O presidente o IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, Horácio Guimarães e o ex-presidente do IEP e Conselheiro da Instituição, Nelson Gomez, se reuniram no último dia 15 de dezembro de 2020, com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Gilberto Giacoia, onde foi apresentar notas técnicas do IEP e do Movimento Pró-Paraná de apoio aos projetos de modernização da Orla de Matinhos e da construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral. As obras fazem parte do planejamento estratégico do Governo do Estado e atendem demandas históricas de moradores e turistas, além de promover integração e desenvolvimento social.
A revitalização da Orla de Matinhos está orçada atualmente em R$ 512.498.663,85 e o dinheiro já está depositado em conta, fruto de um financiamento obtido pelo Governo do Estado com um consórcio de bancos. O projeto executivo engloba novas estruturas marítimas, engordamento da faixa de areia, macro e micro drenagem e revitalização urbanística. Ainda restam algumas licenças e uma audiência pública antes do edital de licitação ser publicado.
A Ponte de Guaratuba está em estágio inicial. O Governo do Estado recebeu em outubro 18 propostas de Manifestação de Interesse (MI) de empresas e consórcios que desejam participar da licitação para a elaboração de estudos ambientais e estudos preliminares de engenharia para implantação do projeto que conecta Guaratuba e Matinhos e substitui o transporte que atualmente é feito com ferry-boat.
Segundo Guimarães, essas obras vão gerar empregos, saúde, qualidade de vida e mudar a cara de Matinhos e Guaratuba porque estão presentes nas zonas urbanas. “São projetos com consistência técnica e jurídica”, destacou.
O presidente do IEP, explicou que o órgão trabalha em questões de infraestrutura há três anos. As reuniões, semanais, acontecem em câmaras técnicas e são debatidas em colegiado. Ele citou como exemplos a participação na articulação com a Itaipu Binacional para a construção da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu, e a inclusão da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no edital de licitação do pacote de concessões do governo federal em 2021.
“Estamos atentos a questões ferroviárias, rodoviárias e projetos de interesse do Estado. Essas duas obras do Litoral são extremamente relevantes, importantes e que podem mudar a configuração econômica e social dessa região. São investimentos que darão outra dimensão de desenvolvimento para o Paraná”, afirmou Horácio Guimarães. “O Estado deu um salto em infraestrutura em um ano e meio. Estamos sentindo esse investimento pesado, o que é fundamental para o Paraná avançar”.