Independentemente do tipo de isolamento e outras medidas restritivas em razão da pandemia, o transporte coletivo precisa continuar em operação, especialmente, para atender aos trabalhadores da saúde, segurança, limpeza, supermercados e tantos outros.
De outro lado, o transporte coletivo tem sido objeto de grande preocupação. Diariamente nos horários de pico, há grande concentração de pessoas em terminais e ônibus lotados, colocando em risco os passageiros, motoristas e cobradores, entre outros trabalhadores.
As soluções adotadas tem contemplado a obrigatoriedade do uso de mascaras, redução da ocupação nos ônibus, fiscalização nas filas e outras similares. Outros também têm defendido o escalonamento de horário do comercio e de outras atividades empresariais. Porém essas medidas tem gerado mais conflito do que solução e deixaram de ter sentido com as recentes medidas que aumentaram as restrições.
Entretanto, pouco tem se debatido quanto ao incentivo de outros modais de transporte; ao acompanhamento da saúde dos motoristas e cobradores; à fiscalização da limpeza (sanitização) diária dos ônibus, terminais e estações; ao controle de temperatura dos passageiros e outras alternativas.
Enfim, o que é possível fazer além do que já está sendo feito no transporte público? O que pode diminuir o risco de contaminação dos passageiros e dos trabalhadores do transporte?
Assim, é urgente debater essas e outras questões relacionadas ao transporte que além de ser um “serviço essencial” é também um “direito constitucional”, sendo obrigação do Poder Público garantir sua prestação de forma direta ou através de terceiros.
Dentro desse contexto, o IEP – Instituto de Engenharia Paraná, o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura e o ITTI da UFPR, estão promovendo o debate online “Soluções para o Transporte Coletivo na Pandemia” no próximo dia 10 julho das 17h00 às 19h00.
Clique Aqui e faça sua inscrição para participar.
É uma oportunidade única e privilegiada, pois debate contará com os presidentes das autoridades do transporte urbano (Urbs), metropolitano (Comec) e da Associação Comercial do Paraná, além do CEO das operadoras (Metrocard), Diretor do Programa Cidades da WRI Brasil, editor da Smart Mobility News e especialistas da UFPR, PUCPR e Observatório FIEP.