheira. Eneida Alves Marques faleceu em 1981, aos 68 anos, deixando não somente um importante legado para a engenharia brasileira, como para a cultura negra e a luta por um país mais justo, igualitário e menos racista. 

Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira 

Nossa homenageada com o Troféu Professora De Engenharia 2021, engenheira Ana Sofia Clímaco Monteiro de Oliveira, é natural de Lisboa/ Portugal e com residência permanente em Curitiba/ Paraná desde 1993. 

Formada em 1989 em Engenheira Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Superior Técnica da Universidade de Lisboa/ Portugal, doutorada em Metalurgia e Materiais pela University of Birmingham do Reino Unido. Foi a 1ª. Mulher a ingressar e receber o Título de PhD no grupo de pesquisa em Conformação de chapas, daquela instituição, em um projeto de doutorado, financiado por uma grande empresa da indústria de alumínio. 

Em 1993 adotou o Paraná e em janeiro de 1994 ingressou na UFPR, Departamento de Engenharia Mecânica. Foi a 1ª. Docente com doutorado no departamento e em 1995 foi aprovada no concurso de Professora Titular, a mais nova aprovada para este cargo na UFPR. 

Realizou pesquisas científicas e tecnológicas em 1996,  no Instituto Superior Tecnológico de Lisboa/ Portugal; de 2009 a 2012 na Universidade da Califórnia de USA; em 2015 na Universidade de Cranfield, UK, em 2019 e 2020 na Universidade de Birmingham, UK. É Membro do corpo editorial das revistas científicas internacionais, Pesquisadora do CNPq, líder de grupo em Engenharia de Superfícies/ CNPq, Responsável pelo Laboratório de Manufatura Aditiva e Engenharia de Superfícies/ UFPR. 

Participa ou como coordenadora e/ou pesquisadora de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com apoio financeiros do CNPq, CAPES, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, FINEP, OFFICE OF NAVAL RESEARCH/ USA, NEWTON FUND/ UK, envolvendo COPEL, PETROBRAS, COMPANHIA SIDERURGICA NACIONAL, ROBERT BOSCH, LACTEC, e outros. Pesquisas registradas em mais de 300 publicações técnico/científicas em eventos e revistas nacionais e internacionais. 

É autora ou coautora de seis livros/ capítulos de livros de Metalurgia e Materiais. Obteve quatro patentes, duas delas já concedidas; duas, técnicas de processamento. 

Responsável direta pela orientação em Pós-Graduação: – dezenove teses de doutorado; – trinta e cinco dissertações de mestrado e mais de 130 alunos de graduação (TCC e IC). 

Ocupou Cargos de Gestão em 2001 – 2003 – Coordenadora do curso de Especialização em Materiais Metálicos; 2004 – 2006 Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica; 2005 – 2009 – Diretora Fundadora da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, SEÇÃO PARANÁ, 2008 – 2012 – Representante dos Professores Titulares no Conselho de Planejamento e Administração do UFPR; 2009 – 2017 – Coordenadora do Programa de Engenharia e Ciência dos Materiais; 2012 – 2017 – Editora chefe da revista Soldagem & Inspeção; 2017 até o presente – Responsável pela Coordenadoria de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR. 

Recebeu homenagens como a Medalha de Mérito CREA/PR- 2019; e de Professora homenageada em diversos anos, como Paraninfa, Patronesse e Nome de Turma do curso de Engenharia Mecânica da UFPR. 

Valeria Figueiredo Bechara Elias          

A homenageada com o Troféu Enedina Alves Marques, edição 2021, arquiteta Valeria Figueiredo Bechara Elias, é natural do Rio de Janeiro e com residência permanente em Curitiba/ Paraná há 30 anos. 

Formada em 1986 em Arquiteta e Urbanista pela Universidade Gama Filho/ RJ, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. 

Entre os trabalhos desenvolvidos estão, 1984- 87- Arquiteta Projeto Rio Ano 2000, 1990- Arquiteta do Jaime Lerner Planejamento Urbano Ltda., 1991- 92- Coordenadora de Projeto da Prefeitura de Curitiba, 1995- 2002 – Coordenadora Geral e de Desenvolvimento de Projeto do Governo do Estado do Paraná, 2003- Arquiteta Sócia Fundadora do escritório Jaime Lerner Associados onde realizou muitos projetos em diversos lugares: 

BRASIL: 

PARANA (Curitiba, São Jose dos Pinhais, Balsa Nova), SANTA CATARINA (Florianópolis, Pedra Branca, Balneário Camboriú, Joinville); SÃO PAULO (Capital); DISTRITO FEDERAL, MATO GROSSO (Cuiabá, Sorriso); RIO DE JANEIRO (Capital, Macaé e São João da Barra) 

MÉXICO:  

Oaxaca, Culiacán, Mazatlán, Los Mochis, Isla de laPiedra                     

REPUBLICA DOMINICANA: Santiago de los Caballeros 

ANGOLA:  

Luanda, Zango e Viana 

Em 1989 recebeu o Prêmio Medalha de Prata em Milwaukee/ Wisconsin/ USA, em 1997- 98 foi Conselheira da Universidade Livre do Meio Ambiente, em 2001-02 foi Conselheira do Centro de Design do Paraná, e 2003 foi Diretora de Ciência e Tecnologia da Fundação Parque da ciência.  

Assista abaixo ou pelo canal do IEP no Youtube, o discurso da diretoria e dos homenageados:

Confira algumas das imagens desta celebração:

Compartilhe esta publicação em suas redes:

Posts Relacionados:

Curso de Férias: Engenharia do Brinquedo

O Curso de Férias: Engenharia do Brinquedo é uma oportunidade única para crianças de 5 a 12 anos explorarem o mundo da ciência, tecnologia e engenharia de maneira divertida e interativa. Realizado no Instituto de

Leia Mais

Publicada a Nova Revista Técnica IEP

A terceira edição da revista técnica do IEP está disponível digitalmente na Biblioteca Virtual. Matérias sobre a Ponte de Guaratuba; Dragagem e Engordamento de Praias; aplicação da engenharia com critérios ESG para prefeituras; escaneamento a

Leia Mais

Feliz 2025!

Mostre o seu lado Engenheiro para receber 2025. Planeje, projete e implemente um ano de muitas conquistas! Todo mundo tem um pouco de Engenheiro… Por isso, na virada do ano, nada melhor do que usar

Leia Mais

O IEP deseja um Feliz Natal a você!

Trabalhamos para promover a união e a harmonia dentro da Engenharia paranaense. Hoje queremos estender estes valores a todos! Feliz Natal! Há quase um século, o Instituto de Engenharia do Paraná – IEP trabalha para

Leia Mais

Feliz IEP!

Os colaboradores do Instituto de Engenharia do Paraná desejam aos Associados, Fornecedores, Parceiros e Locatários um Feliz Natal e um 2025 repleto de amor, prosperidade e saúde. O IEP agradece a todos que estiveram conosco

Leia Mais

Continue sua leitura:

VINIEP – Degustação de Final de Ano

Nesta sexta-feira, 06 de dezembro, o Instituto de Engenharia do Paraná, com o apoio da Diretoria de Apoio Sociocultural do IEP, realizou o último VinIEP do ano com o tema “DEGUSTAÇÃO DE FINAL DE ANO”. A noite chuvosa foi aquecida

| Leia mais

Revista IEP: Fábrica de Prédios

Começou a operar em Cascavel/PR a primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil e a maior das Américas. A matéria teve a colaboração do Empresário Francisco Simeão.

| Leia mais

Encerramento da 30ª Semana da Engenharia

O último dia do mês de novembro (30) foi marcado pelo encerramento da 30ª Semana da Engenharia do IEP. A noite foi repleta de premiações, emoções, divertimento e um jantar maravilhoso. Para iniciar a noite, tivemos a premiação do 17°

| Leia mais

Nota de Falecimento: Joaquim Eleuterio Medeiros

Com profundo pesar, informamos o falecimento de Joaquim Eleuterio Medeiros, contador que prestou serviços ao IEP por décadas. O velório está sendo realizado na data de hoje (01/12/2024) e segue até às 17h00 na Capela 03 Uniluttus – Rua Desembargador

| Leia mais

Quarto Dia da 30ª Semana da Engenharia

A noite do 4° dia da 30ª Semana da Engenharia, 28/11, foi marcada com a presença do palestrante Eduardo Gobbi falando sobre A Engorda de Matinhos. O Engenheiro Civil Eduardo Gobbi falou sobre projeto da restruturação da orla de Matinhos

| Leia mais